Empresas do Grupo São Francisco são as primeiras em seus segmentos com certificado de combate à corrupção no Brasil

Visando a transparência com seus colaboradores, parceiros comerciais, fornecedores, prestadores de serviços e clientes, as empresas São Francisco Saúde, São Francisco Odonto e São Francisco Resgate conquistaram o certificado da DCS 10.000 – Diretrizes para o Sistema de Compliance, que verifica o efetivo compromisso com a manutenção de rigoroso padrão ético por parte da organização.

As empresas que compõem o Grupo São Francisco – um dos maiores grupos de saúde do país – são as primeiras em seus segmentos de atuação, no Brasil, a conquistar certificação da DSC 10.000. O certificado de Compliance rege as companhias que buscam um mecanismo legítimo de prevenção e detecção de atos ilícitos, ou contrários aos princípios da ética e das leis vigentes, como fraudes, atos de corrupção ou que vão contra a Administração Pública. Os princípios da certificação cobrem, além de outros, os requisitos da Lei 12.846/13 (Lei da Empresa Limpa ou Lei Anticorrupção), lei inspirada em exemplos estrangeiros como o FCPA – Foreign Corruption Practice Act, dos Estados Unidos, e o BA – Bribery Act, da Grã-Bretanha.

Para estar no padrão que a certificação exige e passar os princípios aos seus mais de 6 mil colaboradores, o Grupo São Francisco desenvolveu um sistema apoiado pela alta direção, que envolve a implantação de processos internos, incluindo a disseminação do seu código de conduta para os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço, visando orientar como proteger a empresa contra desvios de conduta, práticas ilícitas e atos de corrupção.

“Ao presenciar um possível desvio de conduta, qualquer pessoa pode abrir uma denúncia em um canal próprio, externo e especializado que garante o anonimato e impede que alguém do Grupo, além do Compliance Officer, tenha acesso ao conteúdo da denúncia”, explica Patrícia Gomes, Compliance Officer do Grupo São Francisco.

Criada em outubro de 2016, a área de Compliance do Grupo São Francisco teve como objetivo, desde o início, conquistar a certificação DSC 10.000.

“Por mais de dois anos nos preparamos muito para estar 100% dentro das normas exigidas e transmitir essa mensagem aos nossos colaboradores, que foram fundamentais para essa realização. Esta certificação comprova que temos um setor de Compliance efetivo e que a empresa segue o caminho da ética, que propicia um ambiente de trabalho e de negócios saudável”, afirma Paulo Santini Gabriel – Diretor Regulatório, Riscos e Compliance do Grupo São Francisco.

Também faz parte do processo analisar a fundo os prestadores de serviços de todo o Grupo, que devem seguir cada tópico de um rigoroso Código de Conduta. “Só trabalhamos com empresas idôneas, que conduzem seus negócios de maneira transparente e em plena conformidade com a legislação vigente, assim como nós”, complementa Paulo Santini Gabriel.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.