Biossimilares oncológicos podem colaborar para o avanço do tratamento de câncer no Brasil

Para reduzir os custos dos tratamentos oncológicos e aumentar o acesso dos pacientes com câncer aos medicamentos, cresce a importância do uso dos medicamentos biossimilares. Trata-se de produtos biológicos, feitos de moléculas criadas com organismos vivos, diferentemente dos medicamentos químicos tradicionais, com eficácia e segurança comprovadas cientificamente. Neste cenário, a Biomm, especialista em biotecnologia para medicamentos, têm promovido discussões com a comunidade médica e farmacêutica para tratar da contribuição dos biossimilares no avanço científico dos tratamentos oncológicos no país.

O especialista Markus Gifoni, oncologista clínico do Funjiday Oncologia D’Or e do Hospital São Carlos, ressalta que os custos com o tratamento oncológico são objeto de preocupação em todo o mundo. “A chegada dos biossimilares ao mercado representa uma oportunidade inequívoca de ampliar o acesso a medicamentos de alta tecnologia e qualidade de uma maneira sustentável, ampliando o benefício destas drogas a um número maior de pacientes, com mais racionalidade no uso dos recursos”, conta o especialista.

Já a médica oncologista Renata Cangussu, especialista do Hospital Português, do Núcleo da Mama e do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), afirma que os biossimilares chegaram ao Brasil trazendo a possibilidade de redução de custos dos medicamentos biológicos e, consequentemente, a possibilidade de ampliar o acesso desses remédios, beneficiando uma quantidade maior de pacientes. “É importante que o tema seja debatido, principalmente sobre o processo de produção, trajeto regulatório até que seja aprovado e posteriormente os estudos clínicos disponíveis para que se tenha segurança na incorporação dos biossimilares na prática clínica”, finaliza.

A Biomm realiza constantemente eventos importantes para falar sobre o tema. Os dois últimos, realizados em Porto Alegre e Salvador, contaram com o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), uma das principais instituições do setor. O intuito é compartilhar com profissionais da saúde achados recentes no desenvolvimento de biossimilares, incluindo seu processo de avaliação regulatório e discutir a incorporação de biossimilares no Brasil, especialmente no cuidado de pacientes com o câncer.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.