Eventos

Calendário de eventos

maio
2
qui
2019
49ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019) e 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista @Transamerica Expo Center
maio 2 – maio 5 dia inteiro

Por mais um ano, São Paulo (SP) receberá a Jornada Paulista de Radiologia (JPR). Em sua 49ª edição, o congresso organizado pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) acontecerá de 2 a 5 de maio e será realizado simultaneamente à 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista.

Com mais de 100 empresas expositoras e 500 professores, sendo mais de 60 deles estrangeiros, o evento é considerado o maior da especialidade na América Latina e promoverá um intenso intercâmbio científico. Sob o mote principal “Celebrando as Relações Internacionais”, 30 cursos abordarão os mais diferentes temas que envolvem o diagnóstico por imagem.

Dentre as aulas, destacam-se: câncer de mama induzido por radiação; diagnóstico de doenças venosas na infância; inteligência artificial em oncologia; conceitos atuais de câncer de próstata; e demência e envelhecimento.

Novidades da JPR 2019

Este ano, a JPR contará com vilas que apresentam novos formatos de exposição de conteúdo e possibilidade de debates. Uma delas é a Vila da Inovação: o público poderá assistir pequenas palestras sobre Inteligência Artificial e novos negócios em Diagnóstico por Imagem, com a presença de startups com soluções voltadas à radiologia.

Outra novidade é a Vila do Ultrassom, inspirada em uma iniciativa semelhante realizada pela Sociedade Francesa de Radiologia (SFR). “Este espaço contará com um pequeno auditório, telões e equipamentos de ultrassonografia. Durante a programação do evento, serão apresentadas aulas com demonstrações práticas nos aparelhos. Além disso, os equipamentos ficarão em exibição com representantes de cada empresa participante, para que os congressistas possam visitá-los e obter mais informações sobre o funcionamento e diferenciais de cada um”, afirma o Dr. Carlos Homsi, presidente da SPR.

Intercâmbio com outras áreas

A Jornada Paulista de Radiologia deste ano também terá uma iniciativa inédita, que busca atrair um novo público ao evento: o Curso de Engenharia Clínica. A atividade contará com palestrantes da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Associação Brasileira da Indústria e Artigos Equipamentos Médicos (Abimo), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das empresas GE, Siemens, Canon e Philips.

Além disso, o curso de Profissionalismo e Gestão foi dividido nesta edição: no dia 3 de maio, os profissionais poderão se atualizar sobre Segurança Radiológica e, no dia 4, a respeito de Liderança e Gestão em Saúde. Este contará com a presença do economista Roberto Luis Troster, para discutir a perspectiva econômica brasileira.

Os biomédicos também têm espaço na Jornada e, além de terem um módulo exclusivo alinhado ao tema central da JPR, dividirão dois cursos conjuntos com médicos veterinários e físicos.

1ª Jornada de Radiologia Intervencionista

A Radiologia Intervencionista, na JPR 2019, ganhou destaque especial: o crescimento da área e sua importância para um diagnóstico mais preciso, mais rápido e menos invasivo aos pacientes tornaram obrigatória a criação da 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista. O programa contará com aulas expositivas e hands on, além da presença do Dr. Robert Suh, especializado em ablação pulmonar.

“Se, por um lado, o desenvolvimento tecnológico baseado na inteligência artificial e no aprendizado das máquinas pode representar a possibilidade de substituição de algumas das funções atualmente exercidas por radiologistas, por outro, o incremento da atuação do radiologista em atos médicos diagnósticos e terapêuticos, através da radiologia intervencionista, agregam valor e relevância à nossa especialidade, aos radiologistas jovens do presente e àqueles das próximas gerações”, afirma o Dr. Homsi.

O público-alvo da Jornada abrange radiologistas, médicos de áreas correlatas, estudantes, técnicos e tecnólogos, enfermeiros, veterinários, entre outros. As inscrições para a JPR 2019 e para a 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista ficam abertas até o dia 18 de abril no site. Após a data, serão aceitas inscrições apenas no local do evento.

maio
4
sáb
2019
4º Seminário sobre Envelhecimento Ativo com Hábitos Saudáveis
maio 4@8:00 – 13:00

O número de idosos no Brasil está em ascensão. Dados do último levantamento do IBGE revelam que existem mais de 29 milhões de pessoas com mais de 60 anos e, até 2030, a expectativa é que esse número dobre. Ainda segundo o órgão, somente em Salvador, o número ultrapassou a casa dos 400 mil. O aumento se deve aos cuidados frequentes com a saúde e elevação da expectativa de vida. Dentro desta perspectiva, o Hospital São Rafael (HSR), de Salvador (BA), vai realizar o 4º Seminário sobre Envelhecimento Ativo e com Hábitos Saudáveis, no dia 4 de maio. As inscrições estão abertas.

Podem se inscrever profissionais da saúde, estudantes da área e demais prestadores de serviços que lidam com a terceira idade. A programação do encontro, está repleta de palestras que envolvem assuntos ligados à nutrição, cuidados com o coração, impacto do tratamento regular nas doenças crônicas do idoso e outros temas que envolvem este público.

De acordo com o organizador do evento e médico geriatra do HSR, Wenceslau Alonso, o objetivo é disseminar a importância da vida ativa para evitar e combater doenças comuns nesta parcela da população que só tende a crescer. “Isso significa que, embora não possamos controlar fatores intrínsecos como a genética, o envelhecimento é inexorável, mas as pessoas estão cada vez mais optando por um estilo de vida mais saudável e ativo, incorporando no dia a dia hábitos que preservam a saúde mental, aumentando a probabilidade de viver mais e melhor”, detalha.

As inscrições podem ser realizadas via Facebook, no perfil Instituto 3ª Idade Ativa. Na rede social, o candidato preenche um formulário eletrônico com nome, e-mail, endereço e número de telefone. As vagas são limitadas e os participantes terão certificado.

Como ter uma velhice ativa?

– Pratique exercícios físicos, pelo menos por 30 minutos diariamente.

– Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

– Beba de seis a oito copos de água por dia. A hidratação é fundamental!

– Diminua a quantidade de sal.

– Fuja de alimentos industrializados.

– Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, cereais, raízes, laticínios e proteínas.

Programação do evento:

8h – 8h45

Tema: Nutrientes especiais para a saúde do idoso

Palestrante: Mariana Souza (nutricionista)

9h – 9h45

Tema: Uma história, um estigma, uma vida

Palestrante: Dinah Hoisel (escritora)

10h30 – 11h15

Tema: O impacto do tratamento regular nas doenças crônicas do idoso

Palestrante: Dr. Wenceslau Alonso (médico geriatra)

11h30 – 12h15

Tema: A importância da atividade física no controle das doenças cardiológicas

Palestrante: Dr. Fábio Almeida (médico cardiologista)

Jornada de Emergências em Pediatria @Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
maio 4@8:00 – 18:00

O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa promove a Jornada de Emergências em Pediatria, onde vai discutir temas de interesse em pronto-atendimento, auxiliando na atualização de pediatras, residentes e acadêmicos em Medicina por meio de discussões sobre os assuntos mais recentes na área.

O evento, que está em sua primeira edição, conta com a participação de médicos especialistas e emergencistas que compartilharão suas experiências obtidas no dia a dia hospitalar. Ao final de cada mesa será reservado um período de tempo considerável para debater o tema e para que possam ser solucionadas todas as dúvidas dos participantes.

Outros diferenciais deste evento é a experiência dos médicos do Hospital Sírio-Libanês, além da alta capacidade técnica dos professores convidados. A jornada será coordenada pelos médicos Ricardo Fonseca, coordenador do Programa de Residência Médica de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês e coordenador médico do Pronto-Atendimento de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês; Gilda Porta, professora livre-docente em Pediatria pela USP e medica do Grupo de Hepatologia e Transplante Hepático do Hospital Menino Jesus e do Hospital Sírio-Libanês; Flávia Nassif, médica preceptora do Programa de Residência Médica de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês e  médica do Pronto-Atendimento e Unidade Semi-Intensiva de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês; e Marcello Pedreira, médico do Pronto-Atendimento de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês e membro do Departamento de Emergências da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

De acordo com Dr. Ricardo Fonseca, outra particularidade da Jornada de Emergências em Pediatria é que o evento será mais restrito, “o que dará maior possibilidade de interação entre participantes e palestrantes”.

maio
7
ter
2019
12º Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e 17º Simpósio Latinoamericano de Farmacobotânica @Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase)
maio 7 – maio 10 dia inteiro

De 7 a 10 de maio, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) abrigará o 12º Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e o 17º Simpósio Latinoamericano de Farmacobotânica. A programação dos eventos foi especialmente pensada para trazer temas atuais e relevantes ao estudo dos Produtos Naturais, em Petrópolis (RJ).

Os dois simpósios visam o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores e estudantes das áreas de plantas medicinais e produtos naturais relacionados à Farmacognosia e à Farmacobotânica.

“A realização dos eventos em Petrópolis mostrará aos participantes de várias regiões do Brasil e do exterior uma outra face do Estado do Rio. A maioria dos eventos científicos ocorre na capital fluminense. Porém, o estado possui várias outras regiões de inigualável beleza natural, com diversos atrativos e infraestrutura adequada. A Cidade Imperial tem enorme patrimônio histórico e cultural, além de estar situada na Região Serrana, com Mata Atlântica preservada, rica em biodiversidade e fonte de produtos naturais com potencial farmacológico. Dessa forma, o evento tem também como finalidade divulgar os atrativos e o potencial de Petrópolis”, explica Leopoldo C. Baratto, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia.

O Simpósio Brasileiro de Farmacognosia teve início em 1997, em Araraquara (SP). Essa é a primeira vez que o evento será realizado no Rio de Janeiro. Este ano serão 38 convidados internacionais e nacionais, que participarão de conferências, mesas-redondas, debates, minicursos e oficinas.

“O evento pretende criar oportunidades para o estabelecimento de cooperações intra e interinstitucionais, criando um ambiente de encontro para os professores, estudantes, profissionais, empresários e gestores de ciência, tecnologia e inovação, de onde possam sair sugestões e soluções para temas relevantes como o ensino da Farmacognosia, pesquisa, biodiversidade, biofármacos, legislação, propriedade intelectual, patentes, inovação, desenvolvimento biotecnológico, parcerias e cooperações nacionais e internacionais. O simpósio irá contribuir para a formação de recursos humanos no país em nível de graduação e pós-graduação, fortalecendo a pesquisa em Farmacognosia, tendo em vista que pesquisadores de renome nacional e internacional estarão entre os palestrantes”, destaca Baratto.

A rica programação contemplará palestras sobre o tema “Conservação, biodiversidade e biomas brasileiros”, onde se pretende debater a importância da pesquisa científica com a flora nativa, buscando formas de gerar produtos e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente. Alguns palestrantes abordarão técnicas analíticas modernas de produtos naturais, mostrando os avanços na área e de que forma essas novidades podem favorecer a pesquisa e a inovação no estudo de plantas medicinais. Aos interessados por Fitoterapia, serão ministradas palestras abordando o tema “Síndrome metabólica, fitoterapia no SUS” e uma oficina sobre jardins terapêuticos.

Os eventos também contarão com apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis e comunicações orais, permitindo que os melhores trabalhos de alunos de iniciação científica e pós-graduandos possam ser apresentados. Os interessados em participar podem inscrever suas pesquisas até o dia 28 de fevereiro. Além disso, serão realizadas miniconferências, com espaço para professores de Farmacognosia e Farmacobotânica apresentarem suas pesquisas, dando oportunidade sobretudo aos jovens pesquisadores.

maio
10
sex
2019
Encontro de Sociedades – Avanços laboratoriais em doenças infecciosas @Hotel Intercontinental São Paulo
maio 10@8:30 – 19:00

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) em parceria com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) realiza no dia 10 de maio o “Encontro de Sociedades – avanços laboratoriais em doenças infecciosas”, em São Paulo (SP).

Segundo uma das responsáveis pela organização do evento, Marines Dalla Valle Martino, a parceria com a SBI reforça o compromisso da SBPC/ML de aproximação com entidades parceiras. “Esta será uma oportunidade única de colocar em discussão os principais desafios das especialidades que se complementam em benefício do diagnóstico e tratamento dos pacientes”, completa a patologista clínica.

A programação será dividida em quatro módulos: HIV e DST, BrCast, IRESP e novos antibióticos e por fim Clostridium difficile e outras Infecções Gastrointestinais. Dentro de cada um deles, haverá espaço para interações e discussão sobre as apresentações dos especialistas.

As inscrições podem ser feitas através do site até o dia 1º de maio. Associados e estudantes da área de saúde tem desconto. As vagas são limitadas.

maio
11
sáb
2019
III Simpósio de Atualização em Medicina Interna @Hospital São Rafael - Auditório Luigi Faroldi
maio 11@8:00 – 17:00

Médicos, residentes e estudantes da área já podem se inscrever no III Simpósio de Atualização em Medicina Interna do Hospital São Rafael, em Salvador (BA). O evento será realizado no dia 11 de maio e as vagas são limitadas.

Em um dia intenso de aprendizado serão abordados assuntos diversos, dentro do tema macro “Raciocínio Clínico”. A programação contempla palestras sobre febre, dor, síncope, icterícia, tontura, artrite, diarreia, sepse, hiponatremia, dor torácica, edema, dentre outras. O objetivo é preparar o médico ou estudante para o exercício responsável da profissão, visando a excelência do atendimento ao paciente.

Programação:

8h – Abertura: Raciocínio Clínico (Rodrigo Brandão) / Autor do livro “Emergências Clínicas – USP”

8h25 – Edema: André Gobatto / Clínico e Intensivista

8h50 – Febre: Ana Verena / Infectologista

9h15 – Hipercalcemia: Olívia Bonfim / Clínica e Endocrinologia

9h40 – Dor: João Gabriel Ramos / Clínico e Intensivista

10h05 – Hematúria: Fernanda Coelho / Clínica e Nefrologista

10h30 – Intervalo

10h50 – Dor Torácica: Alexandre Costa / Clínico e Cardiologista

11h15 – Síncope: Rodrigo Morel / Clínico e Cardiologista

11h40 – Sepse: Rogério Passos / Clínico e Intensivista

12h05 – IRA: Paulo Benigno / Clínico e Nefrologista

12h30 – Rebaixamento da Consciência: Juliana Caldas / Clínica e Intensivista

12h55 – Almoço

14h – Dispnéia: Camila Loureiro / Clínica e Pneumologista

14h25 – Icterícia: André Lyra / Clínico e Hepatologista

14h50 – Tontura: Marcus Albuquerque / Neurologista

15h15 – Intervalo

15h35 – Diarreia: Adriana Ribas / Clínica e Gastroenterologista

16h – Delirium: Christiane Machado / Clínica e Geriatra

16h25 – Hiponatremia: Maurício Teixeira / Clínico e Nefrologista

16h50 – Artrite: Rafael Barreto / Clínico e Reumatologista

maio
16
qui
2019
13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (COPEM) @Centro de Convenções Frei Caneca
maio 16 – maio 18 dia inteiro

Avanços em pesquisa do diagnóstico ao tratamento de doenças endócrinas, com ênfase no dia a dia do endocrinologista, são os motes do 13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (COPEM), que será realizado em São Paulo (SP) entre os dias 16 e 18 de maio. Estima-se um público de 1.500 pessoas.

A geneticista Mayana Zats é uma das convidadas e abordará os dilemas da ética médica na era do genoma. Além dela, estão confirmadas as presenças de outros cinco pesquisadores internacionalmente renomados: os Drs. Michael Nauck (Alemanha), Richard Auchus  (Universidade de Michigan – EUA), Irina Bancos (Mayo Clinic – EUA), Antonio Bianco (Universidade de Chicago – EUA) e Maria Beatriz Lopes (Universidade de Virginia – EUA), sendo os dois últimos pesquisadores brasileiros radicados nos Estados Unidos e especializados em doenças tireoidianas e hipofisárias, respectivamente. Estes convidados internacionais discutirão temas palpitantes, desde novas drogas utilizadas para o tratamento do diabetes, a medicina personalizada para o manejo de doenças tireoidianas e, até mesmo, a descoberta de hormônios derivados da testosterona, que estão implicados na etiologia de doenças na infância e vida adulta.

“Teremos 3 cursos de imersão, destacando-se o de Novas Tecnologias para o Tratamento de Diabetes e Avanços em Endocrinopediatria, além de 22 simpósios que abordarão desde doenças frequentes como obesidade, diabetes e câncer de tireoide, até doenças que causam infertilidade. Preparamos também 11 conferências com os principais pesquisadores de São Paulo”, conta a Dra. Tânia Bachega, presidente da Comissão Científica do evento e médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo – SBEM-SP, sociedade médica que organiza o COPEM.

Interação – seguindo a tendência de sua última edição, o COPEM 2019 terá o Meet the Professor, atividade que promove o encontro dos congressistas para uma sessão de tira dúvidas com renomados especialistas das diferentes áreas. Também faz parte da programação o Debate Socrático sobre o tema controverso na pratica clínica: “Microcarcinoma papilífero de tiroide – operar ou observar?”, ocasião onde dois especialistas debaterão pontos científicos divergentes.

4º Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar @Hotel Deville
maio 16 – maio 17 dia inteiro

Cuiabá (MT) receberá nos dias 16 e 17 de maio a quarta edição do “Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar”. O evento – que já se consolidou como oportunidade de aprimoramento técnico para os profissionais de Mato Grosso – chega para fomentar debates estruturantes voltados para a melhoria da gestão dos serviços de saúde.

De acordo com o diretor presidente do Grupo Santa Rosa, José Ricardo de Mello, o simpósio tem como foco reunir gestores da área de saúde, empresários do segmento, médicos e estudantes de medicina em prol de apresentar informações que visem ampliar as relações comerciais, humanas, sociais e tecnológicas.

“Discutir a saúde é o que a saúde precisa. Investir em ações que possam difundir conhecimento é primordial para a garantia de sua qualidade, sustentabilidade e segurança. Se novos olhares guiam o futuro, antes temos como desafio compreender o passado e avaliar o presente. Tanto que prezamos por temas atuais e contamos com a presença de palestrantes e convidados de prestígio nacional e internacional que pensam o setor de forma inteligente”, reforça.

maio
21
ter
2019
1º Fórum Internacional de RH & Liderança @Royal Boutique Hotel
maio 21 dia inteiro

No dia 21 de maio, a cidade de São Paulo sediará o 1º Fórum Internacional de RH & Liderança para profissionais de Recursos humanos da área da saúde. Voltado para a área de Recursos Humanos da Saúde, o Fórum reunirá profissionais brasileiros e hispânicos para a troca de experiência sobre gestão de pessoas e liderança nas organizações de saúde.

O Fórum será promovido pela FATOR RH com objetivo de compartilhar os conhecimentos adquiridos com mais de 250 hospitais nesses últimos 25 anos.

Presenças confirmadas:

  • Dra. Norca Huamalies – CEO do Hospital GOOD HOPE, Lima, Peru. Palestra: Os Desafios de Mudança de Cultura Organizacional – Ações de Endomarketing para fortalecer Gestão por Competências.
  • Dr. Péricles Cruz – Superintendente da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Palestra: A Importância de Gestão de Pessoas e a Certificação de Qualidade (Acreditação Hospitalar).
  • Prof. Fabrizio Rosso – Diretor Executivo da Fator RH. Palestra: Gestão ou Indigestão de Pessoas – Como liderar com inteligência sua equipe?
  • Conferência: Como EMOCIONAR o seu cliente? Cases: Hospital Mãe de Deus (RS) Sra. Márcia Fernanda – Diretora de Clientes. Rede Tauá de Hotéis – Sr. João P. Ribeiro – Fundador/CEO e Sra. Viviane Magalhães – Diretora Coorporativa de RH.

Demais atividades:

– Jogo Cooperativo de Liderança (GCPEC Game) – A Torre das Competências – aplicado pelos consultores da FATOR RH.
– Painel Internacional: Cases de Sucesso em Gestão por Competências.
– Entrega do Prêmio Diamante para os Melhores Cases de Competências de 2018 (Brasil e Mercosul).

Hospital Summit 2019 @Expo Center Norte - 2º mezanino (Auditórios 12, 13 e 14)
maio 21@10:00 – maio 22@17:00

O primeiro dia do Hospital Summit 2019, 21 de maio, trará em uma das salas (01) uma programação completa a cerca dos modelos de atenção ao idoso, apresentando estratégias de implementação de cuidados direcionados às pessoas que chegaram na terceira idade.

Um dos conteúdos apresentados no evento será uma mesa-redonda sobre modelos bem-sucedidos de atenção ao idoso no Brasil, com moderação de Daniel Apolinário, coordenador médico dos Programas de Atenção ao Idoso do Hospital do Coração – HCor e participação de Milene Silva Ferreira, fisiatra e geriatra do Hospital Israelita Albert Einstein e Marta Ferreira Passo, gerente da Unidade de Atenção Domiciliar da SOS Vida.

Já a parte da tarde, contará com um workshop sobre estratégias para identificar vulnerabilidades e reduzir riscos em idosos frágeis hospitalizados. Para falar mais sobre o assunto, Marlon Aliberti, coordenador no Hospital Dia Geriátrico do Hospital das Clínicas, irá expor uma avaliação multidimensional do idoso, ensinando como viabilizar esse recurso na prática hospitalar.

Dando sequência à programação do Hospital Summit 2019, Aliberti ao lado dos especialistas Thiago Junqueira, coordenador da Enfermaria de Geriatria do Hospital das Clínicas; Omar Jaluul, coordenador do serviço de Geriatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; e Francisleine Frank, enfermeira de Gerontologia do Hospital Vera Cruz, irão mostrar como implementar fluxos, protocolos e programas para reduzir os riscos associados à hospitalização do idoso.

Por fim, a diretora de Estratégias e Novos Negócios da Qualirede Martha Oliveira abordará o “Cuidador 2.0” e como as transformações na sociedade brasileira influenciarão os modelos de cuidado do idoso.