1ª Jornada Multidisciplinar de Apneia Obstrutiva do Sono

    187
    Quando:
    13/07/2018 – 14/07/2018 dia inteiro
    2018-07-13T00:00:00-03:00
    2018-07-15T00:00:00-03:00
    Onde:
    Hospital Moinhos de Vento - Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Bloco C - 4º andar)
    R. Ramiro Barcelos
    910 - Floresta, Porto Alegre - RS, 90035-000
    Brasil

    Provavelmente você conhece alguém que ronca e, às vezes, chega a parar de respirar durante o sono. Apesar de parecer algo comum, o distúrbio pode gerar prejuízos sociais, laborais, emocionais e sistêmicos a curto e longo prazo. Como forma de alertar para a importância do diagnóstico e tratamento adequado, um grupo multidisciplinar estará reunido durante a 1ª Jornada de Apneia Obstrutiva do Sono do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS).

    A apneia do sono afeta a rotina e a saúde dos pacientes de várias formas. Desde o ronco, que atrapalha também o sono do parceiro, causa sonolência durante o dia, podendo levar a distúrbios sistêmicos como hipertensão arterial, arritmias, acidente vascular cerebral, irritabilidade, distúrbios do humor e disfunção sexual. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que 30% dos paulistas entre 30 a 60 anos sofrem com a apneia do sono. Os dados são semelhantes a outras pesquisas internacionais realizadas na mesma área.

    Participam da Jornada profissionais médicos, dentistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, das áreas da Otorrinolaringologia, Pneumologia, Neurologia, Psiquiatria, Cardiologia, Endocrinologia, Cirurgia Bariátrica e Radiologia. Na Jornada, o destaque fica para a videoconferência com o chefe da Divisão de Cirurgia do Sono da Universidade de Stanford (EUA), Robson Capasso, e com o especialista em Cirurgia Robótica do Hospital Samaritano (SP), Dr. Fábio Rabello.

    “O evento visa alertar para a importância desta doença. Venho estudando ela há 10 anos e acredito em seu tratamento multidisciplinar, no qual diferentes especialidades e profissões possam discutir em conjunto qual o melhor caminho para o diagnóstico e tratamento dos pacientes”, ressalta Rafael Malinsky, médico do Serviço de Otorrinolaringologia e coordenador do evento.

    O Hospital Moinhos de Vento é a única instituição privada do Rio Grande do Sul a oferecer o exame de Sonoendoscopia, realizado sob anestesia que permite avaliar a anatomia da via aérea superior sob o sono induzido. Assim, é possível determinar o grau e local de obstrução destas estruturas durante o sono, auxiliando no diagnóstico e planejamento terapêutico desses pacientes. Durante o evento também será discutido o uso da Cirurgia Robótica, tecnologia que vem sendo utilizada pelo Hospital Moinhos de Vento em outras áreas.

    Deixe seu comentário