Eventos

Calendário de eventos

mar
29
sex
2019
Fundamentos para Gerenciamento de Catástrofes @Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) - 7° andar
mar 29@7:00 – 18:00

Fundamentos para Gerenciamento de Catástrofes é um curso de imersão da Sociedade Norte-Americana de Medicina Intensiva (SCCM) que é franqueado para a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) no Brasil.

O Curso tem por objetivo preparar profissionais de saúde para tratar as vítimas de eventos de acidentes naturais ou artificiais em massa.

O curso ajuda os profissionais intensivistas adquirirem conhecimentos necessários para gerir a resposta de cuidados intensivos para catástrofes de grande amplitude.

Este curso de um dia inclui uma combinação de sessões didáticas e estações de habilidade nos quais o aluno irá interagir com pacientes criticamente doentes que são admitidos no hospital, bem como pacientes graves e/ou feridos após um evento de desastre em massa.

Clique aqui e confira a programação do curso (sujeito a alterações).

abr
1
seg
2019
TEAbraço 2019 @Shopping Iguatemi Ribeirão Preto
abr 1 – abr 7 dia inteiro

Mapeamento genético como uma das ferramentas para auxiliar na identificação da causa do autismo e a evolução da ciência em relação à genética estão entre os temas que serão abordados durante o TEAbraço, evento que acontece em Ribeirão Preto (SP), de 1 a 7 de abril. Estes assuntos serão apresentados pela Tismoo, primeira empresa do mundo voltada exclusivamente à medicina personalizada para o tratamento e diagnóstico do Transtorno Espectro Autista.

A Tismoo atua no Brasil e nos Estados Unidos e proporcionará no TEAbraço uma oportunidade única para famílias e profissionais tirarem suas dúvidas e terem acesso aos principais avanços da ciência já que serão abordados conteúdos inéditos trazidos com exclusividade para o evento, incluindo as principais e mais atuais questões genéticas.

A Conferência da Tismoo acontece no dia 3 de abril com a participação de Alysson Muotri – biólogo brasileiro, diretor científico da Tismoo, com pós-doutorado em neurociência e células-tronco e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos –, Carlos Gadia – neuropediatra, médico chefe da Tismoo, Diretor do Nicklaus Children’s Hospital na Flórida (EUA), co-fundador do TEAbraço e referência mundial em autismo – , Graciela Pignatari, bióloga, diretora executiva da Tismoo, doutora em Biologia Molecular e que atua com células-tronco, terapia celular e criação de modelos de doenças com foco em autismo – e Diogo Lovato – biomédico, doutor em Biologia Molecular e atualmente é Clinical Genomics Variant Scientist da Tismoo, onde desenvolve trabalhos em genômica, genética clínica e modelos genéticos do Transtorno do Espectro do Autismo.

TEAbraço

Com o tema “Inclusão 360º”, o evento trará abordagens importantes que vão contribuir com a inserção as pessoas com TEA na sociedade. A programação, voltada para familiares e profissionais da área, conta com Demonstrações práticas de atendimento – modelo exclusivo que acontece sob a supervisão do neuropediatra Carlos Gadia -, palestras gratuitas com diversos temas como bullyng, leis e direitos e cães terapeutas; cursos de aprimoramento sobre Alfabetização e ambiente escolar, entre outros assuntos; e o Workshop Internacional que contará com a presença de profissionais renomados trazendo as técnicas e soluções para o universo TEA. O evento ainda traz o Espaço Jujuba que oferece oficinas lúdicas e orientações com profissionais.

abr
4
qui
2019
Global Summit Telemedicine & Digital Health @Transamerica Expo Center
abr 4 – abr 6 dia inteiro

Especialistas internacionais como Luís Velez Lapão (Portugal), Pini Bem Elazar (Israel) e Tobias Zobel (Alemanha) já confirmaram presença no evento, que contará com palestras, conferências, painéis e outras atividades científicas, além de uma área extensa com exposição de novidades em soluções para a área.

O Global Summit Telemedicine & Digital Health é organizado pela Associação Paulista de Medicina e pelo Transamerica Expo Center.

Futuro já

A importância de ampliar o debate sobre como os avanços técnico-científicos na área médica em direção a um futuro melhor no campo da saúde é destacada pelo presidente de honra do Global Summit Telemedicine & Digital Health, José Luiz Gomes do Amaral:

“A Medicina se apoia em três pilares. O primeiro é a vontade de aliviar o sofrimento do próximo; isso se fez há 2300 anos e será igual daqui a 200 anos. Segundo, caracteriza-se pelo comportamento ético, um juramento médico perante à sociedade. Por fim, trata-se da ciência, a qual imensas modificações, que não podemos prever, se fazem constantes em uma espiral que se move em velocidade exponencial”.

Dr. Jefferson Gomes Fernandes, presidente Científico e do Conselho de Curadores do Global Summit, ressalta ser fundamental “para nós, como no mundo inteiro, ter maior acesso e resolubilidade nesses sistemas de saúde. Existe um caminho que pode contribuir de forma preponderante para isso, que são as ações e contribuições das ferramentas de Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital”.

Telemedicina e Telessaúde

Simultaneamente, ao do Global Summit Telemedicine & Digital Health ocorrerá a nona edição do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.

“Em vez de termos um evento em abril e outro em novembro, com a mesma temática, entramos em acordo para fazer a fusão. Com isso, nós da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde entramos com o selo de uma entidade respeitada para o Global Summit. E este vem trazendo toda a logística estrutural, com ampla organização há mais de um ano”, explica o presidente da ABTms, Humberto Oliveira Serra.

Telessaúde, Saúde Digital, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Experiência do Paciente e Saúde, Telemedicina, Saúde Móvel, Analytics e Big Data, Promoção e Prevenção da Saúde e Aprendizado de Máquina e Legislação serão alguns dos temas abordados no GS.

“Sabemos que a Telemedicina precisa ser melhor regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina. Por exemplo, não é permitido que o paciente se consulte com um médico à distância. A Psicologia já superou isso, com regulamentação de teleconsulta. Então, são questões que precisam ser enfrentadas nas discussões”, acrescenta Serra, que também é coordenador do Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

A conexão digital é outro grande desafio na área, principalmente em localidades longínquas das regiões Norte e Nordeste. “Somos um País de dimensões continentais. Se municípios não tão distantes das regiões metropolitanas, como em São Paulo e no Rio Grande do Sul, têm problemas de conectividade, imagine em cidades do Amazonas, Maranhão e Piauí? Isso é um fator complicador para o grande avanço da tecnologia na Saúde”, afirma o especialista.

Entretanto, segundo Serra, o telediagnóstico avançou muito nos últimos anos. Um exemplo disso é o projeto QualiSUS-Rede, vinculado entre o Ministério da Saúde, estados e munícipios, que objetiva sistematizar de forma integrada os serviços de Saúde, levando assistência aos trabalhadores do setor público em todo o País.

“E trabalha em quatro linhas: telediagnóstico, teleconsultoria, tele-educação e a segunda opinião informativa. Isso tem sido um diferencial muito grande no treinamento, na capacitação e na educação continuada dos profissionais do SUS”, pontua.

Global Summit Telemedicine & Digital Health

O Global Summit Telemedicine & Digital Health é um evento realizado e promovido pela Associação Paulista de Medicina e Transamerica Expo Center. Tem Dr. José Luiz do Amaral, como presidente de honra, Dr. Jefferson Gomes Fernandes, na presidência científica e do Conselho de Curadores, além de Dr. Antonio Carlos Endrigo, presidente da Comissão de Organização.

abr
12
sex
2019
13ª Jornada Dermatológica @Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Centro histórico-cultural
abr 12 – abr 13 dia inteiro

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) e a UFCSPA promovem, nos dias 12 e 13 de abril, a 13ª Jornada Dermatológica. Entre os destaques da programação está a participação do Dr. Gabriel Salerni, da Argentina. O evento também contará com palestras do Dr. Leonardo Abraham (DF), da Dra. Jeanine Magno (SC) e da Dra. Denise Miyamoto (SP), entre outros convidados. A programação integra três cursos pré-evento: Dermatoscopia, Dermatopediatria e Dermatologia para Clínicos Gerais. Os dermatologistas Rodrigo Duquia e Renan Bonamigo integram a comissão organizadora do evento, que acontecerá no Centro Histórico-Cultural Santa Casa.

abr
23
ter
2019
2º CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem @Transamerica Expo Center
abr 23 – abr 24 dia inteiro

Um dos destaques da programação do 2º CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem será Widlani Montenegro, gestora de Enfermagem UTI do Hospital São Domingos.

Ela proferirá duas palestras, com as temáticas “Manejo de Inserção e Manutenção do Cateter de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica)” e “Indicadores no Cuidado ao Paciente Crítico”.  Ela antecipa que tais discussões são extremamente relevantes, em especial para os gestores de enfermagem e os profissionais de terapia intensiva.

A aula de Manejo tem por objetivo a qualificação por meio do conhecimento de habilidades capazes de garantir segurança ao paciente, durante a terapia intravenosa. A proposta é que o congressista aprenda noções práticas para inserção do cateter de PICC.

Já na segunda palestra, a finalidade é orientar os profissionais sobre os indicadores atuais, além de direcionar e gerenciar os resultados assistenciais em relação ao cuidado do paciente crítico.

“Vamos propor alternativas seguras de confirmação da localização da ponta do cateter”, explica Widlani Montenegro.

O CONDEPE será dinâmico e interativo, com constante troca de experiências entre o público e o palestrante. É a oportunidade de um momento reflexivo em relação às mudanças de práticas diárias no atendimento ao paciente.

Widlani afirma que a importância do Congresso é inserir Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares nas estratégias das instituições e que isso repercute em melhores práticas de gestão e assistência seguras.

“Temos passado por grandes modificações nos modelos de saúde. Existe a necessidade de reposicionar a enfermagem no cenário nacional, interinstitucional. Para tal, o CONDEPE contribuirá inclusive para melhorar a visão dos Enfermeiros”, detalha a palestrante.

CONDEPE

Com a premissa do Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é o primeiro Congresso de proporção nacional totalmente voltado para toda classe de Enfermagem: Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes. A segunda edição do evento será realizada nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo (SP), com o tema “Tecnologia e os desafios da enfermagem moderna”. O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

abr
29
seg
2019
10º Seminário UNIDAS @Windsor Hotel Plaza
abr 29 – abr 30 dia inteiro

A UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) está com as inscrições abertas para o 10º Seminário UNIDAS, um dos eventos mais importantes do setor no ano, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, em Brasília (DF).

O seminário UNIDAS tem o objetivo de promover a troca de conhecimento e informações, além de debater sobre as experiências em gestão de saúde, com intuito de estimular a reflexão com profissionais do setor.

O evento é voltado aos líderes e dirigentes de operadoras de saúde, gestores, executivos de instituições públicas e privadas, médicos, enfermeiros, acadêmicos, prestadores de serviço e outros profissionais interessados no tema.

maio
16
qui
2019
4º Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar @Hotel Deville
maio 16 – maio 17 dia inteiro

Cuiabá (MT) receberá nos dias 16 e 17 de maio a quarta edição do “Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar”. O evento – que já se consolidou como oportunidade de aprimoramento técnico para os profissionais de Mato Grosso – chega para fomentar debates estruturantes voltados para a melhoria da gestão dos serviços de saúde.

De acordo com o diretor presidente do Grupo Santa Rosa, José Ricardo de Mello, o simpósio tem como foco reunir gestores da área de saúde, empresários do segmento, médicos e estudantes de medicina em prol de apresentar informações que visem ampliar as relações comerciais, humanas, sociais e tecnológicas.

“Discutir a saúde é o que a saúde precisa. Investir em ações que possam difundir conhecimento é primordial para a garantia de sua qualidade, sustentabilidade e segurança. Se novos olhares guiam o futuro, antes temos como desafio compreender o passado e avaliar o presente. Tanto que prezamos por temas atuais e contamos com a presença de palestrantes e convidados de prestígio nacional e internacional que pensam o setor de forma inteligente”, reforça.

maio
21
ter
2019
26ª Hospitalar @Expo Center Norte
maio 21@11:00 – maio 24@20:00

A Hospitalar é o evento mais influente das Américas. Apoia o desenvolvimento da área de saúde há 26 anos, tornando-se um importante ponto de encontro de negócios, relacionamento e atualização. A feira multisetorial conquistou a confiança dos profissionais da cadeia pela sua capacidade de energizar o mercado, gerar oportunidades de negócios e conhecimento, transformando sua experiência e prestígio global em resultados reais para expositores e visitantes. É durante a feira que a indústria mundial, empresas de facilities, desenvolvedores em TI e empreendedores apresentam os seus lançamentos e projetos em inovação e tecnologia da saúde. As visitas profissionais incluem pesquisadores, pensadores do setor da saúde e milhares de dirigentes hospitalares, médicos, enfermeiros e profissionais que influenciam e/ou decidem as compras de hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios. O evento promove visibilidade de networking para as marcas expositoras. Conta ainda com conferências e eventos de conteúdo com destaque para o HIMSS@Hospitalar e o CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde.

Perfil do evento: Principal feira multissetorial de saúde das Américas e segunda maior do mundo. Apresenta os mais importantes lançamentos da indústria brasileira e internacional de produtos e serviços médicos e hospitalares. Atua também como grande fórum do setor na América Latina, discutindo temas ligados à gestão dos estabelecimentos de saúde, tendências de mercado e do sistema de atendimento médico no Brasil e no mundo.

Estados brasileiros representados por expositores: Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Países representados por expositores: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Singapura, Suíça, Tailândia, Taiwan, Turquia e Uruguai.

Quem participa: Empresas e profissionais das áreas de equipamentos hospitalares, tecnologia médica, equipamentos para laboratórios, emergência e transporte, ortopedia e fisioterapia, medicamentos e farmácia hospitalar, informática e comunicações, projetos, instalações, construções e manutenção, hotelaria e mobiliário, uniformes, cama, mesa e banho, lavanderia, alimentação e nutrição, cozinha industrial, centros cirúrgicos, bens de consumo médico, enfermaria e monitoração, recuperação traumatológica e pós-operatória, home healthcare, telemedicina, literatura médica especializada.

Perfil dos visitantes: Dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios, médicos, enfermeiros, dentistas, distribuidores, empresários, profissionais que influenciam e decidem compras em estabelecimentos de saúde, compradores internacionais, lideranças setoriais, pesquisadores do setor de saúde, professores e estudantes de medicina.

maio
28
ter
2019
Computex 2019
maio 28 – jun 1 dia inteiro

A área médica é um dos setores que, nas últimas décadas, mais tem se beneficiado com o avanço da tecnologia. Equipamentos de última geração que permitem intervenções menos invasivas, softwares que possibilitam a execução de exames complexos com diagnósticos cada vez mais precisos, são alguns dos exemplos. Tudo isso, em muitos casos, comandado por “dois cliques” dos profissionais da saúde. A Computex 2019, o segundo maior evento de tecnologia do mundo, será o ponto de encontro de profissionais dos mais variados setores para discutir estes avanços e o quanto eles contribuem para o desenvolvimento do mundo.

Nesta edição do evento, uma das principais novidades será o Health 2 Sync, um aplicativo criado para auxiliar no monitoramento de pessoas que sofrem com o diabetes, uma das doenças que mais acometem pessoas em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, só no Brasil quase 13 milhões de pessoas que sofrem desse problema. Uma doença grave que, se não for monitorada e tratada, pode trazer consequências graves ao indivíduo.

Por meio da ferramenta, o paciente consegue fazer um acompanhamento completo de seu estado clínico, inserindo as porções de alimento que ingere em cada refeição, sua pressão sanguínea, se pratica atividade física, etc. Ao inserir todos esses dados, o aplicativo gera um relatório analítico para que o paciente tenha um acompanhamento diário dos seus níveis de diabetes, auxiliando no controle da doença. Basta ter acesso a um ponto de internet e baixar o aplicativo.

A COMPUTEX é organizada pelo Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (Taitra), e será realizada entre os dias 28 de maio e 1º de junho, na cidade de Taipei. A iniciativa trará aos visitantes as principais tendências voltadas à Informação e Comunicação da Tecnologia (ICT), Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Startups, Jogos e Blockchain.

maio
29
qua
2019
XII Congresso Paulista de Neurologia @Sofitel Jequitimar
maio 29 – jun 1 dia inteiro

O XII Congresso Paulista de Neurologia, um dos mais importantes e tradicionais eventos da especialidade, acontece entre os dias 29 de maio e 1º de junho, no Guarujá (SP).

“É uma tarefa muito difícil, pois cada edição do Congresso supera o anterior e libera o caminho para que o próximo também o supere. É este o nosso desafio, lapidar a excelência. São tempos difíceis, mas a chama que alimenta nosso interesse de aprender e de melhor cuidar de nossos pacientes vai aquecer o inverno do Guarujá”, afirma o presidente do evento, Wilson Marques Junior.

Entre os principais temas que serão debatidos no Congresso da Associação Paulista de Neurologia (Apan) – organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM) – estão: Semiologia, Genética, Dor, Miopatias, Neurorreabilitação, Cerebrovascular, Epilepsia, Demências, Neuroinfecção / LCR, Neuromodulação, Cefaleia, Esclerose Múltipla / NMO, Distúrbios do Movimento, Neuropatias Periféricas, Manifestações Neurológicas de Doenças Sistêmicas, Distúrbios do Sono, Doenças do Neurônio Motor, Cuidados Integrativos, Terapêutica em Neurologia, Encefalite Autoimune e Homecare.

O evento também traz debates de temas inovadores em 2019, como Judicialização na Neurologia, Lições de Meus Pacientes, Desenvolvimento de Carreira, Gestão em Neurologia, Liberdade Financeira para os Neurologistas e a Sessão de Controvérsias. Atividades já consagradas, como o Neurocinema e a Sessão Survival, serão mantidas, bem como aulas sobre Arte e Neurologia e História da Neurologia.

E além de abrigar o Encontro das Ligas de Neurologia e o Congresso Neurológico da Infância e Adolescência, o XII Congresso Paulista de Neurologia também terá um espaço especial para as áreas de atuação da especialidade, como Neurointensivismo, Neuro-oncologia, Neurologia do Esporte, Neurologia Infantil, Neurofisiologia Clínica, Neuroimagem, Neuro-oftalmologia, Neuro-otologia, Neurourologia e Neurologia da Mulher.

O primeiro lote está disponível para inscrições até o dia 28 de fevereiro. Associados da Apan, da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da APM possuem valores diferenciados: associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/xii-congresso-paulista-de-neurologia