Biomecanica 30 anos: de Jaú para o mundo

378

A Biomecanica é uma empresa brasileira, fabricante de implantes e próteses ortopédicas, fundada em 1988, na cidade de Jaú, interior de São Paulo. É hoje uma das maiores exportadoras de produtos ortopédicos do país, exportando do Brasil para mais de 40 países em todos os continentes.

Seu fundador, o engenheiro José Roberto Pengo, dedicou sua vida à ortopedia e, ao lado de sua esposa, Sônia Pengo, e de seus filhos, lutou pelo mesmo sonho: a qualidade de vida dos pacientes.

No dia 21 de janeiro, a Biomecanica comemora 30 anos de história, e o maior presente é poder fabricar produtos de alta qualidade para todo o mundo, sendo referência no mercado internacional.

Há três anos, a Bioscience Group, holding controladora da Biomecanica, ampliou seus horizontes e implantou uma nova empresa do grupo na Suíça: a Bioscience Medical.

Esta parceria entre a Biomecanica e a Bios­cience permitiu o desenvolvimento de uma nova linha de produtos com alta tecnologia e materiais inovadores, a linha Stars.

Estrutura e serviços

Com área total construída de 9.000 m², conta com uma equipe de 200 colaboradores e 160 equipamentos de última geração. São produzidos mais de um milhão de itens por ano, que, através de 273 distribuidores, são entregues a 1750 hospitais.

Focados na capacitação médica e equipe de apoio, a Biomecanica criou o CEIB – Centro de Estudos Integrados Biomecanica, que oferece aos fornecedores e médicos treinamentos completos de todos os produtos e seus instrumentais. Além de possuir um local para receber as equipes em cursos de imersão, a empresa realiza treinamentos itinerantes nos hospitais.

O Bioline, serviço de pós-venda, é o canal de contato com a Biomecanica que possibilita a avaliação dos produtos no mercado e o contato direto com os clientes, sanando dúvidas referentes a produtos, sugestões de melhorias, questões técnicas e feedbacks constantes.

José Roberto Pengo

 

“Muito mais que uma indústria médica e alta tecnologia: a Biomecanica é formada por PESSOAS comprometidas com a saúde”, afirma o Presidente, José Roberto Pengo.

 

No mundo

Sede da Bioscience Medical em La Chaux-de-Fonds (Neuchâtel, Suíça)

A internacionalização do grupo fortalece os laços da Biomecanica com o mundo. A precisão suíça, reconhecida no mercado mundial, permitiu fortalecer as marcas das empresas da Bioscience Group, ampliando horizontes, relacionamentos, gerando oportunidades e perspectivas para todos os colaboradores e para a marca.

Dentro do Grupo, a  Biomecanica Brasil é responsável pela produção da linha de produtos Biomecanica e Wings, e a Bioscience Medical projeta e produz a linha de produtos Stars.

 

Lançamento

Placas da linha Atria Stars: lançamento vindo direto dos Alpes

A nova linha de produtos da Stars, a Atria, é um sistema de placas bloqueadas especiais de titânio. A Atria é a união da alta tecnologia e precisão suíças com inúmeros diferenciais, uma solução completa para síntese óssea. Os produtos da linha estarão disponíveis no mercado a partir de novembro de 2017.

Guia para implantação da haste intramedular de tíbia

Linha Órion

Com casuística de 2 anos de mercado, as hastes intramedulares da marca Stars oferecem soluções para fêmur, proximal de fêmur, tíbia, úmero e uma haste especial infantil. Fabricada em titânio, seus diferenciais a destacam como a melhor haste intramedular do mercado brasileiro, permitindo, inclusive, inserção de cimento e enxerto ósseo em pacientes osteoporóticos. Com instrumentais cirúrgicos de alta precisão e ergonomia, a linha Órion está se tornando referência de qualidade e solução de ponta de hastes intramedulares.

Vega Positioner Pengo

Vega Positioner Pengo: praticidade com alta tecnologia

O Vega é um sistema de distração flexível que torna os procedimentos cirúrgicos mais simples, fáceis e rápidos. Comparado à mesa ortopédica de tração, a solução simplifica o posicionamento do paciente para a cirurgia e diminui as exigências da equipe da sala de operações. É utilizado em procedimentos cirúrgicos de membros inferiores para alinhamento, redução e estabilização pré-operatória em osteossíntese de quadril, fêmur e tíbia. Também é usado para posicionamento em  cirurgias de artroscopia e artroplastia de membros inferiores: quadril e joelho. Por ser um dispositivo estéreo, permite o seu manejo intraoperatoriamente, fazendo do produto um diferencial dos modelos já existentes de tração convencional do mercado.

Investimentos na Suíça

Ricardo Brito

“Tudo começou em 2013, diante da oportunidade de mudança, nos deparamos com a necessidade de criar um programa de internacionalização da empresa. Então começamos a estudar quais países seriam mais apropriados para o desenvolvimento dos nossos negócios. Em novembro fizemos uma visita à Suíça e entendemos como tudo funciona por lá. Voltamos em abril de 2014, desta vez para apresentar nosso plano de negócio, que foi aprovado e, assim, começamos nossa empresa Bioscience Medical, que logo foi incorporada pela Holding Bioscience Group. Todos os nossos esforços e investimentos estão rendendo frutos e não vemos mais nenhuma limitação para o nosso crescimento”, explica o CEO, Ricardo Brito.

Foco em inovação

Ana Carolina Pengo

“Foi com o espírito inovador e a busca incansável no desenvolvimento de produtos inteligentes, viáveis e com alto padrão de qualidade que a Biomecanica nasceu. Essa história determinou os valores do nosso fundador, que estão sempre presentes na nossa estratégia, ações e planos futuros. Dentro desse conceito, nos últimos 2 anos, o Grupo Bioscience conquistou patentes internacionais com tecnologias disruptivas e em desenvolvimento com importantes institutos de pesquisa da Suíça. Entendemos que o futuro da medicina vinculado à tecnologia é o caminho da inovação”, conta a CFO, Ana Carolina Pengo da Cunha Brito.

Linha Wings

Um novo conceito em hastes de aço inoxidável, com design moderno e funcional é o que oferece a linha Wings. Os guias são feitos em fibra de carbono anatômico radiotransparente. Os instrumentais possuem cabo de silicone exclusivo SelicBio®, são anatômicos e com engate rápido.

A Fênix, haste proximal de fêmur, é o primeiro lançamento da linha. Foram 30 anos de experiência para chegar à excelência em hastes intramedulares, com instrumentais modernos e precisos.

Outras empresas do grupo Bioscience:

Laboratório de ensaios mecânicos e metalográficos (mecânicos estáticos, ensaios de fadiga, determinação de dureza, rugosidade, entre outros) que opera desde 2009, oferecendo precisão e qualidade, certificado pelo INMETRO

www.laboratoriolemm.com.br

Centro de treinamento localizado às margens do Rio Tietê, em Arealva, SP, possui infraestrutura projetada para o bem-estar e o conforto dos participantes, visando momentos de aprendizagem e troca de experiências.

Tecnologia  ‘RFID’: mais agilidade e segurança

Visando aprimorar suas operações, a Biomecanica investiu na tecnologia RFID para controle de estoque e entrega de produtos.

Com o RFID é possível garantir a rastreabilidade de todos os produtos da Biomecanica no mercado, aumentando o controle de cada produto até o paciente. Além disso, ele ajuda a eliminar erros de faturamento dos pedidos e ampliar a capacidade de faturamento; acelerar a etapa de conferência de embarque; controlar o estoque e aumentar a acertividade da programação da fábrica.

Qualidade atestada: Acertta Distribuidora Hospitalar

Marc Steven Philippart

Criada em 2010, a Acertta Distribuidora Hospitalar é uma das distribuidoras da Biomecanica. Seu fundador e Gerente Comercial, Marc Steven Philippart, tem 20 anos de indústria farmacêutica, passando por empresas de grande porte, como Boehringer Ingelhein, Merck e Astellas. Também atuou em cargos de gestão em diversos estados, liderando equipes sempre na linha hospitalar.

“Minha experiência com a Biomecanica teve início na fundação da Acertta. Ambas as empresas decidiram apostar nesta nova parceria, que deu muito certo. A Acertta difundiu o nome da Biomecanica e da própria marca em São Paulo através do fornecimento de toda sua linha nos hospitais SUS, oferecendo atendimento diferenciado e materiais de qualidade”, destaca Philippart.

Segundo Philippart, a Biomecanica sempre deu todo o suporte necessário no que se refere a treinamento, tanto da equipe da Acertta como das equipes médicas.

“A Acertta é uma empresa voltada para pessoas, acreditamos que o investimento no ser humano é o que fez, faz e sempre fará toda a diferença. Buscamos o desenvolvimento constante de nossos colaboradores, por isso, tudo é pensado e executado com foco no paciente. Como identificamos essa filosofia na Biomecanica, isso faz com que essa parceria dure tantos anos e acreditamos que isso se refletirá em ótimos resultados para ambas”, ressalta.

Sendo a área da saúde extremamente dinâmica, acompanhar a evolução dos materiais e implantes mais inovadores do mercado é uma tarefa árdua e constante. “Com a filosofia que a Biomecanica vem adotando para seu crescimento no mercado, vislumbro um futuro de liderança frente aos seus concorrentes. Tenho tido a oportunidade de lançar suas linhas no mercado com uma aceitabilidade excepcional, podendo comparar-se com os melhores concorrentes importados existentes atualmente”, salienta o Gerente Comercial da Acertta.

Certificações

A Biomecanica possui as principais certificações do setor que atua:

  • Certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle de Produtos para Saúde – BPF;
  • Certificados do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 13485:2003  e ISO 9001:2008;
  • CE MARK.

 

Rua Luiz Pengo, 145 – 1º Distrito Industrial – CEP 17.212-811 – Jaú (SP)

(14) 2104-7900 – www.biomecanica.com.br

Deixe seu comentário