Avanços no Projeto de Apoio, Formação e Qualificação de Técnicos para o SUS são discutidas no Moinhos de Vento

240

Voltado ao ensino e educação, o Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), promoveu no dia 13 de março, o 8º Seminário Proadi-SUS. A palestra tratou do “Projeto de Apoio, Formação e Qualificação de Técnicos para o SUS”, desenvolvido pela instituição em parceria com o Ministério da Saúde. Os cursos têm o objetivo de capacitar os técnicos de enfermagem em áreas especializadas para atuação no Sistema Único de Saúde.

Líder do projeto, Patrícia Raquel Bohn, contou que desde 2010 até o momento formaram-se 232 técnicos em enfermagem, moradores dos bairros Restinga e Extremo Sul de Porto Alegre. “Conseguimos qualificar o critério de seleção quando chegamos à 3.271 inscritos, na última divulgação, em 2018”, explicou. No ano de 2017, o projeto também qualificou 204 técnicos em enfermagem que já atuavam em hospitais SUS do estado.

Com bolsa 100% gratuita, material didático, deslocamento e hospedagem custeados pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, a qualificação aumenta os índices de empregabilidade, promoção ou referência e pontuação em prova de títulos para os alunos. “O curso os leva para uma realidade onde podem imergir relacionando a teoria com a prática”, salienta Bohn.

As aulas foram aperfeiçoadas desde a primeira turma, com construção de um currículo baseado em competências na saúde, estruturado em três módulos que desenvolvem as necessidades reais de qualificação técnica dos hospitais públicos. No primeiro, são tratadas as políticas públicas e no segundo os processos de trabalho. O terceiro foi organizado com os dois temas mais solicitados pelos estudantes: terapia intensiva e urgência e emergência.

O projeto também tem como entrega para este triênio a criação de um instrumento de avaliação do impacto dos cursos de especialização técnica nas instituições de origem, analisando se as competências foram de fato adquiridas. “Além da criação do instrumento, que deve ser passível de replicação, o projeto também avaliará as competências adquiridas nos cursos de especialização técnica em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência, oportunizando melhorias no currículo inicialmente proposto”, aponta a líder.

Para o triênio 2018-2020, estão em produção um manual guia com estudo de viabilidade sobre a construção de cursos de especialização técnica, um livro conceitual sobre currículos baseados em competências na saúde, e artigos, além da formação de uma nova turma de técnicos em enfermagem. O “Design Science Reserch”, artigo em fase de conclusão, traz uma proposta para o desenvolvimento de um currículo baseado em competências no ensino em saúde.

Seminário Proadi-SUS

O Hospital Moinhos de Vento participa do PROADI-SUS desde 2009. As iniciativas contribuem para a qualificação do SUS. Atualmente, o hospital compartilha sua expertise e executa projetos em todos os estados do país.

O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

Deixe seu comentário