Coleção “Como Cuidar” – Obesidade, Enxaqueca e Diabetes

430

O crescimento pela busca de informações sobre saúde na internet e a mudança de comportamento dos pacientes que já chegam aos consultórios informados sobre diversas doenças motivaram médicos do corpo clínico do Sírio-Libanês a escrever livros que abordassem questões de saúde de forma transparente, simples e fácil. Assim nasceu a coleção “Como Cuidar”, editada pelo selo Benvirá, da Editora Saraiva, que abordará temas como obesidade, enxaqueca, diabetes e depressão, doenças que afetam boa parte da população brasileira, com uma linguagem acessível.

Em formato pocket, os três primeiros volumes – Obesidade, Enxaqueca e Diabetes – reúnem informações precisas para quem procura obter qualidade de vida e dicas para cuidar melhor de sua saúde. Escritos pelos Drs. Antonio Chacra, Claudia Cozer Kalil, Denise Iezzi, José Antonio Miguel Marcondes e Erika Parente, o livro Obesidade mostra como a medicina avançou nesta área e que fatores genéticos, psicológicos e outras questões estão contribuindo para o aumento da obesidade no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 19% da população brasileira sofre com esse importante problema de saúde.

O livro explica de maneira simples a importância de combater o excesso de peso e manter uma vida saudável. Também fala sobre as principais doenças associadas, as diferentes opções de tratamento e o futuro em termos de prevenção e tratamento. “Existem muitos livros de dieta ou que tratam da obesidade de forma técnica. Por este motivo, pensamos em uma coleção que aborde os problemas de maneira simples, voltado para o público geral. O livro Obesidade cumpre esse papel”, explica Dr. Antonio Eduardo Antonietto Junior, diretor de governança clínica do Hospital Sírio-Libanês e organizador da coleção.

O segundo volume fala sobre um dos males que mais afeta os brasileiros: a enxaqueca. Dados da Academia Brasileira de Neurologia e a Sociedade Brasileira de Cefaleia apontam que mais de 30 milhões de brasileiros são acometidos pela enxaqueca. Assinado pelos Drs. Rogério Tuma, Eduardo Estephan e Carlos Altieri, o livro mostra que o problema tem solução, mas exige que a pessoa conheça bem o próprio corpo para identificar o que exatamente está causando a dor. A publicação traz o perfil de quem sofre do problema, os gatilhos que desencadeiam a dor, a diferença entre a enxaqueca e dor de cabeça tensional, os mitos e verdades em torno da doença e as diferentes modalidades de tratamento.

Escrito pelos médicos Antonio Roberto Chacra, Claudia Cozer Kalil, Denise Duarte Iezzi, José Antonio Marcondes e Christiane Nobrega Sobral, o livro Diabetes explica em detalhes e de forma bastante simples tudo que o leitor precisa saber para conviver melhor com essa doença silenciosa que traz muitos riscos à saúde. Entre os assuntos abordados estão: os exames mais comuns para obter o diagnóstico; a relação entre insulina, glicose e diabetes; os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2, como obesidade e sedentarismo; o papel da atividade física e da alimentação na prevenção e no tratamento; e as complicações mais comuns da doença.

Além da linguagem, uma das vantagens é o preço acessível dos livros – R$ 24,90. “Nosso objetivo é levar informação de qualidade, desenvolvida pelo corpo clínico do Sírio-Libanês, para o maior número de leitores, e contribuir efetivamente para que as pessoas cuidem de sua saúde de maneira correta. O paciente quer ter voz ativa e uma relação de transparência com seu médico, que ele escute seus anseios e angústias. A coleção tem também a incumbência de contribuir para esta caminhada”, finaliza Antonietto.

Deixe seu comentário