Seminário Internacional de Políticas e Redução de Danos

    95
    Quando:
    17/05/2019@8:30
    2019-05-17T08:30:00-03:00
    2019-05-17T08:45:00-03:00
    Onde:
    São Leopoldo Mandic
    R. Dr. José Rocha Junqueira
    13 - Pte. Preta, Campinas - SP, 13045-755
    Brasil

    A Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP), recebe no próximo dia 17 de maio o Seminário Internacional de Políticas e Redução de Danos. O simpósio reúne os principais professores doutores para discutir a importância da abordagem de redução de danos, a experiência internacional, a importância de incluir novas perspectivas no tema e como incluí-la como política pública relacionada ao tabagismo.

    “Além do histórico da política pública de redução de danos no Brasil, o seminário abordará outros três temas muito importantes: evidências clínicas na prática de redução de danos, marcos regulatórios para a redução de danos e a experiência internacional em redução de danos”, explica Thiago Trapé, Doutor em Planejamento e Gestão em Saúde e docente da Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic.

    Para Mônica Gorgulho, psicóloga clínica, mestre em psicologia social e uma das mediadoras do debate, é importante que a regulamentação seja definida para que o objetivo da proposta de Redução de Danos seja alcançado. “A ideia principal (disso tudo) por tras da redução de danos é a busca incansável pela diminuição dos agravos físicos, psíquicos e sociais relacionados ao uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, para aqueles que não querem ou, ainda mais importante, não conseguem interromper seu uso. E a redução de danos vinha devendo um debate sobre sua aplicabilidade com relação ao consumo do tabaco”, esclarece a doutora.

    Deixe seu comentário