CONDEPE 2019 discute empoderamento do profissional de enfermagem ante inovação tecnológica

Foto: Allan Louros/Duas Lentes

O empoderamento e a humanização do profissional de enfermagem diante dos avanços tecnológicos foram os temas principais abordados na segunda edição do CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, realizado no Transamérica Expo Center, durante os dias 23 e 24 de abril, em São Paulo (SP).

O evento reuniu mais de 1.300 participantes de todos os Estados brasileiros, 150 trabalhos científicos e mais de 80 palestrantes, que apresentaram assuntos como: diagnósticos, empreendedorismo, nutricionismo, cuidados com pacientes (especialmente crianças e idosos), atendimento a vítimas especiais (as de violência sexual) e mobilização de acidentados. Durante os dois dias do congresso, os participantes utilizaram fones para acompanhar as palestras simultâneas que ocorreram nas cinco arenas.

A palestra de abertura “Tecnologia e os Desafios da Enfermagem Moderna” foi conduzida pela Dra. Renata Pietro, presidente do COREN-SP e presidente científica do CONDEPE. Renata falou sobre a importância da integração do profissional de enfermagem com a evolução tecnológica.

Na sequência, Dr. Elias Knobel, fundador da UTI do Hospital Israelita Albert Einstein e Membro Honorário da European Society of Intensive Care Medicine, falou sobre “O Empoderamento do Profissional de Enfermagem”. Knobel ressaltou sobre a necessidade do setor médico-hospitalar em moldar técnicos, auxiliares e enfermeiros, de maneira ética e humanizada, uma vez que são estes profissionais que ficam à frente dos cuidados com os pacientes.

O ponto alto do congresso foi um treinamento em massa para ensinar os profissionais de enfermagem a salvar vidas em grandes incêndios. Intitulado “A Atuação das Equipes Pré-Hospitalares em Ocorrência de Incêndio com Múltiplas Vítimas”, o exercício simulado contou com 50 vítimas, entre elas um manequim gestante de alta fidelidade.

Para ressaltar a importância da interação e da integração entre as instituições envolvidas nesse tipo de acontecimento foram reforçados aos participantes os detalhes da atuação do atendimento pré-hospitalar, os limites de ação do profissional e o trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e outros Serviços de Urgência e Emergência em casos semelhantes.

Participaram da simulação realística profissionais dos SAMUs de Bragança Paulista, Itapevi, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo, equipes do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências – GRAU, do Corpo de Bombeiros e de duas equipes do Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências – GMAU/SAMU Santo André (motolâncias).

Outra grande novidade do CONDEPE foi a premiação de trabalhos científicos avaliados por grandes nomes da enfermagem. Dos 150 trabalhos apresentados, três foram selecionados e os autores premiados com uma viagem para Miami (EUA) para conhecer a fábrica da Gaumard, uma das maiores empresas do mundo na área de simuladores de alta fidelidade.

A seguir, os projetos premiados:

Uso de sementes de Moringa oleífera no tratamento de água para consumo humano na Região do Amazonas

Com o objetivo de tratar a água do Rio Negro para consumo humano, o projeto desenvolvido pela estudante Mirely Ferreira dos Santos, contribuiu significativamente para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população do município de São Miguel da Cachoeira, com baixo custo e sem necessidade de energia elétrica, reduzindo e controlando os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água.

Análise de contaminação em superfícies inanimadas de diferentes setores do hospital

O estudo desenvolvido por um grupo de estudantes do Centro Universitário de Santa Fé do Sul (Unifunec) identificou diversos microrganismos patogênicos nas mesas de evolução clínica e nas bancadas de preparação de medicamentos de hospitais, representando grande risco à saúde. A recomendação do grupo foi criar um programa de treinamento de profissionais de cada setor para rotina de limpeza e desinfecção de superfícies com educação continuada em higienização das mãos.

Estágio supervisionado no curso técnico em enfermagem: ações educativas na atenção básica

Avaliar e aprimorar a proposta educativa do estágio supervisionado do curso técnico em enfermagem do Senac- SP com a inclusão de referencial em educação popular foram os objetivos da equipe de estudantes do Senac e do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O resultado foi positivo em relação à programação do estágio, pois insere o técnico de enfermagem em diferentes cenários de aprendizagem, refletindo sua realidade profissional.

Redação

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