I Simpósio de Psicologia da Saúde

    84
    Quando:
    17/08/2019@8:00 – 16:00
    2019-08-17T08:00:00-03:00
    2019-08-17T16:00:00-03:00
    Onde:
    Hospital Estadual de Bauru - Auditório Sírius
    Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube
    1-100 - Nucleo Res. Pres. Geisel, Bauru - SP, 17033-360
    Brasil
    Custo
    R$ 50,00 para profissionais e estudantes que atuam em alguma unidade gerenciada pela Famesp e R$ 100,00 para demais profissionais de Bauru e região

    Pela primeira vez, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), entidade que faz a gestão de saúde de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) localizados em Bauru (SP), promoverá um evento focado nas demandas atuais da Psicologia da Saúde. O I Simpósio de Psicologia das Unidades Famesp está marcado para 17 de agosto e reunirá palestrantes que atuam em diversas instituições públicas e privadas de saúde, com vasta experiência no tema central do evento. As inscrições estão abertas e serão recebidas até dia 11 de agosto pelo site do evento.

    Com início às 8h, para credenciamento, a programação científica será aberta às 9h com a palestra “A atuação do psicólogo hospitalar: vertente clínica e institucional”, ministrada pelo psicanalista Marcus Vinicius Rezende Fagundes Netto, do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

    Na sequência, às 9h40, a psicóloga Cristiane Lara Mendes Chiloff, coordenadora do Programa de Especialização em Psicologia Hospitalar em Diálise do Hospital  das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB/Unesp) e gerente multiprofissional da mesma instituição, abordará os impactos que o adoecimento pode causar no núcleo familiar. Às 10h40, a psicóloga Débora Cristina Genezini Costa, membro do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos com vasta atuação na área de psicologia hospitalar, ministrará palestra sobre o papel do psicólogo ao longo da trajetória das doenças em cuidados paliativos.

    Quando o trabalho adoece

    A quarta palestra da manhã será apresentada, a partir de 11h10, pelo médico psiquiatra Fabrício Bertoli Gimenes, especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com diversas publicações sobre saúde mental. Ele abordará a saúde mental no contexto organizacional focando a questão “quando o trabalho adoece”.

    Ao todo, o evento terá cinco palestras e uma mesa redonda. A programação da tarde começará com o debate “Envelhecimento e saúde – aspectos do suporte multiprofissional no envelhecimento”. Mediada pela psicóloga Andréia Barbosa de Lima, supervisora do Serviço de Psicologia do Hospital Estadual de Bauru e presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, a mesa redonda trará o médico geriatra Paulo Brambilla, da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed Bauru, a psicóloga e terapeuta sexual Maria Lúcia Biem e a assistente social e terapeuta de família Josiane Fernandes Lozigia Carrapato, da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru.

    A palestra de encerramento vai tratar dos aspectos simbólicos do tratamento medicamentoso, com apresentação do psiquiatra e psicoterapeuta Lucas Vaz de Lima Mattos, docente da disciplina de Psicopatologia e Psicofarmacologia do curso de pós-graduação em Psicoterapia Junguiana da UNIP/SP e do Instituto Freedom/SP.

    “Este evento foi pensado para debatermos a psicologia da saúde, incluindo aspectos desde a assistência hospitalar até o contexto organizacional”, destaca Andréia Barbosa de Lima. “Espero que os profissionais de nossa região aproveitem a oportunidade trazendo suas experiências e enriquecendo o debate”, conclui.

    Deixe seu comentário