Eventos

Calendário de eventos

set
22
dom
2019
InterSystems Global Summit 2019 – Healthcare Leadership Conference
set 22 – set 25 dia inteiro

Entre 22 e 25 de setembro, a InterSystems promove o Global Summit 2019, em Boston (Massachusetts, EUA), quando apresenta uma programação repleta de tendências e soluções para desenvolvedores, CEOs, CIOs e CTOs e gestores de empresas de vários segmentos da economia. A novidade deste ano é o Executive Track, um espaço para troca de experiências entre profissionais mais ligados à implantação e engenharia dos sistemas.

Segundo Alexandre Tunes, country manager da InterSystems Brasil, “o principal objetivo desse encontro anual é promover o networking e proporcionar aos participantes soluções para os desafios de negócios e tecnológicos que vão impulsionar os negócios”. Em todos os dias, o Global Summit 2019 terá apresentações de especialistas da indústria e executivos da InterSystems em mais de 50 sessões exclusivas, com experiências práticas e oportunidade de treinamento individual.

Os desenvolvedores da comunidade InterSystems estarão disponíveis para apresentar os recursos atuais e futuros das soluções da empresa para auxiliar os interessados em criar projetos para transformação digital baseados em analytics, machine learning, implantação em nuvem, interoperabilidade e escalabilidade para corporações, instituições financeiras e o setor da saúde.

Saúde – O encontro terá ainda a Healthcare Leadership Conference, principal evento da InterSystems para que executivos da área de saúde explorem o papel da tecnologia da informação em um setor em rápida mudança. A conferência aproveitará estudos de caso, discussões em mesas-redondas e apresentações sobre “High Value Health and Health IT” – o valor da tecnologia para a saúde. A conferência é apresentada a executivos sêniores de instituições de serviços de saúde, fontes pagadoras, representantes de governo e saúde pública e instituições de pesquisa.

Programação: www.intersystems.com/wp-content/uploads/2019/07/Global_Summit_2019-grid.pdf

set
23
seg
2019
XIII Simpósio de Oncobiologia @Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus Fundão
set 23 – set 25 dia inteiro

Estudantes e cientistas integrantes de grupos de pesquisa que estudam a biologia do câncer podem inscrever seus trabalhos no XIII Simpósio de Oncobiologia, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). O prazo final para a submissão de resumos acadêmicos é o dia 8 de agosto – e os trabalhos selecionados serão apresentados em sessões orais ou de pôster durante o evento.

Podem ser inscritos trabalhos de alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou realizado por docentes e pesquisadores, nas seguintes subáreas: bioinformática, biologia celular, biologia estrutural, biologia molecular, educação e divulgação científica, glicobiologia, metabolismo, proteômica e metabolômica, regulação gênica, sinalização celular, terapia celular ou terapia com fármacos e produtos naturais.

Além da inscrição de trabalhos – qualquer pessoa interessada no tema da pesquisa científica em câncer pode participar do simpósio. O Simpósio de Oncobiologia é um evento anual do Programa de Oncobiologia, e conta com apoio da Fundação do Câncer. A programação completa será divulgada em breve.

O Programa de Oncobiologia é integrado por cerca de 300 cientistas que fazem pesquisa básica sobre o câncer em instituições públicas do Rio de Janeiro, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre outras.

Links importantes

Inscrições de trabalhos e submissão do resumo acadêmico, até o dia 8 de agosto: forms.gle/9WEHx3YhJ975Wm5H9

Instruções para a inscrição de trabalhos e envio do resumo: bit.ly/30lU7kd

Instruções para confecção de pôster: bit.ly/2NGjCve

Registration and Abstract guideline: bit.ly/2NIDnCl

Poster guideline: bit.ly/2XAOuwS

set
24
ter
2019
53º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) @Centro de Convenções SulAmérica
set 24 – set 27 dia inteiro

Estão abertas as inscrições para o 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

O presidente do congresso, Eduardo Emery, afirma que neste ano “o 53º CBPC/ML se consagrará como a maior exposição técnico-científica de medicina laboratorial na América Latina e discutirá o futuro da patologia clínica e as tendências do setor”.

Até o dia 15 de agosto, haverá desconto nas inscrições das categorias de não associados, estudantes da área de saúde e estrangeiros. As inscrições antecipadas, via website do congresso, dão direito a assistir às atividades da programação científica (exceto atividades com inscrição a parte, identificadas na programação), visitar a Exposição Técnico-científica e participar das atividades sociais do evento (abertura, encerramento e festa de confraternização) e receber a pasta de Congressista (incluindo certificado de participação).

Diversos cursos pré-congresso (atividades pagas separadamente) também estão programadas para a segunda-feira (23/09).

Segundo o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, “o congresso da SBPC/ML amplia a atuação e reforça a importância do setor de medicina laboratorial para funcionamento do sistema de assistência à saúde”.

set
25
qua
2019
46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia @Centro de Convenções CentroSul
set 25@8:00 – set 28@18:00

“A Medicina Translacional nas Doenças Alérgicas” é o tema do 46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que este ano acontece na cidade de Florianópolis (SC), entre os dias 25 e 28 de setembro.

O evento espera reunir cerca de 1.500 pessoas, entre especialistas das áreas de Alergia, Imunologia, Pediatria, Pneumologia, Dermatologia, residentes e outros profissionais da Saúde. Palestrantes de renome nacional e internacional serão responsáveis pelas aulas durante o Congresso. Bélgica, Estados Unidos, Portugal, Suíça e Alemanha são alguns dos países que estarão representados.

“Estamos vivenciando uma era de grandes avanços tecnológicos na Medicina, o que tem nos possibilitado realizar um diagnóstico clínico preciso, além de identificar particularidades dos nossos pacientes, permitindo tratá-los de um modo efetivo. Esses avanços no diagnóstico e tratamento da asma, das doenças alérgicas e das imunodeficiências serão abordados em nosso Congresso”, explica Dr. Flavio Sano, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), organizadora do 46º Congresso.

A comissão científica do evento preocupou-se em destacar os principais temas da especialidade, tanto na área científica como na parte clínica, do dia a dia do consultório. “Anafilaxia perioperatória”, “Poluição ambiental”, “Asma grave, asma de difícil controle e asma refratária – existem diferenças?”, “Imunizações: dúvidas do dia a dia”, “Triagem Neonatal no Brasil”, “Urticária crônica: em que ponto estamos?” e “Alergia alimentar na prática clínica” são alguns dos temas das aulas que poderão ser conferidas durante o 46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia (acesse aqui a grade completa).

Além das palestras também acontecerão os já tradicionais cursos, como o de Imunoterapia na prática clínica, Dermatite de Contato, Uso clínico da imunoglobulina humana, Biologia molecular para o clínico e Avaliação da função pulmonar.

“O Congresso retorna à cidade de Florianópolis depois de 16 anos. Mantendo o rigor usual, a equipe responsável pela organização científica está trabalhando atentamente para satisfazer o público exigente, que busca, principalmente, atualizar-se quanto aos avanços científicos e aprimorar sua prática clínica. Como inferido no tema do congresso, resultados de pesquisas básicas transferidos para pesquisas clínicas mostrarão os benefícios da integração da ciência para a saúde das pessoas alérgicas”, comenta Dra. Jane da Silva, Presidente do XLVI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia.

set
26
qui
2019
Comunicação para encontros mais humanos @Canto Cidadão
set 26@19:15 – 21:45

No dia 26 de agosto, em São Paulo (SP), acontece a Roda de Conversa “Comunicação para encontros mais humanos”, com a presença da Profa. Dra. Maria Júlia Paes da Silva – referência nacional em Enfermagem, Comunicação e Humanização Hospitalar e de Felipe Mello – fundador do Canto Cidadão, palestrante, ator e palhaço.

O evento faz parte do programa CantoEduca, da ONG Canto Cidadão, que oferece oficinas e palestras gratuitas ao público, em geral. Na essência da iniciativa, a vontade de gerar reflexões, apresentar conceitos e práticas sobre as possibilidades de aprimoramento da comunicação humana no cotidiano, para maior chance de relacionamentos saudáveis na vida pessoal/familiar, profissional e social.

As inscrições seguem até o dia 23 de agosto. A lista de convocados (o critério, em caso de mais inscritos que vagas, é o sorteio) para a palestra será divulgada no último dia de inscrições, no mesmo link do evento. São 50 vagas para pessoas acima de 15 anos.

set
27
sex
2019
Simpósio sobre Transplante de Medula Óssea (TMO) @Associação Comercial do Rio de Janeiro (Auditório) - Subsolo
set 27@8:30 – 12:00

No dia 27 de setembro, a Associação Pró-Vita promove, no Rio de Janeiro (RJ), simpósio sobre Transplante de Medula Óssea (TMO), em celebração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. O evento busca capacitar estudantes e profissionais de saúde, e esclarecer dúvidas a respeito do procedimento, que é indicado para o tratamento de doenças que afetam as células do sangue como leucemia e linfoma.

“O transplante de medula óssea está em constante atualização e o evento vai ao encontro dos pilares da Pró-Vita, que é levar conhecimento e informação de qualidade àqueles que trabalham no setor de transplantes no país”, explica Ottmar Saffier, presidente da Associação Pró-Vita.

Estão previstas palestras do professor de Hematologia do Departamento de Clínica Médica da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), Angelo Maiolino; do chefe da Divisão Médica do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA, Renato Castro; do supervisor do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do INCA; Flávio Braga; da chefe do Serviço de Hemoterapia do INCA, Iara Motta; e do hematologista e também presidente do Conselho Técnico da Pró-Vita, Luis Fernando Bouzas.

O Simpósio também conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

set
30
seg
2019
Encontro ANS São Paulo @Espaço de Eventos Hakka
set 30 – out 2 dia inteiro

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realiza, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, em São Paulo (SP), mais uma edição do Encontro ANS. O evento é direcionado aos agentes do setor (operadoras e prestadores de serviços de saúde) e discutirá temas relacionados à regulação do mercado de planos de saúde.

A programação do evento inclui palestras e debates dos diretores e técnicos da ANS sobre temas pertinentes às cinco áreas: Gestão, Fiscalização, Desenvolvimento Setorial, Normas e Habilitação de Produtos e Normas e Habilitação de Operadoras. O objetivo é compartilhar informações técnicas a fim de contribuir com um cenário cada vez mais qualificado para o setor de saúde suplementar.

Além das palestras, técnicos da Agência farão atendimentos individualizados nos dias 1 e 2 de outubro para tirar dúvidas sobre temas como Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), Rol de Procedimentos, regularização de débitos, ressarcimento ao SUS e acompanhamento econômico-financeiro das operadoras, entre outros.

O Encontro ANS é realizado periodicamente pela reguladora. A última edição ocorreu entre 24 e 26 de junho em Mato Grosso, e reuniu atores do setor na região Norte e Centro-Oeste.

out
10
qui
2019
1º Simpósio Sepse+Rim @Hotel Royal Tulip
out 10 – out 12 dia inteiro

Entre os dias 10 e 12 de outubro, em Brasília (DF), acontecerá o 1º Simpósio Sepse+Rim, que tratará de diversos temas relacionados à Injuria renal Aguda em Sepse.

Este evento único reunirá cerca de 400 participantes de todo o Brasil, principalmente profissionais das áreas de Nefrologia, Infectologia, Medicina Intensiva, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, entre outras.

O simpósio reunirá especialistas nacionais e internacionais para trocar experiências e indicar novos caminhos e tratamentos da IRA em Sepse.

out
11
sex
2019
I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e I Jornada Capixaba de Luto @CECATES - Centro Católico de Estudos
out 11 – out 12 dia inteiro

Entre os dias 11 e 12 de outubro, a Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realiza em parceria com a rede API – Apoio a Perdas Irreparáveis na cidade de Vitória (ES), o I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e Jornada Capixaba de Luto. Com o tema “Quebrando barreiras, expandindo conquistas”, evento ocorrerá no CECATES – Centro Católico de Estudos.

O evento que tem como foco a ampliação do olhar para o cuidado, considerado de extrema importância expandir os estudos, as pesquisas e o trabalho sobre Cuidados Paliativos no Espírito Santo, contará com a participação de alguns dos profissionais de destaque do cenário brasileiro, bem como do próprio estado, tanto nas área de Cuidados Paliativos, quanto na área do Luto.

out
13
dom
2019
5° Forum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde/ Planetree – Workshop de Cuidado Centrado na Pessoa @Unidade Ensino Einstein Paulista (22º andar)
out 13 – out 14 dia inteiro

A humanização e a experiência do paciente serão os principais temas abordados durante o Workshop de Cuidado Centrado na Pessoa – Modelo Planetree, promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, sede do Escritório Planetree Brasil e que contará com instrutores internacionais da certificadora. O evento, criado com o objetivo de proporcionar aos participantes a compreensão do Programa de Cuidado Centrado na Pessoa, acontece em outubro, em São Paulo (SP). As inscrições estão abertas no site do 5° Forum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde.

Com 12 horas de duração, a iniciativa é indicada para líderes e profissionais de instituições de Saúde, com interesse em aprimorar ainda mais a experiência do paciente e dos profissionais que atuam em suas organizações. Todos os participantes receberão um certificado de conclusão ao final das atividades.

O Planetree internacional é uma organização sem fins lucrativos que tem o compromisso de melhorar o atendimento de saúde a partir da perspectiva do paciente. São mais de 700 organizações de saúde parceiras em 25 países. A organização reconhece, por meio de uma certificação, a qualidade das interações humanas que ocorrem dentro dos ambientes de saúde, enfatizando a importância de buscar estratégias para envolver profissionais, pacientes e familiares como parceiros no cuidado visando o melhor resultado.

A programação do workshop inclui a compreensão do conceito e dos direcionadores do Modelo Centrado na Pessoa, além de desafios e experiências dos hospitais certificados pelo Planetree no Brasil.

O evento faz parte da agenda que antecede o 5º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, idealizado pelo Einstein em parceria com o Institute for Healthcare Improvement.

Duração: 12 horas

Público: Líderes e Profissionais de instituições de Saúde, Pacientes e Familiares e outros interessados em conhecer o modelo

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro.