3 motivos para adotar o prontuário eletrônico integrado à certificação digital

Gradativamente, vem sendo adotado por hospitais em todo o país, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) integrado à Certificação Digital, única tecnologia capaz de proporcionar que a documentação relacionada aos cuidados médicos seja tramitada 100% em ambiente eletrônico com validade jurídica.

“Isso se deve ao fato de que a Certificação permite que o corpo clínico assine digitalmente todos os documentos, sem a necessidade da impressão de vias. Um pedido de medicação ou de um exame chega ao próximo departamento eletronicamente e com a garantia da autenticidade da solicitação”, explica Leonardo Gonçalves, diretor comercial Certisign, empresa especializada em Identificação Digital.

Veja três motivos para utilizar a Certificação Digital em sua instituição de saúde:

1. Healthcare Information Management Systems Society (HIMSS)

Uma das premissas para alcançar e aumentar a colocação dentro da certificação HIMSS é a digitalização dos processos e, neste contexto, o Certificado Digital apoia a instituição de saúde.

2. Redução de custos e atendimento assertivo

O PEP integrado à Certificação torna os processos do hospital, relacionados à parte clínica do paciente, em paperless, ou seja: sem papel. Outro ponto positivo é que o atendimento se torna mais ágil e assertivo, uma vez que todas as informações são automatizadas.

3. Redução de erros e mais segurança nos processos

Com os processos automatizados e, portanto, com conteúdo digitado, reduz-se a possibilidade de erros por conta da interpretação de escrita. Além disso, as etapas realizadas do início ao fim no meio eletrônico são mais seguras e passíveis de auditoria a qualquer momento. Tudo é registrado, sem pilhas de papel e sem ocupar espaço físico com risco, por exemplo, da deterioração por tempo ou incêndios.

Integração

A Certificação Digital Certisign pode ser integrada nos principais sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), como os da MV e Philips, sem a necessidade de mudanças na infraestrutura tecnológica da plataforma.

Além disso, como forma de proporcionar ainda mais comodidade aos profissionais envolvidos na assinatura do PEP – principalmente àqueles que atendem em mais de uma unidade – é possível adquirir a versão na nuvem do Certificado, chamado remoteID. Além da mobilidade, a Certificação na nuvem permite a recuperação de senha de forma online, o que não inviabiliza o uso da tecnologia em caso de esquecimento ou bloqueio. Para área de TI também há vantagens: por estar armazenada na nuvem, o gerenciamento é facilitado.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.