Centro Infantil Boldrini inaugura serviço de hidroterapia para reabilitação de pacientes oncológicos

155

O Centro Infantil Boldrini, de Campinas (SP), em parceria com a Rede Lucy Montoro, acaba de inaugurar uma unidade de hidroterapia voltada para a reabilitação de pacientes oncológicos que tenham sequelas decorrentes de localização anatômica do câncer, ou do próprio tratamento (como, por exemplo, os casos de amputação) ou déficits motores ou de equilíbrio decorrentes da ressecção do tumor cerebral.

Projeto Piloto

Nos dois primeiros meses de funcionamento, a unidade de hidroterapia fará um projeto piloto de atendimento com pacientes tratados com câncer pelo do Centro Infantil Boldrini. Posteriormente, serão incluídos outros pacientes com mobilidade comprometida, como por exemplo os portadores de hemofilia, aqueles com dorsalgia e outros que se enquadrem dentro das diretrizes da Rede Lucy Montoro. Os atendimentos serão realizados de segunda à sexta, das 8h às 17h, em grupos de quatro pacientes.

De acordo com a Dra. Silvia Brandalise, Presidente do Centro Infantil Boldrini, a proposta com a hidroterapia é oferecer melhorias físicas e motoras com impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes oncológicos. “Nossa equipe médica tem uma preocupação que vai além da cura do paciente. Buscamos oferecer também uma reabilitação efetiva, para que ele tenha a menor dependência funcional possível, proporcionando melhor qualidade de vida. Para isso, estamos sempre comprometidos com o diagnóstico precoce do câncer, a oferta de tratamento moderno e multiprofissional, além da reabilitação”.

Foto: Alexandre Carvalho/A2IMG
Foto: Alexandre Carvalho/A2IMG

Benefícios

Entre os benefícios da prática de hidroterapia na reabilitação estão a melhora do equilíbrio e da coordenação motora, a melhora da capacidade do sistema cardiorrespiratório, o aumento da resistência muscular e alívio da dor. As propriedades da água ajudam na redução da carga gerada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos, mantendo a resistência sem provocar lesões.

Hoje, os pacientes do Centro Infantil Boldrini que são atendidos na Rede Lucy Montoro contam com uma equipe multiprofissional bastante completa, composta por fisiatras, cardiologistas, radiologistas, urologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos e assistentes sociais.

A iniciativa de inaugurar a unidade de hidroterapia é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o Centro Infantil Boldrini.

Informações: www.boldrini.org.br

Deixe seu comentário