As vantagens da locação de equipamentos médicos

510

O cuidado com os equipamentos biomédicos nunca deve ser negligenciado. Aparelhos parados por falta de manutenção não geram apenas prejuízos financeiros, mas, principalmente, prejudicam o atendimento. Sem falar que precisam ser constantemente atualizados, para oferecer o que há de melhor e mais seguro aos pacientes.

Uma das saídas para gerenciar melhor esse setor é contratar empresas especializadas que oferecem locação de equipamentos e manutenção. Uma delas é a Comaho, que há 45 anos atua na área, investindo em tecnologia e equipe técnica qualificada.

Janaína Santos, assistente administrativa, conta que locar equipamentos tem muitas vantagens para o hospital. Uma delas é a financeira, pois permite adequação do fluxo do caixa; preserva o capital para investimento na atividade fim; o valor pago mensalmente é lançado como despesa, podendo ser abatido no Imposto de Renda; o usuário do serviço fica isento da despesa do imobilizado e da perda por depreciação, além de eliminar as despesas com suporte.

Já as vantagens técnicas envolvem atualização tecnológica rápida e contínua para atender às novas necessidades; dimensionamento correto dos equipamentos; manutenção, suporte e atendimento mais rápido e sem custo adicional; ganho de tempo na execução de projetos; e rápida implementação. “Além disso, permite maior agilidade na montagem do leito, garantindo flexibilidade no atendimento às demandas dos setores”, acrescenta a assistente administrativa.

As locações são realizadas conforme demanda do cliente e disponibilidade do equipamento solicitado. O período mínimo para locação é de 30 dias e os aparelhos acompanham os acessórios necessários para sua utilização. Antes da liberação, eles passam por manutenção preventiva, a fim de garantir seu pleno funcionamento. “O equipamento é entregue ao cliente no prazo de até duas horas após a solicitação”, ressalta Janaína. A Comaho oferece, ainda, suporte técnico permanente, com reposição imediata, se necessário.

A empresa loca monitores multiparamétricos, cardioversores/desfibriladores, eletrocardiógrafos, incubadoras, oxímetros, módulos para monitores multiparamétricos, capnógrafos/oxicapnógrafos e ventiladores pulmonares de diversas marcas, como Dixtal, Fanem, Instramed e Intermed. “Os mais procurados são os monitores e cardioversores, pois são aparelhos de suporte básico. Porém, notamos uma crescente demanda por ventiladores pulmonares”, revela Janaína.

Dentro do contrato de locação estão inclusos acessórios, logística de entrega e retirada, reposição imediata, mão de obra se algum equipamento for danificado, manutenção preventiva, calibração, certificação e segurança elétrica para que os aparelhos estejam sempre assegurados de seu funcionamento e em dia com as legislações.

Na área de manutenção, a Comaho oferece duas modalidades. Uma é a corretiva, realizada no laboratório da empresa conforme demanda dos clientes. Após abertura do chamado, os equipamentos são retirados para análise técnica e elaboração de orçamento. Já a preventiva é feita através de contratos de manutenção, conforme os cronogramas para gerenciamento do parque de equipamentos do cliente. “Disponibilizamos backup durante o período em que o aparelho permanecer em nosso laboratório”, ressalta.

Para garantir maior qualidade no serviço, a empresa conta com software metrológico adequado à ISO/IEC 17025 para emissão dos certificados de calibração, analisadores e simuladores calibrados e rastreáveis pela Rede Brasileira de Calibração (RBC), registro em todos os órgãos competentes pertinentes às atividades da empresa (Anvisa, Crea, entre outros) e peças originais obtidas diretamente com os fabricantes. Vale lembrar que a Comaho é assistência técnica autorizada das marcas Transmai, Martec, Nevoni e Unitec.

Cuidados que os hospitais devem ter com seus equipamentos:

  • Realizar planejamento para gestão dos aparelhos junto a prestadores de serviços que possuam infraestrutura física compatível com as atividades desenvolvidas;
  • Realizar o plano de avaliação dos fornecedores e prestadores de serviços;
  • Manter os equipamentos com manutenção preventiva e calibração em dia;
  • Sinalizar os aparelhos quanto à voltagem necessária para seu funcionamento;
  • Atentar-se aos procedimentos para desinfecção, limpeza e fixação dos equipamentos.

 

Tel: (11) 5011-4977

Site: www.comaho.com.br

Deixe seu comentário