CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

    35
    Quando:
    14/07/2018@9:00 – 20:00
    2018-07-14T09:00:00-03:00
    2018-07-14T20:00:00-03:00
    Onde:
    Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO
    Rua Loefgren
    2109 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04040-030
    Brasil
    Custo
    R$ 245,00
    Contato:
    (11) 5080-7007

    O curso busca capacitar profissionais da Saúde e apresentará o modelo multidirecional proposto segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que é utilizado para verificar as funcionalidades e incapacidades de um indivíduo de acordo com as suas condições de saúde. As aulas, que serão práticas e teóricas, abordarão os princípios, aplicabilidade, formas de utilização e estudos de casos sobre o CIF.

    Ementa: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF é um modelo para organização e documentação de informações sobre as funcionalidades e as incapacidades de um indivíduo de acordo com suas condições de saúde. Sendo assim, o curso visa apresentar aos profissionais este modelo multidirecional proposto e sua utilização.

    Objetivo: Desenvolver competências para operacionalizar a aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF em diferentes contextos, nos processos de avaliação e planejamento de ações, compreendendo o modelo multidirecional como uma ferramenta clínica, epidemiológica, social e ambiental, na funcionalidade humana.

    Objetivos Específicos: Compreender os princípios e a estrutura da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, bem como a sua importância;
    Conhecer a linguagem, os objetivos e a aplicabilidade, Aplicar o modelo multidirecional de maneira qualitativa e/ou quantitativa.

    Metodologia: O curso será presencial, contemplando aula teórica e prática, com simulação e discussão de casos.

    Conteúdo:

    – Contexto histórico
    – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF e Saúde funcional
    – Modelo multidirecional
    – Estrutura da classificação
    – Aplicação dos qualificadores
    – Formas de utilização: core set, checklist e categorias
    – Estudo de casos

    Coordenação:

    Danielle Borrego Perez – Graduada em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho-UNINOVE. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo – USP. Aprimoramento profissional em Reabilitação Neurológica pela Associação de Assistência à Criança Deficiente-AACD. Experiência em reabilitação neurológica do adulto e da criança. Aprimoramento profissional em métodos específicos para reabilitação neurológica.

    Deixe seu comentário