Eventos

Calendário de eventos

jul
19
sex
2019
Curso de Anestesia Avançado
jul 19 – jul 20 dia inteiro

Um dos desafios para os médicos anestesiologistas, intensivistas e emergencistas, durante cirurgias e emergências, é estabelecer a boa respiração nos pacientes. Por isso, o IRCAD América Latina (Centro de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas), reunirá especialistas de todo o Brasil para abordar o tema e apresentar técnicas e novos recursos que garantem a preservação dos sinais vitais de pacientes, em curso, que realizará, dias 19 e 20 de julho, em Barretos (SP).

Muito além de controlar a dor de pacientes durante intervenções cirúrgicas, os médicos anestesiologistas, intensivistas e emergencistas têm atuação e responsabilidades cada vez mais amplas na medicina, uma evolução que caminha lado a lado às novas tecnologias. No curso, médicos renomados apresentarão os métodos mais assertivos para monitoramento dos parâmetros respiratórios,  oxigenação e funcionamento de órgãos vitais como cérebro, coração, pulmão, entre outros. Novos dispositivos de ventilação mono pulmonar também serão apresentados, durante treinamento prático em modelos ex-vivo, propiciando aos alunos vivência realística dos procedimentos anestésicos. Modernos métodos para a realização de exames de imagem antes, durante e após procedimentos cirúrgicos, como ultrassonografia e tomografia,  também serão abordados.

De acordo com a anestesiologista do Hospital de Amor e uma das diretoras do curso de Anestesia Avançado do IRCAD– Neusa Tsuguie  Onari, um dos grandes desafios dos anestesiologistas é estabelecer boa ventilação  no paciente e por isso destaca a importância de cursos práticos de atualização, “a atuação do anestesiologista deve ser precisa. Quanto maior o conhecimento e treinamento do profissional, menor será o risco de complicações”, disse.

jul
22
seg
2019
8º Fórum LIDE da Saúde e Bem-Estar @Hotel Grand Hyatt
jul 22@7:30 – 12:45

Realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o 8º Fórum LIDE da Saúde e Bem-Estar reunirá no dia 22 de julho, em São Paulo (SP), grandes nomes da Medicina brasileira, dirigentes de empresas e autoridades públicas para debater temas relevantes, como reforço na atenção primária, estilo de vida e uso da criatividade, além de tendências do setor. Estarão presentes na abertura o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, e Claudio Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group e do LIDE Saúde, além de curador do evento.

O primeiro painel do Fórum, com o tema Criatividade em saúde: busca por novos modelos – avanços da Medicina, terá como palestrantes o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Sidney Klajner; a bióloga molecular, geneticista e professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Mayana Zatz; o neurologista, especialista em medicina do sono e professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Fernando Morgadinho; e o oncologista Raphael Brandão, dos Hospitais Samaritano e Paulistano.

No segundo painel, sobre Estilo de vida: a “fórmula” da longevidade, participarão o presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Alexandre Kalache; o cardiologista e pesquisador do Hospital Albert Einstein, Marcelo Katz; e os atores Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli. Gestão da Saúde será o tema do terceiro painel, que terá a presença da vice-presidente de Recursos Humanos do UnitedHealth Group, Catia Porto, e do vice-presidente da Área Médica da Dasa, Emerson Gasparetto.

Já no último painel, que debaterá Doenças Raras, estão confirmadas a geneticista e oftalmologista do Instituto de Genética Ocular, Juliana Sallum, e a advogada especializada em doenças raras, Rosangela Moro. Durante o evento também será entregue o Prêmio Grandes Nomes da Saúde 2019, um reconhecimento às personalidades de destaque da área, entre eles, o diretor de Tecnologia e Inovação da Associação Paulista de Medicina (APM), Antonio Carlos Endrigo; o ex-ministro da Saúde (2007 e 2011) José Gomes Temporão, que atualmente é diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, e a dermatologista e pesquisadora Shirlei Borelli.

Também serão premiados Marcelo Franken, head de cardiologista do Hospital Albert Einstein; Denise Santos, CEO da BP – A Beneficência de São Paulo; Marcelo Franken, head de cardiologista do Hospital Albert Einstein; Valter Furlan, diretor técnico do hospital TotalCor; Nelson Teich, presidente do Grupo COI; Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Daniel Coudry, CEO da Amil; Sérgio Podgaec, vice-presidente do Hospital Albert Einstein; e Deusdeth Gomes, diretor-fundador do Centro Especializado da Coluna Vertebral. O prêmio realizará uma homenagem especial a Sidney Klajner, do Albert Einstein, pela sua trajetória e importante contribuição ao setor.

jul
25
qui
2019
Cyber Security Summit Brasil 2019 @Instituto Tomie Ohtake - Centro de Convenções (Rooftop 5)
jul 25 – jul 26 dia inteiro

Para conferir uma lista de palestrantes de peso em segurança cibernética, autoridades, executivos e estudiosos da área se reunirão, mais uma vez, durante o Cyber Security Summit Brasil 2019, que acontece entre os dias 25 e 26 de julho, em São Paulo (SP).

O evento, que chega em sua terceira edição, contará com atrações nacionais e internacionais para debater o tema “A Segurança para Um Mundo Superconectado”, trazendo à tona a disrupção digital causada pela evolução tecnológica de forma despreparada em relação aos riscos cibernéticos e os reflexos disso na sociedade.

Como se trata de um evento que visa transcender as barreiras da evolução da cibersegurança, conectando o Brasil com instituições e pesquisadores de todo o mundo, essa edição não poderia deixar de contar, em seu painel de palestrantes, com representantes de importantes órgãos de segurança. Dentre eles, estão confirmados a equipe de Cyber OPS do FBI; o Coordenador-Geral do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), Democlydes Carvalho; e o Coronel Paulo Sergio, da Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber).

Na lista de palestrantes especialistas e pesquisadores estão: Nycholas Szucko, Diretor de Cybersecurity na Microsoft; Amar Singh, líder global em segurança cibernética acreditado pelo GCHQ; o conferencista de segurança da Informação Nelson Murilo; Rafael Narezzi, especialista e idealizador do evento; e professor, especialista em segurança cibernética e curador da conferência, Ricardo Tavares.

Dentre as novidades deste ano, o Cyber Security Summit Brasil promete abordar assuntos inéditos como ataques cibernéticos a carros, a equipamentos médicos, além de controle do sistema de indústrias, master plano de incidentes cibernéticos (gerenciamento de crise) e muitas outros temas sobre defesa de hacking, proteção de dados e informação, além de tendências deste mercado.

Para discutir a vulnerabilidade, os riscos cibernéticos e a privacidade de dados nos sistemas de saúde, bem como a Exploração de Dispositivos Médicos, a conferência contará com um célebre time de especialistas, como: Dale Nordenberg, co-fundador e Diretor Executivo do Consórcio de Inovação, Segurança e Segurança de Dispositivos Médicos (MDISS); o americano Jesse Young, principal Pesquisador de Segurança da QED Secure Solutions; e a Dra. Priscila Raupp da Rosa, Médica do Núcleo de Telemedicina do Hospital Sírio Libanês.

ago
1
qui
2019
13ª Convenção Brasileira de Hospitais (CBH)
ago 1 – ago 2 dia inteiro

A primeira capital do Brasil foi o cenário escolhido para a realização do maior encontro do setor hospitalar do país. Entre os dias 1º e 2 de agosto, Salvador (BA) será sede da 13ª Convenção Brasileira de Hospitais (13ª CBH), evento que, neste ano, completa 50 anos de existência. A estimativa da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB), organizadoras do evento, é receber cerca de 1.000 congressistas e mais de 2.000 visitas profissionais durante os dois dias de evento.

Na edição deste ano, a Convenção Brasileira de Hospitais propõe como tema central dos debates a construção de parcerias e trocas de experiências que permitam a ampliação da capacidade hospitalar por todo país. Para isso, o encontro contará com a participação de gestores hospitalares, lideranças institucionais e governamentais, pesquisadores, além de empresas líderes em tecnologia e inovação em serviços de saúde, que juntos, promoverão um momento estratégico de fomento e integração.

“O objetivo da 13ª Convenção Brasileira de Hospitais é convocar a integração, união e ampliação da classe, para cuidarmos da saúde dos hospitais para que eles cuidem da saúde das pessoas, pois nenhuma instituição privada é de maior interesse público do que um hospital particular”, destaca Luiz Aramicy Pinto, presidente da Federação Brasileira de Hospitais.

Durante a 13ª CBH, serão estabelecidas estratégias, alianças e oportunidades com o objetivo de gerar melhorias para que os hospitais continuem evoluindo e oferecendo o melhor para seus colaboradores e pacientes. Para isso, a programação do evento prevê a oferta de cursos, palestras, mesas de debates, além de uma grande vitrine expositora de materiais, equipamentos e serviços hospitalares.

AHSEB

Em 2019, a 13ª CBH conta com o imprescindível apoio da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), que ao lado da FBH, celebra 54 anos de atuação. Desde a sua criação, a AHSEB tem como compromisso contribuir de forma permanente na orientação de seus mais de 200 associados, que, juntos, representam mais de 2500 empresas de saúde, com vistas à qualidade do segmento de saúde do Estado da Bahia.

“Colocamos o nosso desejo, durante a 12ª Convenção Brasileira de Hospitais, realizada em Goiânia, de sediarmos a próxima edição do evento e que, para isso, Salvador dispunha de todas as condições necessárias, além de sermos hoje um estado forte no segmento saúde, com grandes instituições. Para nossa satisfação, fomos os escolhidos. Agora, o nosso desejo é o de realizar um grande evento, que também marque a história das convenções. Esperamos a vinda de pessoas de todo Brasil para debatermos sobre temas que estão na agenda prioritária do setor saúde e que poderão deixar um importante legado para as instituições aqui do estado”, ressalta o presidente da AHSEB, Mauro Adam.

ago
2
sex
2019
Encontro de Sociedades – Câncer: diagnóstico e conduta @Hotel Intercontinental
ago 2 – ago 3 dia inteiro

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial promove nos dias 2 e 3 de agosto, o Encontro de Sociedades – Câncer: Diagnóstico e Conduta, em São Paulo (SP). O evento é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Câmara Brasileira de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Sociedade Brasileira de Patologia.

A programação conta com exposições sobre tumores de pulmão, do trato gastrintestinal, mama e trato gênito urinário. Casos clínicos serão apresentados para discussões.

ago
8
qui
2019
International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia @Expo Unimed
ago 8 – ago 10 dia inteiro

A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove de 8 a 10 de agosto, o International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia. Já está confirmada a presença de 32 palestrantes internacionais. Paralelamente, ocorrerão os Simpósios Internacionais AACN/GECN-SBC/ASNC, o Simpósio Internacional do DERC e o Simpósio Heart & Brain. Serão discutidas as estratégias para redução de mortes cardiovasculares prematuras, um dos objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2025.

ago
10
sáb
2019
Curso de Eletrocardiografia @Expo Unimed
ago 10@8:00 – 12:00

Com objetivo principal de discutir estratégias para redução de mortes cardiovasculares prematuras, o International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia, que acontece de 8 a 10 de agosto, em Curitiba (PR), oferecerá um curso opcional em sua programação: o Curso de Eletrocardiografia voltado para médicos, estudantes e profissionais da saúde interessados no tema.

Serão abordadas noções básicas, dicas para interpretação rápida de eletrocardiograma e o uso do eletrocardiograma na emergência. As aulas ocorrem no dia 10 de agosto.

Promovido pela Sociedade Paranaense de Cardiologia, o International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia terá palestras, workshops e debates com mais de 30 palestrantes internacionais de 17 países, além de cardiologistas de renome nacional. Paralelamente, também ocorrerão os Simpósios Internacionais AACN/GECN-SBC/ASNC, o Simpósio Internacional do DERC e o Simpósio Heart & Brain.

O Hospital como Espaço Educacional @Centro Infantil Boldrini
ago 10@8:00 – 18:00

No dia 10 de agosto, o Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico infantil que é referência em tratamento onco-hematológico na América Latina, realiza em Campinas (SP) o evento “O Hospital como Espaço Educacional”, voltado para educadores, a fim de promover debates sobre Educação, Saúde e Inclusão.

Em pauta, temas como: a importância do vínculo nos pacientes portadores de doenças crônicas; distúrbios visuais na infância; o olhar do professor nos primeiros sintomas do câncer infantil; vivência hospitalar da criança e do adolescente; perspectivas de futuro para crianças e adolescentes com condições especiais de saúde.

De acordo com Luciana Mello, Pedagoga do Boldrini, o objetivo, com a realização do encontro, é capacitar os profissionais da educação para que voltem seus olhares também para a saúde da criança. “Os professores e educadores são parceiros do hospital nos cuidados com a criança. Primeiramente, quando nos alertam para os primeiros sinais e possíveis sintomas das doenças e, posteriormente, quando os alunos já são pacientes, os educadores passam a ser também cuidadores. Então nada melhor do que estreitarmos nossos laços profissionais, entre ambas as áreas”.

ago
14
qua
2019
METROSAÚDE 2019 – Simpósio de Metrologia na Área da Saúde @Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) - Instituto de Radiologia (InRad)
ago 14@8:30 – ago 15@18:00
ago
15
qui
2019
I Congresso de Cuidados Paliativos do Rio de Janeiro @Hotel Othon
ago 15 – ago 16 dia inteiro

O I Congresso de Cuidados Paliativos do Rio de Janeiro que ocorrerá na capital carioca entre os dias 15 e 16 de agosto, já abriu as suas inscrições. O evento é um dos que a Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) irá realizar em 2019.

Com o tema “Construindo as bases de uma comunidade da compaixão” o evento terá dois cursos pré-congresso, Cuidados Paliativos para todos: fundamentos do cuidar da criança ao idoso – A essência dos Cuidados Paliativos por Cicely Saunders e Elisabeth Kübler-Ross”, e “Controle de Sintomas: bases para uma boa paliação – Discutindo casos clínicos do dia a dia em diferentes cenários”. Os cursos ocorrerão no dia 15, entre 8h e 12h.

O evento contará com a presença de diversos especialistas entre eles dois internacionais, Fernando Kawai, diretor do Programa de Residência de Cuidados Paliativos, New York Presbiterian Queens; e Paulo Reis Pina, diretor da Unidade de Cuidados Paliativos Domus Fraternitas, Braga. A programação científica visa reunir em suas palestras as diversas expertises de todos os profissionais de saúde que atuam em Cuidados Paliativos no atendimento em todas as fases, da criança até ao idoso.