Hospital do Pulmão tem vagas para voluntários e estudantes de Medicina

364

Auxiliar na busca de novos medicamentos e tratamentos para diferentes tipos de doenças pulmonares é um dos objetivos do primeiro Centro de Pesquisa Clínica Privado em Doenças Respiratórias de Santa Catarina, situado no Hospital Dia do Pulmão (HDP), em Blumenau (SC). Com o intuito de avaliar a eficácia de novas intervenções e medicamentos, desde 2016, são desenvolvidas pesquisas referentes à Asma em adultos e adolescentes, Asma Grave, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Hipertensão Arterial Pulmonar e Fibrose Pulmonar. Oferecendo segurança em todos os aspectos durante a realização dos estudos, o Centro de Pesquisa Clínica é acompanhado pelo Comitê de Ética da FURB, Conep, ANVISA, além de órgãos internacionais como o FDA (Food and Drugs Administration) e EMA (European Medicines Agency).

A unidade tem vagas abertas para pacientes interessados em buscar novos medicamentos para doenças pulmonares e também para acadêmicos de medicina. A pneumologista e investigadora principal do Centro de Pesquisa Clínica, Marina Andrade Lima, é a responsável junto ao Hospital do Pulmão pela iniciativa em Blumenau. Ela explica que os pacientes são escolhidos pela equipe médica e, se concordarem com o convite, assinam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

A médica explica que o Centro oferece segurança, pois os medicamentos utilizados nas pesquisas já passaram por outros testes que garantem seu uso, e por ter todo o atendimento de uma equipe altamente qualificada. O objetivo das pesquisas em andamento é verificar a eficácia das novas medicações. Um benefício é que o paciente que chega até o final da pesquisa passa a receber a medicação utilizada gratuitamente para continuar o tratamento, caso tenha se mostrado eficaz durante o estudo. “Além disso, é reembolsado o auxílio transporte e alimentação nos dias em que comparecer ao hospital durante o decurso do estudo”, conta.

Mas, não basta querer ser um voluntário. “Apesar de apresentar interesse em participar, o candidato precisa estar adequado aos critérios da pesquisa”, destaca Marina.

Estudantes

Sabendo da importância do conhecimento teórico e científico durante a faculdade, o hospital proporciona algumas vivências das situações do mundo real para o estudante. As atividades científicas regulares do Centro de Estudos Treinamento e Pesquisa – HP CTEP do HDP tem propiciado produção científica com a participação dos acadêmicos de medicina da FURB.

Os estudantes interessados em fazer estágio voluntário não obrigatório no Centro de Pesquisa Clínica Privado em Doenças Respiratórias de Santa Catarina (SC) podem se cadastrar pelo e-mail marketing@hospitaldopulmao.com.br.

Destaque

A pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dra. Marina Andrade Lima, participou do Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, um dos maiores congressos relacionados às doenças respiratórias do mundo, ministrando várias palestras. Com palestrantes conceituados no âmbito nacional e internacional, o congresso vem contribuindo para a história da Pneumologia brasileira. A última edição ocorreu de 4 a 8 de agosto, em Goiânia (GO).

A participação do Hospital do Pulmão contou ainda com a apresentação de dois trabalhos no congresso, esclarecendo como foram identificados e solucionados casos graves como uma fístula biliar de trajeto inesperado e um câncer de tipo raro.

“Durante o congresso, foram apresentados trabalhos realizados em conjunto com uma estudante voluntária de Medicina da Furb. Para a execução dos próximos estudos, o hospital já possui voluntários para a realização das análises produzidas pela equipe do HP CTEP da unidade”, afirma Marina.

Deixe seu comentário