1º Workshop e Curso Hands On em Cirurgia Robótica

    878
    Quando:
    07/12/2018 – 08/12/2018 dia inteiro
    2018-12-07T00:00:00-02:00
    2018-12-09T00:00:00-02:00
    Onde:
    Hospital Moinhos de Vento - Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Bloco C - 4º andar)
    R. Ramiro Barcelos
    910 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90035-005
    Brasil
    Contato:
    (51) 3535-8735

    O Hospital Moinhos e Vento, de Porto Alegre (RS) realiza, nos dias 7 e 8 de dezembro, o 1º Workshop e Curso Hands On em Cirurgia Robótica. Voltado aos profissionais do corpo clínico do hospital e de outras instituições do país, o evento terá transmissão ao vivo do Centro Cirúrgico, além de palestras e discussões de casos. O workshop terá a presença de convidados de outros hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

    A cirurgia robótica marca uma nova era na medicina, daí a importância de processos de atualização, de acordo com o coordenador do programa de Cirurgia Robótica da instituição, André Berger. “O Hospital Moinhos de Vento, ao lado da sua excelência em atendimento e assistência, tem como meta disseminar o conhecimento e investir em inovação”, observa o urologista e professor na University of Southern Califórnia, nos Estados Unidos, com mais de 2 mil cirurgias realizadas com a técnica.

    Durante o workshop, serão realizadas cirurgias de câncer de próstata e de rim. De acordo com o urologista, a intenção é levar esse conhecimento ao maior número possível de médicos, em função dos benefícios da técnica. Menos invasiva e com maior precisão, a cirurgia robótica também diminui riscos e permite uma reabilitação mais rápida, com menores efeitos colaterais. O sangramento e o tempo de recuperação são menores em comparação às cirurgias tradicionais.

    Como funciona

    Durante o procedimento de cirurgia robótica, o médico controla as ações do robô por meio de um console, como se fosse sua própria mão, porém com visão tridimensional, importante para dar a dimensão de profundidade. A máquina também tem dispositivos que impedem movimentos acidentais bruscos e, por ter uma rotação de 360°, alcança espaços e estruturas internas com mais eficácia e menos danos quando utilizada por cirurgiões experientes.

    Deixe seu comentário