Auditoria em contas médicas para os prestadores de serviços de saúde

    46
    Quando:
    25/04/2017@9:00 – 17:00
    2017-04-25T09:00:00-03:00
    2017-04-25T17:00:00-03:00
    Onde:
    Franca
    SP
    Brasil
    Contato:
    (16) 3610-6529 / (16) 3941-2943

    Procedimentos não registrados no prontuário médico e que constam na conta hospitalar é um dos problemas que pacientes podem enfrentar em hospitais, ambulatórios ou clínicas médicas. Uma das formas de minimizar esse tipo de falha é através da auditoria em contas médicas, além de treinamento com os profissionais de todos os departamentos da instituição de saúde. No dia 25 de abril, o Sindiribeirão – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, e Laboratórios de Ribeirão Preto e Região vai promover, o curso ‘Auditoria em contas médicas para os prestadores de serviços de saúde’, em Franca (SP).

    “O auditor de contas médicas concilia as informações do prontuário médico com as registradas no contrato assinado pelo paciente. Quando os valores são divergentes, a prestadora de serviços de saúde pode deixar de receber das operadoras”, explica a médica Pina Pellegrini, que ministrará o curso. “A auditoria em contas médicas é uma forma de garantir a saúde financeira da instituição de saúde, através da revisão de processos básicos no atendimento hospitalar, sem prejudicar a qualidade do serviço”, ressalta Yussif Ali Mere Junior, presidente do Sindribeirão.

    Pina explica que os erros nas contas médicas não são problemas restritos aos departamentos financeiros das prestadoras de serviços, pois envolve todas as áreas; ou seja, a responsabilidade é de quem redige o prontuário, de quem lança no sistema, de quem realiza a cobrança, preenche o contrato etc.

    Para reduzir os erros cometidos nas contas médicas são necessários alguns cuidados:
    – revisão dos processos hospitalares e das ferramentas de trabalho
    – checagem dos prontuários médicos com os contratos dos pacientes
    – desenvolver metodologia para cobrança correta dos honorários médicos
    – realizar treinamento com os setores envolvidos, direta e indiretamente, na cobrança das contas médicas
    – estar atualizado sobre as novas práticas de auditoria em contas médicas

    O curso de auditoria em contas médicas já foi ministrado em várias cidades do estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sindribeiraopreto@sindribeiraopreto.org.br ou pelos telefones (16) 3610-6529 e 3941-2943. O curso será realizado das 9h às 17h, em Franca (SP). O local do curso será divulgado em breve.

    Pina Pellegrini

    Pina Pellegrini é médica e administradora hospitalar. Tem MBA em Gestão de Planos de Saúde e Auditoria em Serviços de Saúde. Atua como consultora em serviços de saúde em operadoras de planos de saúde, hospitais e clínicas. É professora universitária de Estatística Médica, Planejamento em Saúde e Saúde Pública e professora em curso de pós-graduação de Auditoria Médica de Convênios.

    Deixe seu comentário