Eventos

Calendário de eventos

maio
28
ter
2019
Computex 2019
maio 28 – jun 1 dia inteiro

A área médica é um dos setores que, nas últimas décadas, mais tem se beneficiado com o avanço da tecnologia. Equipamentos de última geração que permitem intervenções menos invasivas, softwares que possibilitam a execução de exames complexos com diagnósticos cada vez mais precisos, são alguns dos exemplos. Tudo isso, em muitos casos, comandado por “dois cliques” dos profissionais da saúde. A Computex 2019, o segundo maior evento de tecnologia do mundo, será o ponto de encontro de profissionais dos mais variados setores para discutir estes avanços e o quanto eles contribuem para o desenvolvimento do mundo.

Nesta edição do evento, uma das principais novidades será o Health 2 Sync, um aplicativo criado para auxiliar no monitoramento de pessoas que sofrem com o diabetes, uma das doenças que mais acometem pessoas em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, só no Brasil quase 13 milhões de pessoas que sofrem desse problema. Uma doença grave que, se não for monitorada e tratada, pode trazer consequências graves ao indivíduo.

Por meio da ferramenta, o paciente consegue fazer um acompanhamento completo de seu estado clínico, inserindo as porções de alimento que ingere em cada refeição, sua pressão sanguínea, se pratica atividade física, etc. Ao inserir todos esses dados, o aplicativo gera um relatório analítico para que o paciente tenha um acompanhamento diário dos seus níveis de diabetes, auxiliando no controle da doença. Basta ter acesso a um ponto de internet e baixar o aplicativo.

A COMPUTEX é organizada pelo Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (Taitra), e será realizada entre os dias 28 de maio e 1º de junho, na cidade de Taipei. A iniciativa trará aos visitantes as principais tendências voltadas à Informação e Comunicação da Tecnologia (ICT), Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Startups, Jogos e Blockchain.

maio
29
qua
2019
XII Congresso Paulista de Neurologia @Sofitel Jequitimar
maio 29 – jun 1 dia inteiro

O XII Congresso Paulista de Neurologia, um dos mais importantes e tradicionais eventos da especialidade, acontece entre os dias 29 de maio e 1º de junho, no Guarujá (SP).

“É uma tarefa muito difícil, pois cada edição do Congresso supera o anterior e libera o caminho para que o próximo também o supere. É este o nosso desafio, lapidar a excelência. São tempos difíceis, mas a chama que alimenta nosso interesse de aprender e de melhor cuidar de nossos pacientes vai aquecer o inverno do Guarujá”, afirma o presidente do evento, Wilson Marques Junior.

Entre os principais temas que serão debatidos no Congresso da Associação Paulista de Neurologia (Apan) – organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM) – estão: Semiologia, Genética, Dor, Miopatias, Neurorreabilitação, Cerebrovascular, Epilepsia, Demências, Neuroinfecção / LCR, Neuromodulação, Cefaleia, Esclerose Múltipla / NMO, Distúrbios do Movimento, Neuropatias Periféricas, Manifestações Neurológicas de Doenças Sistêmicas, Distúrbios do Sono, Doenças do Neurônio Motor, Cuidados Integrativos, Terapêutica em Neurologia, Encefalite Autoimune e Homecare.

O evento também traz debates de temas inovadores em 2019, como Judicialização na Neurologia, Lições de Meus Pacientes, Desenvolvimento de Carreira, Gestão em Neurologia, Liberdade Financeira para os Neurologistas e a Sessão de Controvérsias. Atividades já consagradas, como o Neurocinema e a Sessão Survival, serão mantidas, bem como aulas sobre Arte e Neurologia e História da Neurologia.

E além de abrigar o Encontro das Ligas de Neurologia e o Congresso Neurológico da Infância e Adolescência, o XII Congresso Paulista de Neurologia também terá um espaço especial para as áreas de atuação da especialidade, como Neurointensivismo, Neuro-oncologia, Neurologia do Esporte, Neurologia Infantil, Neurofisiologia Clínica, Neuroimagem, Neuro-oftalmologia, Neuro-otologia, Neurourologia e Neurologia da Mulher.

O primeiro lote está disponível para inscrições até o dia 28 de fevereiro. Associados da Apan, da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da APM possuem valores diferenciados: associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/xii-congresso-paulista-de-neurologia

1º Público & Orgs @Sala São Paulo
maio 29@8:30 – 18:00

O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e a Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc) se uniram e criaram um fórum permanente de discussão sobre a participação da sociedade civil organizada na gestão de serviços públicos. Intitulado “Público & Orgs”, o primeiro evento sobre o tema acontece no dia 29 de maio, em São Paulo (SP), com a presença de representantes das entidades associadas e especialistas nacionais e internacionais sobre o tema.

O seminário, que será promovido anualmente, vai debater a atuação da sociedade civil organizada em parceira com o poder público e contará com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A história da prestação de serviços públicos pela sociedade civil no Brasil será contextualizada em palestra ministrada pelo professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gonzalo Vecina.

Para o presidente do Ibross, Renilson Rehem, a iniciativa é uma oportunidade para compartilhar experiências e ampliar conhecimentos sobre a importante atuação da sociedade civil organizada. “A troca de informações com o reforço de conceituados especialistas facilita a compreensão e análise das alternativas de gestão de equipamentos públicos, visando à melhoria contínua dos serviços prestados à população”, considera Renilson Rehem, presidente do Ibross.

Experiências de outros países relacionadas a modelos de gestão similares ao de Organizações Sociais (OS) serão apresentadas por especialistas internacionais, entre eles Jorge Torgal, professor da Nova Medical School / Faculdade de Ciências Médicas (NMS/FCM) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Além de promover informações e esclarecimentos referentes à gestão por OS, o seminário proporcionará um debate sobre os desafios da parceria entre governo e sociedade civil organizada.

A relação entre sociedade civil organizada e poder público traz significativas contribuições, segundo Paulo Zuben, presidente da Abraosc. “Com a formalização da parceria entre governo e Organizações Sociais por meio de contratos de gestão, é possível ganhar em agilidade, produtividade e eficiência na utilização dos recursos públicos. O modelo de OSs fomenta e valoriza a iniciativa e a vocação das instituições privadas sem fins econômicos para realizar importantes políticas públicas. A parceria entre a sociedade civil e o governo é uma soma de esforços para garantir qualidade no atendimento da população.”

A programação contará com atração cultural e, entre os convidados estão Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde; João Dória, governador do Estado de São Paulo; Bruno Covas, prefeito de São Paulo; Socorro Gross Galiano, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS); Henrique Pires, secretário especial da Cultura; Alberto Beltrame, presidente do Conass; e Marcelo Araújo, ex-secretário da Cultura do Estado de São Paulo (2012-2016) e presidente da Japan House; Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação; Carlos Ari Sundfeld, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público; e Floriano de Azevedo Marques Neto, professor da Faculdade de Direito da USP.

maio
30
qui
2019
XIII Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva @Royal Palm Hall
maio 30 – jun 1 dia inteiro

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva promove entre os dias 30 de maio e 1º de junho o XIII Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva, em Campinas (SP). Com o tema “Câncer do Aparelho Digestivo”, o evento reúne médicos e profissionais de saúde especialistas, residentes e estudantes que participarão de conferências, mesas redondas e discussões, de exposição de trabalhos científicos e de cursos práticos com o que há de mais atual na área.

Este ano, o Simpósio SOBED será realizado em parceria com mais três importantes eventos da especialidade: Intergastro & Trauma 2019, 9º Congresso Mundial da Sociedade de Compartimento Abdominal e o Congresso da SOBRACIL-SP 2019, durante o Campinas 2019.

O Dr. Jairo Silva Alves, presidente da SOBED, ressalta que o Simpósio deste ano contará com grandes nomes da endoscopia digestiva do Brasil e do mundo, como os Drs. Hiroyuki Aihara (EUA), do Brigham and Women’s Hospital, Kenneth F. Binmoeller (EUA), do California Pacific Medical Center,  Roque Saenz (Chile), da Clínica Alemã de Santiago, e Robinson Gonzalez, da Universidade do Chile.

“Aprofundaremos nosso conhecimento nos aspectos diagnósticos e, reafirmando o papel da endoscopia intervencionista, abordaremos os principais métodos terapêuticos curativos ou paliativos, endoscópicos”, explica Alves.

A programação conta com temas relevantes para a Medicina e a sociedade mundial, como as neoplasias subepiteliais do trato digestório alto, também serão feitas apresentações em vídeo sobre o diagnóstico diferencial das lesões benignas e malignas. E ocorrerão cursos, como o “Teste seus conhecimentos baseado em evidências” e a “Oficina de balão intragástrico”.

Prova de Título 2019

Durante o Simpósio acontece, ainda, a esperada Prova de Título de Especialista em Endoscopia e/ou Certificado de Área de Atuação em Endoscopia Digestiva, cujas inscrições estão abertas até 30 de abril.

maio
31
sex
2019
World Pro Health Conference (WPHC) @World Trade Center - 17º andar
maio 31 – jun 1 dia inteiro

Por suas descobertas sobre os processos de degradação e reciclagem dos componentes da célula, o cientista japonês Yoshinori Ohsumi recebeu o Nobel de Medicina de 2016. As conquistas possibilitaram novas pesquisas relacionadas ao uso de alimentos importantes na suplementação e, portanto, na regeneração celular.

Assunto ainda mal interpretado pela sociedade e pela mídia brasileira, a suplementação nutricional será um dos temas da primeira edição do World Pro Health Conference (WPHC). O evento de padrão internacional traz inovações científicas e reúne, entre os dias 31 de maio e 1º de junho de 2019, na capital paulista, médicos, nutricionistas, demais profissionais de saúde, cientistas e empreendedores do setor.

O médico ortomolecular João Branco, que falará no primeiro dia do WPHC, esclarece que a suplementação nutricional traz benefícios, juntamente com os bons hábitos, auxiliando na regeneração de células musculares e esqueléticas e no envelhecimento bem sucedido.

“Tanto para o atleta quanto a pessoa que pratica esportes no dia a dia, é comprovado cientificamente que quando se envelhece com mais massa muscular se é mais saudável e tem menos risco de doenças comuns da idade”, diz Branco, que falará no evento para os profissionais de saúde implementarem o conhecimento.

Presença ilustre

Nesta edição do WPHC, o convidado de honra é o Dr. Robert Goldman (EUA), ex-atleta, cofundador e presidente do Conselho de Administração da Academia Americana Antienvelhecimento, palestrante e recordista por mais de 20 vezes pelo Guinness Book. Ele também é conhecido por se dedicar, há mais de três décadas, pela detecção precoce de doenças, a regeneração de células e a mudança nos estilos de vida.

“Usar o conhecimento que o Dr. Robert Goldman trouxe para agir de maneira prévia é útil para tratar a saúde e para não ter doenças ligadas à idade”, explica Branco sobre Goldman, que também é cofundador e presidente do Conselho de Administração da Academia Americana Antienvelhecimento.

Além da suplementação nutricional, o WPHC trará especialistas brasileiros e internacionais em medicina integrativa e de precisão, biotecnologia e genoma que podem ser aplicadas à medicina esportiva, envelhecimento bem sucedido e outras práticas profissionais.

Aborto Legal no Brasil Atual @Defensora Pública de São Paulo - Auditório (térreo)
maio 31@9:00 – 13:00

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Grupo de Estudos Sobre o Aborto – GEA promovem, em 31 de maio, o evento Aborto Legal no Brasil Atual, em São Paulo (SP).

O evento visa apresentar os diferentes aspectos da legislação brasileira acerca do aborto, esclarecendo questões relacionadas à legislação, saúde e imprensa. Para isso, especialistas de diferentes áreas estarão presentes para realizar apresentações e, também, esclarecer dúvidas do público.

A ideia é oferecer informações atualizadas sobre o aborto, alertando a população sobre algumas armadilhas legais que buscam alterar a constituição e reduzir os direitos atualmente garantidos às mulheres.

As tramitações do aborto  

O evento deve abordar temas relevantes da atualidade no cenário político. Entre eles, a votação da PEC 29/2015, realizada no dia 8 de maio, que visa retirar direitos das mulheres no campo reprodutivo, abrindo a possibilidade da proibição do aborto em qualquer situação, inclusive no caso de gravidez resultante de estupro, bem como o julgamento no STF da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5581), sobre a descriminalização do aborto em casos de infecção da gestante pelo Zika vírus, marcada para o dia 22 de maio.

Outro tema que poderá ser mencionado entre as explanações é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que questiona artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. Na ADPF, o partido pede a descriminalização da interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 12 semanas de gestação, alegando a violação de princípios fundamentais.

Para julgar esta ADPF, a ministra Rosa Weber, relatora da ação no STF (Supremo Tribunal Federal), convocou audiência pública, em agosto de 2018, que contou com a presença de 40 expositores, entre eles especialistas, organizações internacionais, movimentos feministas e religiosos. Agora, a ministra deve elaborar o seu voto para, então, liberar o processo para julgamento pelos demais ministros da Corte.

jun
7
sex
2019
23º Congresso SOBRAMFA (Sociedade Brasileira de Medicina de Família) – “O lado humano da Medicina” @Hotel Rancho Silvestre
jun 7 – jun 9 dia inteiro

Entre os dias 7 e 9 de junho acontece o 23º Congresso SOBRAMFA, em Embu das Artes (SP). O evento deve receber mais de 300 participantes, entre médicos, estudantes de medicina, professores e outros profissionais da Saúde. “A Medicina está se desenvolvendo a passos largos, tanto no que se refere à tecnologia diagnóstica, como a tratamentos. Mas o que não dá para negar é que estudantes e profissionais da Saúde consomem boa parte de seu tempo com atualizações. Diante desse cenário, que põe em risco uma aproximação maior entre médico e paciente, a SOBRAMFA desempenha um papel fundamental: resgatar as relações humanas. Muito mais abrangente do que possa parecer, a entidade propõe uma Medicina centrada no paciente e em tudo o que diz respeito a esse universo, valorizando o papel da família e de toda a equipe multidisciplinar de atendimento”, diz a médica Graziela Moreto, palestrante e diretora da SOBRAMFA.

Grandes nomes da Medicina nacional, como Pablo González Blasco, Marcelo Levites, Marco Aurélio Janaudis e Valdir Reginato, vão se juntar a especialistas vindos da Argentina, Espanha, Chile e Estados Unidos. Além de se aprofundar no tema principal, todos vão discutir casos clínicos, vivências profissionais e até mesmo debater o atual mercado de trabalho. O evento é encerrado com a premiação dos melhores trabalhos científicos.

jun
10
seg
2019
5ª Inside 3D Printing Conference & Expo @Centro de Convenções Frei Caneca
jun 10 – jun 11 dia inteiro

Soluções desenvolvidas por meio da impressão 3D têm sido aliadas do desenvolvimento nas áreas de medicina e odontologia. O uso desta tecnologia já pode ser encontrado em próteses para inúmeras finalidades até réplicas personalizadas de órgãos ou partes do esqueleto que permitem o planejamento preciso de cirurgias. A impressão tridimensional também já possibilita a criação de tecidos, artérias, cartilagens, ossos e outras inúmeras necessidades do corpo humano. Para se ter ideia do avanço, cientistas de Israel apresentaram, no mês passado, um coração vivo feito a partir de tecido humano com uma impressora 3D.

Presente em diversas áreas, a impressão 3D tem auxiliado também no desenvolvimento e na modernização de produtos para setores como arquitetura e construção, automotivo, indústria aeroespacial, brinquedos, agricultura, entre outros. A tecnologia para esses e outros segmentos será apresentada no Brasil, durante a Inside 3D Printing Conference & Expo, feira e congresso internacional, que chega a São Paulo pela quinta vez e será realizada nos dias 10 e 11 de junho.

Já realizada em diversos países como Cingapura, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e China, o evento reúne pesquisadores, indústria, investidores e os maiores especialistas e fornecedores mundiais de soluções para manufatura aditiva e impressão 3D. Este ano, estão previstas a edição brasileira, em São Paulo, e outra na Coreia do Sul.

O tema principal da edição 2019 são as diversas aplicações da tecnologia 3D na medicina e odontologia. A viabilização da manufatura aditiva na indústria de produtos da área de saúde e como o setor revolucionará o segmento odontológico estão entre os assuntos a serem abordados.

Além do congresso, a Inside 3D Printing contará com uma área aberta de exposição, onde serão demonstradas as diversas tecnologias de impressão, os novos equipamentos do mercado e sua funcionalidade.

Os organizadores do evento esperam a presença de empresários, investidores, pesquisadores, engenheiros, arquitetos, projetistas, profissionais da área médica, fabricantes entre outros.

Mercado em crescimento – O mercado de impressoras 3D tem registrado rápido crescimento. No início, eram grandes máquinas, de alto custo e patenteadas, o que restringia o mercado. Hoje, já com o vencimento do período de algumas patentes, o setor está aberto a novos investidores e desenvolvedores, o que resultou no desenvolvimento, tanto na parte física das impressoras, quanto nos softwares utilizados. Em 10 anos, a impressora 3D reduziu seu preço de cerca de US$ 20.000 para US$ 500 e tornou-se muito mais rápida. Estima-se que até 2027, 10% de tudo o que for produzido no mundo será impresso em 3D.

Segundo a Wohlers Report 2016, a indústria de manufatura aditiva mundial (produtos e serviços), cresceu 25,9% em 2015, atingindo US$ 5.165 bilhão. A taxa de crescimento desta indústria nos três anos anteriores foi de 31,5%.

Além da questão das patentes, a tendência de crescimento desse setor se dá por conta dos desenvolvimentos de novos produtos que podem ser impressos (plásticos, metais e cerâmicas), assim como a demanda dos mercados por produtos sofisticados e de precisão. Ou seja, grande parte das impressões 3D serve para a elaboração de protótipos de testes para determinadas produções em massa. Esse nicho de negócios continua em expansão, mas há, agora, uma nova fronteira que está sendo explorada.

Segundo Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora da Inside 3D Printing no Brasil, é importante que o país participe dessas discussões e trocas de informações por se tratar de um nicho de oportunidades. “Nesse sentido, o evento será um importante palco para a disseminação de informações técnicas e de mercado, no intuito de promover o desenvolvimento e a geração de negócios”, completa a executiva.

jun
11
ter
2019
4º Lean Summit Saúde @Teatro Frei Caneca - 7º andar
jun 11 dia inteiro

A SulAmérica participa da 4° edição do Lean Summit Saúde, que ocorre no dia 11 de junho, em São Paulo (SP). Organizado pelo Lean Institute Brasil, o evento reúne líderes e empresas de destaque para compartilhar experiências e discutir sobre como a metodologia Lean pode potencializar resultados dentro do setor de saúde, por meio de processos mais ágeis, seguros e produtivos.

O case de implementação na SulAmérica será apresentado pelo vice-presidente de Operações, Marco Antunes, e pela superintendente de Processos, Luciana Gomes, no painel “O cliente no núcleo da estratégia competitiva”. Os executivos mostrarão como a seguradora vem capacitando e engajando colaboradores e coordenando múltiplas frentes de trabalho para garantir que os clientes sejam sempre os reais focos dos esforços de transformação.

“Quando o propósito é aperfeiçoar, de fato, a experiência do cliente, criam-se condições únicas para verdadeiros saltos de performance. Nós, na SulAmérica, evoluímos a cada dia com o objetivo de atender nossos clientes, corretores e parceiros da melhor forma”, explica Antunes.

Engajada na filosofia Lean desde 2014, a SulAmérica tem apresentado resultados expressivos em projetos de redução de desperdícios e resolução sustentável de problemas nas diversas áreas da companhia, como nos fluxos de reembolso no seguro saúde e de pagamento de oficinas. A companhia investe também em treinamentos contínuos para colaboradores por meio de módulos presenciais, e-learning e visitas às áreas para compartilhamento de experiências entre as equipes (conhecidas como gembas).

1º Simpósio CTH-ABINT (Comitê Técnico Médico Hospitalar – Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos) @Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT)
jun 11@13:00 – 18:00

Nos últimos anos, os produtos médico hospitalares, fabricados com Nãotecidos, como toucas, máscaras, aventais, compressas, curativos e até os jalecos, vêm ganhando mercado no Brasil e se posicionando como aplicações extremamente importantes para os hospitais e centros cirúrgicos, evitando contaminações.

De olho neste filão, as empresas deste setor estão se organizando para conquistar cada vez mais a atenção dos tomadores de decisão nos hospitais, mostrando que os Nãotecidos, por serem descartáveis, são mais seguros, estéreis e mais baratos. Além disso, seu uso proporciona economia de água e recursos naturais, ajudando o meio ambiente.

Diante desse cenário, O Comitê Técnico Médico Hospitalar (CTH) da Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT) vai realizar no dia 11 de junho, em São Paulo (SP), o 1º Simpósio CTH-ABINT sobre soluções e novas tecnologias para o mercado de kits cirúrgicos. O evento, que vai reunir profissionais técnicos e executivos do mercado médico hospitalar, irá apresentar um estudo comparativo de custo x benefícios entre itens descartáveis e reutilizáveis.