Eventos

Calendário de eventos

fev
13
qua
2019
Implementação de Ensaios de Troponina I de Alta Sensibilidade @On-line
fev 13@16:00 – 17:00

Em 13 de fevereiro acontece o segundo webinar da série produzida entre a Siemens Healthineers em parceria com a American Association of Clinical Chemistry (AACC) – ministrada pelo médico americano, Allen Jaffe, para falar sobre a Implementação de Ensaios de Troponina I de Alta Sensibilidade, que tem sido um tema relevante porque para obter resultados clínicos, operacionais e financeiros, os laboratórios precisarão estar preparados e com alto grau de conhecimento sobre esse assunto.

As aulas online são destinadas a colaborar para o aumento de conhecimento dos profissionais de laboratório, médicos e cardiologistas, além de fazer parte do compromisso assumido pela companhia para incentivar o fomento às iniciativas educacionais.

Novos caminhos na realidade da epilepsia – os aspectos biológicos, psicológicos e sociais em revista @Instituto do Legislativo Paulista
fev 13@19:00 – 21:00

A Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do ILP – Instituto do Legislativo Paulista, promove um Ciclo de Palestras e atividades para abordar os diversos aspectos da Epilepsia. Com a participação de profissionais multidisciplinares serão abordados diversos temas relacionados à doença, que vão desde questões terapêuticas, sociais, biológicas, trabalho até as inovações e perspectivas de tratamento.

Em fevereiro o tema do ciclo é “Novos caminhos na realidade da epilepsia – os aspectos biológicos, psicológicos e sociais em revista” e contará com as palestras:

O que é Epilepsia – Definições e panorama médico – Palestrante: Dra. Laura M. F. Ferreira Guilhoto – Médica neurologista, mestre e doutora pela FMUSP, responsável pelo ambulatório de epilepsia na infância da Unidade e Pesquisas das Epilepsias da Unifesp. Presidende de honra da Associação Brasileira de Epilepsia.

Aspectos sociais das Epilepsias – Para transformarmos o panorama atual da epilepsia no Brasil precisamos compreender a complexidade que envolve a doença e de que maneira nosso contexto humano, político e social tem respondido a essas necessidades. Palestrante: Regina Silvia Alves de Lima – Assistente Social da Neurologia/Neurocirurgia da UNIFESP; Terapeuta Familiar Sistêmica e Terapeuta Cognitivo Comportamental; Mestre pelo programa “Educação e Saúde da infância e adolescência” – UNIFESP 2016 e Conselheira de Honra da Associação Brasileira de Epilepsia.

Psicologia e Epilepsia – Por ser uma doença crônica, a epilepsia pode produzir alterações psicológicas importantes. A psicologia contribui para ajudar esse paciente a manter equilíbrio e entender o funcionamento dos conflitos enfrentados.  Palestrante: Valquíria Gonçalves Ferreira Silva – Bacharel em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino – ACE/FGG; Especialista em Psicologia Clínica em Gestalt-terapia pelo Centro de Estudos de Gestalt-terapia de Santa Catarina – CEG-SC; Mestranda em Psicologia Clínica e da Saúde pela FUNIBER; Presidente da Federação Brasileira de Epilepsia – EpiBrasil; Coordenadora da Clínica Comunitária de Psicologia do CEG-SC.

As atividades são dirigidas a profissionais, estudantes, pessoas com epilepsia, familiares e interessados pelo tema. Haverá certificado de participação para os presentes e transmissão ao vivo pela página da Alesp.

fev
14
qui
2019
42º SIMASP @Maksoud Plaza Hotel
fev 14 – fev 16 dia inteiro

Serão 26 especialistas do Grupo Opty atuando na 42ª edição do SIMASP, evento realizado pelo Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO) e que abre o calendário oftalmológico no Brasil. De 12 a 16 de fevereiro, em São Paulo (SP), os oftalmologistas desempenharão papeis como palestrantes, coordenadores, discutidores, apresentadores e debatedores dos mais variados temas nos cursos de aperfeiçoamento pré-evento e no congresso, que tem abertura no dia 14.

O CEO do grupo, Amaury Guerrero, também estará presente no SIMASP. No dia 15, a partir das 10h30, o executivo será um dos debatedores sobre negócios em oftalmologia. Com 30 anos de atuação em diversas empresas do segmento de saúde, falará sobre o modelo de gestão inovador que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico no país, que atualmente conta com 19 unidades e mais de 400 oftalmologistas e 1.400 colaboradores.

O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, de Joinville (SC) contará com 10 especialistas participando ativamente nos diversos formatos de apresentação, além de congressistas que vão acompanhar as novidades na área. A Dra. Cleusa Coral-Ghanem será discutidora do tema “Prevenção e manejo das complicações em lentes de contato”. O Dr. Vinícius Coral Ghanem estará em debate no Grande Simpósio de Ceratocone, além de palestrar sobre assuntos relacionados à hipermetropia e gestão da qualidade. Por sua vez, Dr. Renan Ferreira Oliveira será coordenador de sessão sobre inovação e startups. Além disso, os retinólogos Fabio Bom Aggio, Mário Junqueira Nóbrega, Evandro Luís Rosa e Tiago Arantes colaboraram com a elaboração de um e-pôster sobre pontos brancos retinianos em pacientes que tiveram toxoplasmose.

O Dr. Ricardo Suzuki debaterá casos desafiadores em glaucoma, enquanto os doutores André Soares de Camargo e Marcel Eduardo Blumer serão debatedores no Pré-Congresso Glaucoma, na reunião clínica especial do setor de glaucoma da EPM UNIFESP. Já no Pré-Congresso Retina, o Dr. Mário Junqueira Nóbrega apresentará um caso de retina cirúrgica.

O Dr. Angelino Julio Cariello será apresentador de um caso desafiador em plástica ocular, ao passo que o Dr. Tiago Arantes palestrará sobre o tema “Fundamentos em uveítes: o que fazer em alérgicos à sulfa?”.

Do HCLOE, empresa do Grupo Opty em São Paulo, serão seis profissionais realizando atividades no evento. A Dra. Regina Cele apresentará um caso clínico sobre glaucoma congênito. Já o médico André Torricelli participará de uma discussão sobre desafios em óptica cirúrgica. No painel sobre casos clínicos de trauma, uma das convidadas é a Dra. Nikoly Tigani Fares. A oftalmologista Camila Totti será apresentadora em duas ocasiões, em discussões sobre lentes esclerais e prescrição de óculos. O Dr. Marcos Suehiro será palestrante na temática sobre imagens diagnósticas de óptica cirúrgica relacionada à catarata. Por fim, o Dr. Bruno Godoy estará envolvido em atividades do pré-congresso e do curso de retina, além de discutir sobre casos cirúrgicos e palestrar sobre esquemas terapêuticos nas oclusões vasculares.

Três especialistas do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) estarão compromissados em diversas atividades. O Dr. Wilson Takashi Hida estará em palestras e discussões do curso de oftalmologia veterinária e painéis relacionados a cirurgias de facoemulsificação, além de casos cirúrgicos. A Dra. Luciene Barbosa de Sousa atuará como coordenadora, palestrante e discutidora em temas como ceratocone em crianças, córnea e disfunção endotelial. Também estará presente o Dr. Vinícius Ferreira Kniggendorf, palestrando sobre avanços da farmacologia vítreo-retiniana, além de atuar no curso de imagem em oftalmologia. Também de Brasília, do Hospital de Olhos INOB, a Dra. Micheline Borges Lucas Cresta, apresentará casos desafiadores em doação de córnea e banco de olhos.

Serão duas representantes das unidades do Grupo Opty na Bahia. O Instituto de Olhos Freitas levará ao evento a Dra. Fernanda Magalhães, palestrante no curso Desafios Cirúrgicos e/ou Casos Desafiadores em DEOC – Doenças Externas Oculares e Córnea. Já a Reunião Clínica Especial do Setor de Glaucoma da EPM, no Pré-Congresso Glaucoma, contará com a Dra. Christine Sampaio Archanjo, do DayHORC, como debatedora de um dos casos clínicos.

Cuidados ao Recém-Nascido @Hospital São Camilo Pompeia - Centro de Simulação e Pesquisa
fev 14@14:00 – 18:00

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo oferece mensalmente uma agenda de cursos de cuidados específicos focados na profissionalização e no cuidado diário da saúde e do bem-estar. A grade contempla formações que são específicas para profissionais da saúde e outras que também podem ser realizadas pela população em geral.

Entre os dias 13 e 26 de fevereiro, os cursos disponíveis falam sobre como leigos podem praticar primeiros socorros e como agir diante de uma parada cardiorrespiratória, além de outros temas.

Público-alvo: gestantes, familiares, educadores, profissionais da área de saúde, alunos de cursos da área de saúde, babás e público em geral.

Objetivo: desenvolver habilidades para os cuidados diário dos recém-nascidos.

Inscrições até 8 de fevereiro.

fev
15
sex
2019
Primeiros Socorros em Crianças @Hospital São Camilo Pompeia - Centro de Simulação e Pesquisa
fev 15@8:00 – 12:00

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo oferece mensalmente uma agenda de cursos de cuidados específicos focados na profissionalização e no cuidado diário da saúde e do bem-estar. A grade contempla formações que são específicas para profissionais da saúde e outras que também podem ser realizadas pela população em geral.

Entre os dias 13 e 26 de fevereiro, os cursos disponíveis falam sobre como leigos podem praticar primeiros socorros e como agir diante de uma parada cardiorrespiratória, além de outros temas.

Público-alvo: profissionais da saúde.

Objetivo: capacitar profissionais da saúde sobre o que são os primeiros socorros, conhecer os sinais vitais, assim como as situações e procedimentos de emergência.

Inscrições até 11 de fevereiro.

Simpósio de Biomarcadores em Cardiologia @Hotel Intercontinental
fev 15@8:30 – 19:00

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) juntamente com a Sociedade de Cardiologia de São Paulo (SOCESP) e Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) realizam, no dia 15 de fevereiro, o Simpósio de Biomarcadores em Cardiologia, em São Paulo (SP).

A programação direcionada a médicos e demais profissionais da saúde abordará insuficiência cardíaca, genética cardiovascular e suas aplicações, infarto do miocárdio e fibrilação atrial. Dentre os temas que serão abordados durante o evento estão novas pesquisas, diagnóstico laboratorial e por imagem, monitoramento e modelo de protocolo assistencial. Após as sessões, haverá abertura para debate e perguntas do público.

Segundo o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, “este evento é uma reafirmação do compromisso da entidade de integrar a patologia clínica à outras especialidades, exaltando que o uso racional de exames contribui para a excelência no diagnóstico, a escolha acertada de medicamentos e o monitoramento de diversas doenças”.

O evento será encerrado com o sorteio de uma bicicleta elétrica, seguido de coquetel.

fev
16
sáb
2019
Curso teórico-prático de emergências obstétricas @Hotel Araucária Flat
fev 16 dia inteiro

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) realiza, em 16 de fevereiro, em Araraquara (SP), edição do curso de emergências obstétricas destinado a qualificar a assistência nesses casos e, consequentemente, a reduzir as altas taxas de mortalidade materna que persistem no Brasil.

Conforme afirma o ginecologista e presidente da regional de Ribeirão Preto da SOGESP, dr. Paulo Pagnano, a programação contempla os médicos com uma série de conceitos fundamentais.

Dividido em dois módulos, um prático e um teórico, terá simulações de situações comuns ao dia a dia da especialidade. Eclâmpsia, manejo de urgências obstétricas e infecção puerperal grave são alguns exemplos de questões a serem abordadas.

O intuito principal é orientar as condutas, com base em evidências científicas. Ao todo, participarão do treinamento 40 profissionais de saúde.

Dr. Paulo pontua ainda que a iniciativa é relevante por disponibilizar atualizações sobre os casos clínicos e uma visão recente sobre o diagnóstico e tratamento. Constituindo-se como uma ótima experiência na carreira dos participantes, capacitando-os para lidar com situações emergenciais de forma assertiva e com segurança.

As inscrições vão até dia 15 de fevereiro.

Reunião da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular @Associação Paulista de Medicina (APM)
fev 16 dia inteiro

A Associação Paulista de Medicina (APM) realiza, em 16 de fevereiro, reunião da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular, evento vinculado à Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Seção São Paulo.

Conforme explica dr. Marcelo Calil Burihan, presidente da SBACV, a Liga Acadêmica existe há seis anos. Congrega alunos de 16 cursos de Medicina do Estado. Realiza, por exemplo, debates sobre estudos clínicos e coloca os futuros médicos em contato com a especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Cada reunião é coordenada por uma faculdade, com apresentação de aulas teóricas e discussão de casos clínicos da especialidade, contando com a participação de alunos e também de residentes.

Dr. Marcelo destaca que o objetivo é divulgar e promover o aprimoramento na especialidade, a fim de que sejam criadas condições adequadas para o atendimento aos pacientes.

fev
18
seg
2019
Como se preparar para uma entrevista de emprego @Hospital São Camilo Pompeia - Centro de Simulação e Pesquisa
fev 18@8:00 – 12:00

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo oferece mensalmente uma agenda de cursos de cuidados específicos focados na profissionalização e no cuidado diário da saúde e do bem-estar. A grade contempla formações que são específicas para profissionais da saúde e outras que também podem ser realizadas pela população em geral.

Entre os dias 13 e 26 de fevereiro, os cursos disponíveis falam sobre como leigos podem praticar primeiros socorros e como agir diante de uma parada cardiorrespiratória, além de outros temas.

Público-alvo: Profissionais e alunos dos cursos de graduação, ensino médio ou enfermagem.

Objetivo: preparar os candidatos para participar de entrevistas em processos seletivos.

Inscrições até 11 de fevereiro.

fev
19
ter
2019
2º Portas Abertas Saúde @CIVI-CO
fev 19@16:30 – 20:00

Após os bons resultados alcançados com o programa de aceleração Synapsis, que impulsionou 12 startups com soluções inovadoras na área de saúde, a Eurofarma anuncia mais uma iniciativa para impulsionar o mercado de saúde. A empresa irá patrocinar a segunda edição do Portas Abertas Saúde, iniciativa voltada para profissionais e pequenas empresas que acontece em parceria da Vox Capital (gestora de investimentos de impacto) com a Quintessa (aceleradora de negócios de impacto). O objetivo é incentivar o diálogo e encontrar soluções mais acessíveis e de qualidade para a saúde no país.

Este ano, Paulo Braga, gerente de Corporate Venture da Eurofarma, será um dos painelistas do evento. O executivo foi recentemente vencedor do GVC Rising Awards 2019 – premiação da Global Corporate Rising dedicada a reconhecer iniciativas de corporate venture no mundo – e um dos responsáveis pelo sucesso do programa Synapsis. Para ele, o investimento em pequenas empresas pode trazer bons resultados para o mercado. “Com o Synapsis, a Eurofarma fechou contrato com 80% das empresas participantes, e o investimento sem dúvidas fará com que a área de saúde tenha melhorias”, comenta o gerente.

As empresas e profissionais que quiserem participar do encontro poderão se inscrever até o dia 18 de fevereiro. O evento reúne também painelistas como Fábio Deboni (Instituto Sabin), Mahiti Godoy (Prontmed) e Giovanni Guido Cerri, secretário estadual da Saúde de São Paulo entre 2011 e 2013.

Vagas limitadas (50 vagas).