Eventos

Calendário de eventos

set
19
qui
2019
Rastreabilidade de medicamentos: desafios e impactos para a cadeia da saúde @Hospital Santa Catarina - Auditório
set 19@9:00 – 18:00

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) abre espaço para o debate sobre o atual momento e perspectivas de implantação do sistema de rastreabilidade de medicamentos no país. A entidade realiza dia 19 de setembro, em São Paulo (SP), o workshop “Rastreabilidade de medicamentos: desafios e impactos para a cadeia da saúde”.

Mesmo com avanços importantes, a rastreabilidade de medicamentos no Brasil ainda encontra desafios a serem superados, como o de implementar processos complexos e definir normas e padrões. A criação há 10 anos do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) foi um passo importante, mas ainda não garante mecanismos eficientes de monitoramento dos fármacos produzidos no País.

Por outro lado, projetos piloto de iniciativa da indústria farmacêutica e hospitais avançam e servem de modelo para a definição de regras para todo o setor, na medida que buscam oferecer informações confiáveis sobre autenticidade, procedência, validade, armazenagem comercialização e distribuição de medicamentos.

Para discutir o tema, a Anahp já tem confirmada as presenças de Cristiano Gregis, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Nilson Malta, gerente de Automação Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, Marcelo Sá, da Associação Brasileira de Automação, Leonardo Cesconetto, da GAM Distribuidora de Medicamentos e Perfumaria, e Vidal Zapparoli Castro Melo, do Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais. O evento será aberto pelo CEO da Anahp, Marco Aurélio Ferreira.

set
21
sáb
2019
II Jornada de Cirurgia de Joelho @Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) - Centro de Convenções Irmã Mathilde
set 21@7:30 – 17:30

Um fórum altamente qualificado para a discussão sobre as principais questões referentes à artroplastia de joelho. Assim será a II Jornada de Cirurgia de Joelho do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), do Rio de Janeiro (RJ), que reunirá no dia 21 de setembro especialistas da equipe de Cirurgia do Joelho, do serviço de ortopedia do HSVP e de outras unidades de saúde cariocas e de São Paulo. Para enriquecer a troca de experiências, os médicos Arnaldo Hernandez, Marco Demange e Osmar Camargo virão diretamente de São Paulo para compartilhar experiências. O evento é voltado a cirurgiões de joelho, ortopedistas e residentes.

Organizada pelo grupo de Cirurgia do Joelho do HSVP, que tem coordenação do cirurgião Alfredo Villardi, o evento tem como objetivo principal promover uma troca efetiva de conhecimento. “Vamos reunir cirurgiões de joelho com diferentes experiências e discutir diversos tópicos de interesse sobre a artroplastia primária e de revisão do joelho. Optamos em destina maior parte da programação às mesas-redondas, propiciando a oportunidade de aprofundar a discussão desses temas, baseando-nos em casos tratados no HSVP”, afirma Villardi.

Os especialistas do HSVP irão abordar também temas como Osteotemia Tibial Alta, Artoplastia Unicompartimental e outras opções de tratamento do paciente jovem portador de osteoartrite do joelho. A II Jornada de Cirurgia de Joelho terá ainda uma sessão de vídeos comentados em homenagem ao cirurgião ortopedista norte-americano Peter Keblish. “Ele esteve duas vezes no Brasil: em 1995 e em 2005 e deu uma imensa contribuição à cirurgia de joelho. Descreveu técnicas que usamos ainda hoje e foi muito importante na minha formação. Vamos apresentar vídeos nos quais utilizamos as técnicas que ele descreveu e comentar os procedimentos”, adianta Villardi.

O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, entidades das quais são membros todos os cirurgiões do grupo de Joelho do HSVP.

As vagas são limitadas.

I Jornada Multidisciplinar de Síndrome de Down @Hotel Nacional Inn
set 21@8:00 – 18:00

No dia 21 de setembro, a I JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE SÍNDROME DE DOWN terá intensa agenda de programação com o objetivo de compartilhar com o público uma experiência multidisciplinar envolvendo profissionais da saúde, educação, familiares e a sociedade, discutindo a garantia dos direitos, deveres e, principalmente, o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down enquanto cidadãos ativos na sociedade.

A programação conta com profissionais de diferentes áreas expondo como suas especialidades atuam na reabilitação, além da compreensão do trabalho multidisciplinar como agente direto na inclusão. Com o objetivo de vivenciar a inclusão, haverá participação ativa de pessoas com Síndrome de Down em diversas atividades do evento, incluindo a palestra de encerramento que será ministrada também por um jovem com a síndrome, contando suas experiências e reforçando a importância da inclusão na comunidade em que vivem. Um dia para rever conceitos, ideias e adquirir novas competências nesta caminhada!

out
11
sex
2019
I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e I Jornada Capixaba de Luto @CECATES - Centro Católico de Estudos
out 11 – out 12 dia inteiro

Entre os dias 11 e 12 de outubro, a Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realiza em parceria com a rede API – Apoio a Perdas Irreparáveis na cidade de Vitória (ES), o I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e Jornada Capixaba de Luto. Com o tema “Quebrando barreiras, expandindo conquistas”, evento ocorrerá no CECATES – Centro Católico de Estudos.

O evento que tem como foco a ampliação do olhar para o cuidado, considerado de extrema importância expandir os estudos, as pesquisas e o trabalho sobre Cuidados Paliativos no Espírito Santo, contará com a participação de alguns dos profissionais de destaque do cenário brasileiro, bem como do próprio estado, tanto nas área de Cuidados Paliativos, quanto na área do Luto.

out
13
dom
2019
5° Forum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde/ Planetree – Workshop de Cuidado Centrado na Pessoa @Unidade Ensino Einstein Paulista (22º andar)
out 13 – out 14 dia inteiro

A humanização e a experiência do paciente serão os principais temas abordados durante o Workshop de Cuidado Centrado na Pessoa – Modelo Planetree, promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, sede do Escritório Planetree Brasil e que contará com instrutores internacionais da certificadora. O evento, criado com o objetivo de proporcionar aos participantes a compreensão do Programa de Cuidado Centrado na Pessoa, acontece em outubro, em São Paulo (SP). As inscrições estão abertas no site do 5° Forum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde.

Com 12 horas de duração, a iniciativa é indicada para líderes e profissionais de instituições de Saúde, com interesse em aprimorar ainda mais a experiência do paciente e dos profissionais que atuam em suas organizações. Todos os participantes receberão um certificado de conclusão ao final das atividades.

O Planetree internacional é uma organização sem fins lucrativos que tem o compromisso de melhorar o atendimento de saúde a partir da perspectiva do paciente. São mais de 700 organizações de saúde parceiras em 25 países. A organização reconhece, por meio de uma certificação, a qualidade das interações humanas que ocorrem dentro dos ambientes de saúde, enfatizando a importância de buscar estratégias para envolver profissionais, pacientes e familiares como parceiros no cuidado visando o melhor resultado.

A programação do workshop inclui a compreensão do conceito e dos direcionadores do Modelo Centrado na Pessoa, além de desafios e experiências dos hospitais certificados pelo Planetree no Brasil.

O evento faz parte da agenda que antecede o 5º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, idealizado pelo Einstein em parceria com o Institute for Healthcare Improvement.

Duração: 12 horas

Público: Líderes e Profissionais de instituições de Saúde, Pacientes e Familiares e outros interessados em conhecer o modelo

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro.