Eventos

Calendário de eventos

nov
29
qui
2018
XVIII Curso de Radioterapia de Última Geração @Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa
nov 29@8:00 – nov 30@17:30

O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa realiza, dias 29 e 30 de novembro, o XVIII Curso de Radioterapia de Última Geração e Controle de Qualidade. Voltado para médicos, residentes, físicos e acadêmicos, o curso vai proporcionar aos participantes informações sobre novas tecnologias, com foco em Surface Guided Radiation Therapy (SGRT), espaço para troca de experiência sobre as inovações na radioterapia e atualização sobre as recomendações para controle de qualidade nos serviços de radioterapia.

O evento contará com a presença de três convidados internacionais referência no tema: Guy C. Jones, M.D., diretor do Tri-Cities Cancer Center Thoracic Center of Excellence- Kennewick, WA Clinical and Research Faculty Member e da Pacific Northwest University of Health Sciences (PNWUHS); Vitali Moiseenko, PhD, professor da University of California San Diego La Jolla e do Moores Cancer Center; e Sandra C. Fontenla, MS, clinical Team Coordinator, Radiotherapy Physicist MPA e Medical Physics Department do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de Nova York.

Com uma carga horária de 20 horas, o curso terá ainda ilustração prática da utilização de SGRT (Surface Guided Radiation Therapy), colocação de fiduciais (beacons – sistema Calypso) em câncer de próstata e imobilização, simulação e tratamento em casos de alta complexidade. A coordenação do evento é dos médicos Dr. João Luís Fernandes da Silva, Coordenador Médico da Radioterapia do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, e da Física Cecília Kalil Haddad, supervisora de radioproteção do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês.

Programa de Cirurgia Robótica @Hospital Santa Catarina - Auditório Prof. Dr. Benedicto Montenegro
nov 29@18:30 – 21:00

Pensando na capacitação dos médicos de todas as áreas, o Hospital Santa Catarina, de São Paulo (SP), promove em 29 de novembro o Programa de Cirurgia Robótica.

O Programa terá início com uma experiência com o robô da Vinci Xi- o mais moderno do mercado, de propriedade do hospital. Os participantes terão acesso ao MIMIC, simulador robótico que replica as ações do robô-cirurgião.

Além disso, haverá uma palestra sobre a experiência robótica no Brasil e no mundo, com perspectivas para o uso da tecnologia no futuro. A apresentação ficará por conta do doutor Gustavo Guimarães, Oncologista e especialista em cirurgião robótica, com experiência em mais de dois mil procedimentos. Atualmente, o profissional faz parte do corpo editorial da Applied Cancer Research.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail até 26 de novembro ou enquanto durarem as vagas.

O robô da Vinci Xi

Considerado o mais moderno na área de cirurgia robótica, o da Vinci Xi, instalado no Hospital Santa Catarina, auxilia a equipe médica em procedimentos nas áreas ginecológicas, urológicas, oncológicas e gastroenterológicas.

Modelo de Remuneração: aprofundando-se em novos modelos @FAE Business School - Auditório
nov 29@19:00

O CBEXs – Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde, capítulo Paraná, promove a palestra “Modelo de Remuneração: aprofundando-se em novos modelos” em 29 de novembro, em Curitiba (PR). O presidente da entidade e CEO do Hospital Santa Cruz, Claudio Enrique Lubascher, será o mediador do debate, que terá a participação dos palestrantes, o ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná e da Unimed Curitiba, Alexandre Bley; o superintendente Regional Sul da Dasa, Carlos Gabardo; a diretora de Gestão Médica da Amil, Graciema Bertoletti; e o diretor do Hospital Marcelino Champagnat José Octávio da Silva Melo. Segundo Lubascher, a proposta da palestra é compartilhar com os executivos as visões, perspectivas e alternativas para a viabilização de forma mais aprofundada dos modelos de remuneração na saúde, deixando um pouco de fora da apresentação tradicional desses modelos.

nov
30
sex
2018
V Fórum Hospitais Compliance e II Integra – Meeting Norte/Nordeste de Integração Fontes Pagadoras/Prestadores @Hotel Wish Bahia – Sheraton
nov 30 dia inteiro

O V Fórum Hospitais Compliance será realizado pela primeira vez no Nordeste. O evento acontece em 30 de novembro, em Salvador (BA). O Fórum foi realizado durante quatro anos consecutivo em São Paulo e é organizado pela baiana Criarmed. O V Fórum Hospitais Compliance, é realizado simultaneamente ao Integra – II Meeting Norte Nordeste de Integração Fontes Pagadoras/Prestadores, tem como foco gestores, empresários e profissionais de Compliance com atuação no mercado de saúde.

Compliance, palavra de origem americana que significa conformidade, obediência é um conjunto de normas e diretrizes internas e externas que devem ser adotadas por uma organização. Na saúde, a atividade de prestação de serviços e cuidados médicos envolvem uma série de riscos que podem ser minimizados e até eliminados com um gestão adequada a normas de compliance. No Brasil, nos últimos anos, o tema tem sido uma preocupação crescente nos âmbitos públicos e privados, seguindo uma tendência que já é Global.

A proposta de trazer o evento para a capital baiana visa interiorizar a discussão sobre o tema, durante o II Integra (Meeting de Integração Norte e Nordeste de Integração Fontes Pagadoras/Prestadores). A programação inclui debates que serão conduzidos por experts em direito, regulação e cultura organizacional do país.

Entre os speakers destacam-se o ministro chefe da Controladoria Geral da União (CGU), de 2006 a 2015, Jorge Hage; a advogada Alessandra Gonsales, sócia fundadora do Legal, Ethics & Compliance (LEC); Matheus Sabbag Leonel, compliance and risk manager do Grupo Fleury e Gustavo Artese, especializado em Direito Digital e Internet. O evento vai abrir espaço ainda para o benchmarking de hospitais, demais serviços de saúde e fontes pagadoras que estão investindo na implementação de estruturas de compliance em suas organizações.

dez
1
sáb
2018
Habilitação para o Uso de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) @Faculdade Inspirar São Paulo – Unidade Santo Amaro
dez 1 – dez 2 dia inteiro

Mais conhecido pela sigla PICC, do inglês Peripherally Inserted Central Catheter, o Cateter Central de Inserção Periférica foi introduzido nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos anos 90. Trata-se de dispositivo indicado, especialmente, para pacientes com dificuldades venosas e com necessidade de infusão de substâncias irritantes.

Crianças, recém-nascidos, idosos e pacientes oncológicos, por exemplo, podem precisar desse tipo de cateter, principalmente se a internação for por tempo prolongado, ou seja, superior a seis dias.

Segundo a Enfermeira e Coordenadora do Curso de PICC, da Faculdade Inspirar, Eliane Barreto Pombeiro, O PICC preserva a rede venosa periférica, além de contribuir na redução do estresse, dor e desconforto que são gerados quando é necessário realizar múltiplas punções no paciente.

“O que poucas pessoas sabem, é que os enfermeiros, de acordo com a Resolução COFEN nº 258 de 2001, podem ser considerados aptos a implantar o PICC, desde que passem por um curso de capacitação técnica”, comenta Eliane.

Capacitação é fundamental

“A implantação do PICC exige treinamento e capacitação técnica e científica, já que se trata de um procedimento invasivo. A capacitação habilita o enfermeiro a aplicar o anestésico, usar o ultrassom para guiar a implantação do cateter, seguindo os protocolos e prescrição do profissional médico”, cita a especialista.

Eliane ressalta que a utilização do PICC demanda o conhecimento mais amplo sobre fisiologia e anatomia da rede venosa, assim como o aprendizado sobre as melhoras práticas para seleção do vaso e conservação do acesso.

“Esse conteúdo, em muitos casos, é abordado mais superficialmente nos cursos de graduação ou nem é estudado. Daí a importância dos cursos de capacitação para procedimentos como o PICC”, diz.

O curso, além da capacitação técnica, também oferece a habilidade prática e o conhecimento sobre as normas regulamentadoras e princípios éticos necessários para a prática segura do PICC.

Prostatectomia Robótica @Hospital 9 de Julho - Bloco A (Auditório)
dez 1@8:00 – 15:00

O Hospital 9 de Julho (H9J) realiza, no dia 1º de dezembro, em São Paulo (SP), o curso “Prostatectomia Robótica” para cirurgiões e profissionais de saúde. O objetivo é debater os avanços da robótica na área de saúde e apresentar uma cirurgia ao vivo com a nova abordagem da prostatectomia com preservação neurovascular, feita com pioneirismo na instituição.

Segundo o Dr. Rafael Coelho, urologista e cirurgião robótico do Hospital 9 de Julho, o novo método tem o objetivo de preservar, ainda mais, a região neurovascular. “Na prostatectomia comum é necessário cortar alguns vasos e nervos para acessar a próstata. Nesse novo método, preservamos também os tecidos neurovasculares” explica o médico, que evidencia os bons resultados da nova abordagem. “Fizemos um estudo com 128 pacientes operados. Deles, 98% recuperaram o controle urinário e, depois de um ano, 87% voltaram a ter ereção”.

O curso também terá a participação de 70 especialistas em urologia e robótica que apresentarão temas como “Formas de abreviar a curva de aprendizado” e “Situações difíceis em prostatectomia radical”. O Dr. Coelho ressalta a troca de experiências como um dos pontos altos da iniciativa.

18º Simpósio de Insuficiência Coronariana @Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) - Conj. 302
dez 1@8:15 – 12:00

A Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) promove no dia 1º de dezembro, o 18º Simpósio de Insuficiência Coronariana. Podem participar médicos, residentes e acadêmicos de Medicina interessados no tema. As vagas são limitadas.

“Esse é um dos eventos científicos mais tradicionais da Sociedade Paranaense de Cardiologia. Neste ano, teremos sessões bem práticas que irão abordar a síndrome coronariana aguda e crônica por meio de casos clínicos e orientações de como orientar e tratar o paciente, então, vem ao encontro do que os cardiologistas, os residentes e os alunos precisam conhecer sobre essa doença”, afirma o cardiologista Dr. Rodrigo Cerci, diretor científico da Sociedade Paranaense de Cardiologia e coordenador do evento.

Um dos destaques do simpósio será uma conferência sobre casos clínicos não contemplados nas diretrizes de cardiologia, que será ministrada pelo cardiologista paulista Dr. Ibraim Masciarelli Franscico Pinto, ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

O evento contará ainda com palestras sobre casos e abordagens terapêuticas de síndromes coronarianas agudas, indicações de revascularização na síndrome coronariana estável, tratamento clínico personalizada da angina estável e modificação de estilo de vida em doença arterial coronariana estável.

Após o término do encontro, haverá um almoço de confraternização em uma chácara para os cardiologistas sócios da SPC. As vagas também são limitadas.

I Jornada de Neurologia e Neurociências de Santos @Associação dos Médicos de Santos – APM Santos
dez 1@8:30 – 17:30

A Associação Paulista de Neurologia (APAN) e o Grupo de Neurologia do Instituto de Desenvolvimento e Pesquisas em Saúde e Ambiente realizam, em 1º de dezembro a I Jornada de Neurologia e Neurociências de Santos.

A meta é qualificar a prática diária da especialidade, por meio de debates de relevância para a educação médica continuada e o permanente desenvolvimento profissional. De acordo com a Yára Dadalti Fragoso, neurologista clínica e neurocientista, mestra e doutora pela Universidade de Aberdeen na Escócia, estão entre os palestrantes nomes que são referência em todo o Brasil e até internacionalmente, como os professores Tarso Adoni, Gutemberg Santos,  Jerusa Smid, Joseph Brooks.

Inscrições e vagas

Inscrição de resumos para apresentação oral: categorias “pesquisa original”, “relato de casos”, “revisão da literatura”. Regras para submissão em breve.

Serão aceitas inscrições de profissionais de saúde de todas as áreas e de estudantes universitários que terminarão a faculdade em 2019 ou 2020.

Tem um time para inscrever na COPA? É preciso um acadêmico formado em medicina em 2018, um professor de neurologia e mais 2 acadêmicos da sua faculdade.

130 vagas (reserva de vagas a partir de 10 de novembro)

dez
7
sex
2018
1º Workshop e Curso Hands On em Cirurgia Robótica @Hospital Moinhos de Vento - Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Bloco C - 4º andar)
dez 7 – dez 8 dia inteiro

O Hospital Moinhos e Vento, de Porto Alegre (RS) realiza, nos dias 7 e 8 de dezembro, o 1º Workshop e Curso Hands On em Cirurgia Robótica. Voltado aos profissionais do corpo clínico do hospital e de outras instituições do país, o evento terá transmissão ao vivo do Centro Cirúrgico, além de palestras e discussões de casos. O workshop terá a presença de convidados de outros hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

A cirurgia robótica marca uma nova era na medicina, daí a importância de processos de atualização, de acordo com o coordenador do programa de Cirurgia Robótica da instituição, André Berger. “O Hospital Moinhos de Vento, ao lado da sua excelência em atendimento e assistência, tem como meta disseminar o conhecimento e investir em inovação”, observa o urologista e professor na University of Southern Califórnia, nos Estados Unidos, com mais de 2 mil cirurgias realizadas com a técnica.

Durante o workshop, serão realizadas cirurgias de câncer de próstata e de rim. De acordo com o urologista, a intenção é levar esse conhecimento ao maior número possível de médicos, em função dos benefícios da técnica. Menos invasiva e com maior precisão, a cirurgia robótica também diminui riscos e permite uma reabilitação mais rápida, com menores efeitos colaterais. O sangramento e o tempo de recuperação são menores em comparação às cirurgias tradicionais.

Como funciona

Durante o procedimento de cirurgia robótica, o médico controla as ações do robô por meio de um console, como se fosse sua própria mão, porém com visão tridimensional, importante para dar a dimensão de profundidade. A máquina também tem dispositivos que impedem movimentos acidentais bruscos e, por ter uma rotação de 360°, alcança espaços e estruturas internas com mais eficácia e menos danos quando utilizada por cirurgiões experientes.

Artrose de Tornozelo @Hospital Mater Dei - Unidade Santo Agostinho
dez 7 – dez 8 dia inteiro

Para ampliar o conhecimento e a atualização científica, a ABTPé, Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, anuncia um curso sobre Artrose de Tornozelo, que será realizado entre os dias 7 e 8 de dezembro, em Belo Horizonte (MG).

Dividido em cinco módulos, a programação terá a apresentação e debates das últimas técnicas e tecnologias de tratamento dessa doença – tanto de artrose primária quanto secundária -, com o intuito de prover aos participantes a oportunidade de aprimorarem seu trabalho, com foco na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

“As discussões serão profundas e, tenho a certeza, que todos serão imersos no assunto e sairão do curso ainda mais seguros e preparados para oferecer a melhor solução aos pacientes”, afirma o presidente do curso, Dr. Wilel Almeida Benevides.

Como especialistas internacionais, o evento contará com Dr. Timothy R. Daniels, professor associado do departamento de cirurgia Ortopédica da Universidade de Toronto e possuidor da maior linha de pesquisa em artrose no mundo, além do membro da AOFAS e da LLRS, tem formação em reconstrução e alongamento ósseo, osteotomias, artroplastia e artrodese.

As lesões no esporte também serão abordadas no curso, assim como os desafios de implantes e próteses. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site da ABTPé.

7 de dezembro (das 8h às 18h)

Módulo I – Artrose Primária e Secundária

Módulo II – Tratamento Conservador

Módulo III – Tratamento Cirúrgico: Salvamento

8 de dezembro (das 7h às 17h)

Módulo IV – Tratamento Cirúrgico: Substituição

Módulo V – Tratamento Cirúrgico: Fusão