Eventos

Calendário de eventos

ago
4
dom
2019
16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) @Parque da Cidade - Pavilhão de Exposições
ago 4 – ago 7 dia inteiro

Defender os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira estão entre as principais manifestações da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília (DF). O maior evento de participação social do país ocorre no momento em que o SUS resiste às graves ameaças que vem sofrendo, em um contexto de retrocessos sociais.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a 16ª Conferência tem como tema central “Democracia e Saúde” e estima reunir mais de cinco mil pessoas. Os eixos temáticos são: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS.

A etapa nacional ocorre após a realização de aproximadamente três mil conferências municipais e a mobilização de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para discutirem e consolidarem propostas relacionadas à saúde. Também aconteceram mais de cem conferências livres, organizadas de modo independente por entidades e movimentos sociais, que abordaram temáticas relacionadas à saúde da população LGBTI+, de quilombolas, da população negra, de segmentos de juventudes, de atingidos pela hanseníase, de povos e comunidades de terreiros, dentre outros.

O momento reunirá representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O relatório final da 16ª Conferência vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

A conferência é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas.

Por que 8ª + 8?

A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. Ela foi considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS, já que o resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira, em 1988.

ago
7
qua
2019
Fórum de Benefícios Aon 2019 – Talk Show Inovação: impactos da tecnologia e inteligência artificial na saúde @Auditório Ibirapuera
ago 7 dia inteiro

A capacidade de filtrar uma grande quantidade de informações por meio da inteligência artificial e análise preditiva já é uma realidade que traz efeito direto na saúde das pessoas. Para mostrar como a tecnologia e o poder dos dados têm impactado a evolução da qualidade de vida, a Aon promove o “Talk Show Inovação”, durante o Fórum de Benefícios Aon 2019, dia 7 de agosto, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Apresentando desafios e cases de sucesso, o painel conta com a participação de empresas como Microsoft, Nubank, Gympass, Care Plus e TNH, que estarão reunidas para discutir como os avanços tecnológicos geram novos serviços, influenciam mudanças comportamentais e auxiliam a nova realidade atrelada à longevidade da população.

“Ao conseguir identificar quem têm mais probabilidade de desenvolver doenças graves no futuro, começamos a implementar programas de promoção da saúde e prevenção de riscos que ajudam os usuários serem mais saudáveis” explica Ricardo Salem, diretor médico da Care Plus, operadora que conta atualmente com 105 mil beneficiários.

Segundo ele, a telemedicina voltada para consultas remotas é outro exemplo que traz efeitos positivos para a qualidade de vida. “É uma solução para a pessoa não precisar se deslocar, esperar e ainda ter contato com o vírus de outros pacientes espalhados no ar de clínicas e hospitais”, lembra Salem.

Para Marco Túlio Carvalho, Diretor Médico na Aon, à medida que a população mundial envelhece, as empresas serão forçadas a enfrentar muitos desafios associados à força de trabalho nos próximos anos. “Em um contexto onde as pessoas terão que trabalhar até uma idade mais avançada, a tecnologia será uma facilitadora na missão do mercado em absorver mais gerações. Ela traz insights relevantes para a antecipação de possíveis males e doenças, além de ampliar o engajamento individual para o autocuidado”, completa o executivo.

XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão @Hotel Tivoli Mofarrej
ago 7 – ago 9 dia inteiro

De 7 e 9 de agosto ocorrerá o XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Este ano, será realizado concomitantemente ao Congresso da Liga Mundial de Hipertensão (World Hypertension League), colocando em pauta os aspectos mais relevantes e atuais da hipertensão arterial, o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.

Será uma oportunidade imperdível para a atualização prático-científica dos profissionais de saúde de acordo com a melhor prática clínica e diretrizes no diagnóstico, tratamento e controle nas diversas áreas da hipertensão arterial.

Em 7 de agosto, acontecerá uma sessão especial com a discussão de projetos com instituições internacionais como a Organização Mundial da Saúde, OPAS, sociedades internacionais e outras que têm como objeto a redução da morbi-mortalidade cardiovascular.

ago
8
qui
2019
18º Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca
ago 8 – ago 10 dia inteiro

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma das principais doenças que atinge o coração e responsável por duas a três vezes mais mortes que cânceres avançados, como o de intestino e o de mama. Entre os dias 8 e 10 de agosto, mais de mil cardiologistas vão se reunir em Fortaleza para o 18º Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Esta é uma doença diretamente ligada a enfermidades como hipertensão e infarto, que gera um gasto de R$ 22 bilhões na economia, considerando custos com internação e redução de produtividade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das mortes por doenças cardíacas no mundo são evitáveis.

O presidente do Congresso, João David de Souza Neto, explica que a IC ocorre quando o coração se torna incapaz de bombear o sangue de maneira adequada para o corpo, o que pode ser causado porque o coração não tem força para contrair ou porque ele fica tão rígido que não consegue relaxar. “Os principais sintomas são falta de ar, inchaço dos pés e pernas, falta de energia e cansaço, dificuldade de dormir, abdômen inchado, perda de apetite, ganho de peso, tosse, aumento da necessidade de urinar à noite, confusão mental e tontura”.

Maior evento da América Latina sobre IC

As inovações tecnológicas para prevenção e tratamento da doença serão amplamente debatidos, com a apresentação de aplicativos e discussão de como a inteligência artificial e as startups, que hoje já fazem parte do ecossistema da saúde, podem contribuir neste cenário. “Iremos debater aspectos importantes ligados à prevenção da Insuficiência Cardíaca, a nova epidemia da IC com fração de ejeção preservada, o acometimento cardíaco no diabetes e os novos avanços do tratamento ligados a alvos moleculares em cardiologia, em particular nas miocardiopatias”, destaca o diretor de Qualidade Assistencial da SBC, Evandro Tinoco Mesquita.

O 18º Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca vai reunir os principais cientistas brasileiros e também o pesquisador brasileiro que atua em Stanford (EUA), Júlio César Batista Ferreira, que desenvolveu a patente de uma nova molécula para IC denominada Samba. Ele será um dos premiados com a Medalha Carlos Chagas. Faremos uma homenagem aos 110 anos da Doença de Chagas e aos 140 anos do nascimento de Carlos Chagas – primeiro e único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.

International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia @Expo Unimed
ago 8 – ago 10 dia inteiro

A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove de 8 a 10 de agosto, o International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia. Já está confirmada a presença de 32 palestrantes internacionais. Paralelamente, ocorrerão os Simpósios Internacionais AACN/GECN-SBC/ASNC, o Simpósio Internacional do DERC e o Simpósio Heart & Brain. Serão discutidas as estratégias para redução de mortes cardiovasculares prematuras, um dos objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2025.

MV Experience Fórum
ago 8 – ago 9 dia inteiro

Nos dias 8 e 9 de agosto, referências da Saúde se reúnem no Recife (PE) para participar do MV Experience Fórum. Realizado desde 2008 pela MV, o evento para mais de 500 participantes tem como objetivos principais promover troca de experiências e apresentar soluções tecnológicas inovadoras para o avanço da transformação digital do segmento.

Convidados como Francisco Figueiredo – secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Balestrin – presidente do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), Rodrigo Galvão – presidente da Oracle Brasil, e Alexandre Ruschi – diretor presidente da Central Nacional Unimed, são presenças confirmadas nesta edição que tem como tema central “Realidade e Futuro da Saúde Digital”.

Outros 30 participantes de prestígio no segmento Saúde compõem a programação de mais de 15 horas de conteúdo. Temas em intensa discussão atualmente fazem parte das palestras e debates do evento, como os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor Saúde e Telemedicina. Esse último assunto será o foco da apresentação de Chao Lung Wen, professor e pesquisador da USP.

Além dessas referências em TI e Saúde, o MV Experience Fórum conta ainda com a participação de representantes de instituições clientes MV para expor experiências e práticas bem sucedidas relacionadas ao uso de tecnologias voltadas ao paciente, às mudanças no perfil do gestor médico e aos novos modelos de gestão. “Há anos, o nosso evento garante à Comunidade MV oportunidades ímpares de benchmarking, networking e update tecnológico. Temos sempre muitos participantes dos mais diversos tipos de instituições e lugares interessados em dividir conosco conhecimentos importantes para o avanço da Saúde Digital e o futuro do nosso setor”, comenta Paulo Magnus, presidente da MV.

Muitas empresas contribuem para a realização do MV Experience Fórum. Entre as que participam esse ano como patrocinadoras estão Elsevier, Healthcare Alliance, Soluti, Mindray, Dot.Lib, Nox Tecnologia, Apoio Cotações, Intelectah, Certisign, Dinamo Networks, E-VAL Saúde, Green Soluções Sem Papel, Sulwork, Indyxa e Intersolution.

ideaas Inspira 2019 – Tecnologia e Gente: a Chave para o Futuro da Saúde @Centro de convenções RoofTop5
ago 8@13:30 – 18:30

O evento ideaas Inspira 2019, com o tema “Tecnologia e Gente a Chave para o Futuro da Saúde”, será realizado no dia 8 de agosto, em São Paulo (SP), e é uma iniciativa da ideaas Saúde. A empresa tem como objetivo conectar pessoas no universo da saúde, buscar soluções, compartilhar conhecimento e preparar os diversos setores da sociedade para construírem um sistema de saúde mais inclusivo, justo e sustentável.

“O ideaas Inspira está totalmente alinhado com os nossos objetivos. Será uma oportunidade única de debatermos sobre os vários aspectos da saúde – social, humano, empresarial, médico e tecnológico – em um ambiente inspirador, com personalidades dispostas a partilhar suas experiências e vivências que já estão gerando impacto positivo nas vidas das pessoas. Queremos inspirar e transformar”, comenta Carlos Pappini Jr. um dos fundadores da ideaas Saúde.

A programação do evento promete envolver os participantes com a apresentação de palestras de alto impacto, dinâmicas, networking, troca de experiências diferenciadas e reflexão. Na ocasião, serão abordados temas atuais como a Telemedicina, Empreendedorismo na Saúde, Superação, Cuidados e atenção ao Paciente. Serão compartilhadas histórias de pessoas que mudaram suas vidas, seu entorno e impactaram a sociedade com suas ações. Também haverá espaço para que algumas associações de pacientes e instituições compartilhem suas causas.

Dentre os nomes confirmados, podemos citar Rodrigo Kikuchi, médico especialista em cirurgia vascular pela FMUSP e especializado em Gestão de Negócios, pela FGV, abordará a Telemedicina, Dr. Fernando Cembranelli, médico especializado em empreendedorismo na saúde, falará sobre negócios da saúde, Regina Próspero, Advogada, especialista em Compliance Healthcare e Diretora-Vice-Presidente do Instituto Vidas Raras, contará sua trajetória e luta em favor das pessoas portadoras  de doenças raras e inclusão nas políticas de saúde, dentre outros.

O evento é direcionado a todos os profissionais da saúde e população em geral que possuem interesse em fazer mais pela sociedade.

ago
9
sex
2019
II Simpósio do Núcleo Integrado de Pesquisa e Tratamento da Endometriose @Núcleo de Ciências da Saúde Felício Rocho (5º andar)
ago 9 – ago 10 dia inteiro

Com o objetivo de discutir as disfunções causadas pela endometriose e as inovações tecnológicas no tratamento da doença, o Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte (MG), irá promover nos dias 9 e 10 de agosto, o “II Simpósio do Núcleo Integrado de Pesquisa e Tratamento da Endometriose”. O evento contará com transmissões de cirurgias ao vivo e palestras, que terão como temas “Nervo preservação em cirurgias complexas” e “Endometriose e robótica”.

O Simpósio, que é voltado para médicos, residentes e acadêmicos de medicina, terá quatro mesas de debate ao longo dos dois dias, onde serão abordados os desafios do mapeamento imaginológico da endometriose, tratamento medicamentoso da endometriose, a mudança proporcionada pela robótica na abordagem das lesões, entre outros assuntos.

A endometriose é uma doença inflamatória que ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, se expande para fora dele podendo atingir os ovários, as trompas e até outros órgãos. Responsável por provocar fortes dores abdominais, a patologia atinge cerca de 7 milhões de brasileiras, podendo diminuir a capacidade reprodutiva da mulher. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% das mulheres com endometriose possuem dificuldade de engravidar. Entretanto, é importante ressaltar que a gestação ocorre de forma normal e saudável caso a mulher engravide.

Organização de Eventos na Área da Saúde
ago 9 dia inteiro

O presidente do Instituto Carlos Chagas e chefe da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Ricardo Cavalcanti Ribeiro, fará a abertura do Seminário Organização de Eventos na Área da Saúde, promovido pela Associações de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro, no dia 9 de agosto.

O objetivo do encontro, que reunirá especialistas de instituições e empresas, é reforçar a importância da criação de uma agenda completa na área da saúde no estado do Rio de Janeiro e comprovar como eles podem contribuir para o desenvolvimento econômico do turismo, gerando novas oportunidades de negócios, trocas de experiências e aprimoramento profissional. Além disso, serão apresentados os mais modernos métodos e novas técnicas adotadas em outros países para que o estado do Rio de Janeiro se destaque internacionalmente a partir de investimentos em serviços, soluções, inovação e planejamento. Entre os convidados estão Hamilton Vasconcellos, presidente da comissão de turismo da OAB-RJ, e João Beck, Diretor de Comunicação e Diretor Secretário Geral CEDEPS da Associações de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro.

Logo na abertura do evento, o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti Ribeiro vai abordar os desafios e as peculiaridades da organização de eventos na área médica. O médico, responsável pela realização e promoção de eventos com esse perfil no Brasil, Estados Unidos e Mônaco, entre outros países, integra um grupo de trabalho, criado pelos secretários estaduais de turismo e saúde, Dr. Edmar Santos e Otavio Leite, para estimular o segmento do Turismo de Saúde no Rio de Janeiro.

Segundo representantes da Medical Tourism Association, o turismo médico já movimenta, anualmente, mais de US$ 100 bilhões, com  taxas de crescimento que ultrapassam 50%. “O turismo de saúde ainda é algo muito novo aqui. O Brasil, e mais especificamente o Rio de Janeiro, tem como diferencial uma relação extremamente favorável entre preço, qualidade dos médicos e dos serviços e das instituições. Além disso, o estado oferece boa infraestrutura e atrações turísticas sem igual, o que contribui para estimular os visitantes a escolherem a cidade do Rio de Janeiro como destino sempre que necessário se submeter a uma cirurgia ou tratamento de longo prazo”, explica Ricardo Cavalcanti Ribeiro.

1º Congresso de Direito Médico @Faculdade São Leopoldo Mandic
ago 9@8:00 – 18:00

A Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) promoverá, no dia 9 de agosto, o 1º Congresso de Direito Médico, organizado pelo médico e advogado, Dr. Marcio Augusto Marques Inácio e Dr. Guilherme de Menezes Succi, coordenador do curso de Medicina da São Leopoldo Mandic. O evento tem como objetivo abordar os temas mais atuais do setor, entre eles, a gestão de custos hospitalares e judicialização da saúde. No período de 2007 a 2018, a Advocacia-Geral da União calcula que os gastos da União com a judicialização da saúde aumentaram 4.600%. Somente em 2018, o Ministério da Saúde teve um gasto superior a R$ 1 bilhão em processos movidos na Justiça por pacientes para conseguir medicamentos e outros itens de atendimento de saúde.

“Acreditamos que a Medicina e o Direito caminhem juntos e é fundamental para os profissionais dessas áreas estarem sempre atentos às novidades e aos debates que estão acontecendo atualmente. E temos observados inúmeros casos que salientam tanto o papel do médico quanto da justiça em decisões que podem mudar a vida de um paciente; assim devemos buscar sempre a melhor alternativa para todas as partes envolvidas, sabendo das nossas responsabilidades”, afirma o Dr. Guilherme Succi, médico e Coordenador do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Entre os palestrantes do Congresso estarão o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Dr. Mario Jorge Tsuchiya, que comentará sobre a responsabilidade civil, criminal e ético profissional e o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Dr. João Pedro Gebran Neto, que destacará a saúde com o enfoque enquanto um direito de cidadania e um exercício de justiça.