49ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019) e 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista

    1036
    Quando:
    02/05/2019 – 05/05/2019 dia inteiro
    2019-05-02T00:00:00-03:00
    2019-05-06T00:00:00-03:00
    Onde:
    Transamerica Expo Center
    Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues
    387 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04757-020
    Brasil

    Por mais um ano, São Paulo (SP) receberá a Jornada Paulista de Radiologia (JPR). Em sua 49ª edição, o congresso organizado pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) acontecerá de 2 a 5 de maio e será realizado simultaneamente à 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista.

    Com mais de 100 empresas expositoras e 500 professores, sendo mais de 60 deles estrangeiros, o evento é considerado o maior da especialidade na América Latina e promoverá um intenso intercâmbio científico. Sob o mote principal “Celebrando as Relações Internacionais”, 30 cursos abordarão os mais diferentes temas que envolvem o diagnóstico por imagem.

    Dentre as aulas, destacam-se: câncer de mama induzido por radiação; diagnóstico de doenças venosas na infância; inteligência artificial em oncologia; conceitos atuais de câncer de próstata; e demência e envelhecimento.

    Novidades da JPR 2019

    Este ano, a JPR contará com vilas que apresentam novos formatos de exposição de conteúdo e possibilidade de debates. Uma delas é a Vila da Inovação: o público poderá assistir pequenas palestras sobre Inteligência Artificial e novos negócios em Diagnóstico por Imagem, com a presença de startups com soluções voltadas à radiologia.

    Outra novidade é a Vila do Ultrassom, inspirada em uma iniciativa semelhante realizada pela Sociedade Francesa de Radiologia (SFR). “Este espaço contará com um pequeno auditório, telões e equipamentos de ultrassonografia. Durante a programação do evento, serão apresentadas aulas com demonstrações práticas nos aparelhos. Além disso, os equipamentos ficarão em exibição com representantes de cada empresa participante, para que os congressistas possam visitá-los e obter mais informações sobre o funcionamento e diferenciais de cada um”, afirma o Dr. Carlos Homsi, presidente da SPR.

    Intercâmbio com outras áreas

    A Jornada Paulista de Radiologia deste ano também terá uma iniciativa inédita, que busca atrair um novo público ao evento: o Curso de Engenharia Clínica. A atividade contará com palestrantes da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Associação Brasileira da Indústria e Artigos Equipamentos Médicos (Abimo), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das empresas GE, Siemens, Canon e Philips.

    Além disso, o curso de Profissionalismo e Gestão foi dividido nesta edição: no dia 3 de maio, os profissionais poderão se atualizar sobre Segurança Radiológica e, no dia 4, a respeito de Liderança e Gestão em Saúde. Este contará com a presença do economista Roberto Luis Troster, para discutir a perspectiva econômica brasileira.

    Os biomédicos também têm espaço na Jornada e, além de terem um módulo exclusivo alinhado ao tema central da JPR, dividirão dois cursos conjuntos com médicos veterinários e físicos.

    1ª Jornada de Radiologia Intervencionista

    A Radiologia Intervencionista, na JPR 2019, ganhou destaque especial: o crescimento da área e sua importância para um diagnóstico mais preciso, mais rápido e menos invasivo aos pacientes tornaram obrigatória a criação da 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista. O programa contará com aulas expositivas e hands on, além da presença do Dr. Robert Suh, especializado em ablação pulmonar.

    “Se, por um lado, o desenvolvimento tecnológico baseado na inteligência artificial e no aprendizado das máquinas pode representar a possibilidade de substituição de algumas das funções atualmente exercidas por radiologistas, por outro, o incremento da atuação do radiologista em atos médicos diagnósticos e terapêuticos, através da radiologia intervencionista, agregam valor e relevância à nossa especialidade, aos radiologistas jovens do presente e àqueles das próximas gerações”, afirma o Dr. Homsi.

    O público-alvo da Jornada abrange radiologistas, médicos de áreas correlatas, estudantes, técnicos e tecnólogos, enfermeiros, veterinários, entre outros. As inscrições para a JPR 2019 e para a 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista ficam abertas até o dia 18 de abril no site. Após a data, serão aceitas inscrições apenas no local do evento.


     

    Os avanços na medicina com a Inteligência Artificial são imensuráveis – a partir de novas tecnologias, médicos e pacientes conseguem mais agilidade em diagnósticos e novas perspectivas em tratamentos. Pensando nisso, o maior evento de Diagnóstico por Imagem da América Latina, a 49ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019), traz o tema em evidência e abre espaço para discussões acerca das principais novidades em Inteligência Artificial.

    O grande destaque desta edição do evento é uma iniciativa inédita da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), organizadora do evento, inspirada em modelos internacionais: a Vila da Inovação. Em um espaço exclusivo, o público da Jornada poderá assistir breves palestras sobre Inteligência Artificial e novos negócios em Diagnóstico por Imagem, com a presença de startups e pesquisadores com soluções voltadas à radiologia.

    Na programação da JPR 2019, permeiam temas como os desafios no desenvolvimento e aplicação de Inteligência Artificial na Radiologia, que envolve desde a integração das aplicações de I. A. no dia a dia do radiologista, a preparação da infraestrutura de hospitais para ter essa tecnologia integrada no seu fluxo de trabalho, até a democratização do conhecimento de I. A. no meio radiológico; I. A. em oncologia, que possibilita descobertas mais assertivas de origem de metástases e tratamentos mais efetivos para os mais variados tipos de câncer; e também o uso da Inteligência Artificial na educação.

    A 49ª Jornada Paulista de Radiologia será realizada entre 2 e 5 de maio, em São Paulo (SP). Especialistas em Inteligência Artificial aplicada nos mais diversos campos da medicina estão disponíveis para falar sobre as novidades do mercado, seus desafios, e qual a perspectiva futura para os médicos a partir do crescimento do uso de I.A.

    Deixe seu comentário