Eventos

Calendário de eventos

abr
22
seg
2019
28º Congresso Fehosp @Tauá Hotel Atibaia
abr 22 – abr 25 dia inteiro

Entre os dias 22 a 25 de abril, acontece a 28ª edição do Congresso Fehosp. Por meio de palestras, debates e apresentação de cases, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo traz a temática: “Fazendo check-up na gestão: eficiência no diagnóstico, sucesso no tratamento”.

O encontro em Atibaia (SP) e proporcionará aos participantes troca de experiências, além de promover ainda mais conhecimento.

O Congresso é destinado a presidentes, provedores, administradores, diretores hospitalares, diretores clínicos e técnicos, farmacêuticos, nutricionistas, gestores de pessoas, advogados, profissionais da comunicação, profissionais de TI, profissionais de custos, contadores, enfermeiros, gestores de qualidade, universitário e demais profissionais da área da saúde.

Paralelo ao congresso, serão realizados 9 fóruns com os seguintes temas: Controladoria – finanças, Contabilidade e Custos, Sistemas de Gestão e T.I., Governança Clínica, Gestão de Pessoas, Cadeia de Suprimentos – Compra, Almoxarifado e Farmácia, Qualidade e Segurança do Paciente, Jurídico, Hotelaria e Hospitalidade e Comunicação.

Além dos fóruns, também será realizada a 28ª Mostra de Materiais, Equipamentos e Serviços Hospitalares.

“O evento é uma oportunidade única de networking e contribui para a busca de novos caminhos para as práticas atuais de gestão hospitalar”, ressalta o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

abr
23
ter
2019
2º CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem @Transamerica Expo Center
abr 23 – abr 24 dia inteiro

Um dos destaques da programação do 2º CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem será Widlani Montenegro, gestora de Enfermagem UTI do Hospital São Domingos.

Ela proferirá duas palestras, com as temáticas “Manejo de Inserção e Manutenção do Cateter de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica)” e “Indicadores no Cuidado ao Paciente Crítico”.  Ela antecipa que tais discussões são extremamente relevantes, em especial para os gestores de enfermagem e os profissionais de terapia intensiva.

A aula de Manejo tem por objetivo a qualificação por meio do conhecimento de habilidades capazes de garantir segurança ao paciente, durante a terapia intravenosa. A proposta é que o congressista aprenda noções práticas para inserção do cateter de PICC.

Já na segunda palestra, a finalidade é orientar os profissionais sobre os indicadores atuais, além de direcionar e gerenciar os resultados assistenciais em relação ao cuidado do paciente crítico.

“Vamos propor alternativas seguras de confirmação da localização da ponta do cateter”, explica Widlani Montenegro.

O CONDEPE será dinâmico e interativo, com constante troca de experiências entre o público e o palestrante. É a oportunidade de um momento reflexivo em relação às mudanças de práticas diárias no atendimento ao paciente.

Widlani afirma que a importância do Congresso é inserir Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares nas estratégias das instituições e que isso repercute em melhores práticas de gestão e assistência seguras.

“Temos passado por grandes modificações nos modelos de saúde. Existe a necessidade de reposicionar a enfermagem no cenário nacional, interinstitucional. Para tal, o CONDEPE contribuirá inclusive para melhorar a visão dos Enfermeiros”, detalha a palestrante.

CONDEPE

Com a premissa do Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é o primeiro Congresso de proporção nacional totalmente voltado para toda classe de Enfermagem: Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes. A segunda edição do evento será realizada nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo (SP), com o tema “Tecnologia e os desafios da enfermagem moderna”. O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

maio
16
qui
2019
13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (COPEM) @Centro de Convenções Frei Caneca
maio 16 – maio 18 dia inteiro

Avanços em pesquisa do diagnóstico ao tratamento de doenças endócrinas, com ênfase no dia a dia do endocrinologista, são os motes do 13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (COPEM), que será realizado em São Paulo (SP) entre os dias 16 e 18 de maio. Estima-se um público de 1.500 pessoas.

A geneticista Mayana Zats é uma das convidadas e abordará os dilemas da ética médica na era do genoma. Além dela, estão confirmadas as presenças de outros cinco pesquisadores internacionalmente renomados: os Drs. Michael Nauck (Alemanha), Richard Auchus  (Universidade de Michigan – EUA), Irina Bancos (Mayo Clinic – EUA), Antonio Bianco (Universidade de Chicago – EUA) e Maria Beatriz Lopes (Universidade de Virginia – EUA), sendo os dois últimos pesquisadores brasileiros radicados nos Estados Unidos e especializados em doenças tireoidianas e hipofisárias, respectivamente. Estes convidados internacionais discutirão temas palpitantes, desde novas drogas utilizadas para o tratamento do diabetes, a medicina personalizada para o manejo de doenças tireoidianas e, até mesmo, a descoberta de hormônios derivados da testosterona, que estão implicados na etiologia de doenças na infância e vida adulta.

“Teremos 3 cursos de imersão, destacando-se o de Novas Tecnologias para o Tratamento de Diabetes e Avanços em Endocrinopediatria, além de 22 simpósios que abordarão desde doenças frequentes como obesidade, diabetes e câncer de tireoide, até doenças que causam infertilidade. Preparamos também 11 conferências com os principais pesquisadores de São Paulo”, conta a Dra. Tânia Bachega, presidente da Comissão Científica do evento e médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo – SBEM-SP, sociedade médica que organiza o COPEM.

Interação – seguindo a tendência de sua última edição, o COPEM 2019 terá o Meet the Professor, atividade que promove o encontro dos congressistas para uma sessão de tira dúvidas com renomados especialistas das diferentes áreas. Também faz parte da programação o Debate Socrático sobre o tema controverso na pratica clínica: “Microcarcinoma papilífero de tiroide – operar ou observar?”, ocasião onde dois especialistas debaterão pontos científicos divergentes.

maio
29
qua
2019
XII Congresso Paulista de Neurologia @Sofitel Jequitimar
maio 29 – jun 1 dia inteiro

O XII Congresso Paulista de Neurologia, um dos mais importantes e tradicionais eventos da especialidade, acontece entre os dias 29 de maio e 1º de junho, no Guarujá (SP).

“É uma tarefa muito difícil, pois cada edição do Congresso supera o anterior e libera o caminho para que o próximo também o supere. É este o nosso desafio, lapidar a excelência. São tempos difíceis, mas a chama que alimenta nosso interesse de aprender e de melhor cuidar de nossos pacientes vai aquecer o inverno do Guarujá”, afirma o presidente do evento, Wilson Marques Junior.

Entre os principais temas que serão debatidos no Congresso da Associação Paulista de Neurologia (Apan) – organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM) – estão: Semiologia, Genética, Dor, Miopatias, Neurorreabilitação, Cerebrovascular, Epilepsia, Demências, Neuroinfecção / LCR, Neuromodulação, Cefaleia, Esclerose Múltipla / NMO, Distúrbios do Movimento, Neuropatias Periféricas, Manifestações Neurológicas de Doenças Sistêmicas, Distúrbios do Sono, Doenças do Neurônio Motor, Cuidados Integrativos, Terapêutica em Neurologia, Encefalite Autoimune e Homecare.

O evento também traz debates de temas inovadores em 2019, como Judicialização na Neurologia, Lições de Meus Pacientes, Desenvolvimento de Carreira, Gestão em Neurologia, Liberdade Financeira para os Neurologistas e a Sessão de Controvérsias. Atividades já consagradas, como o Neurocinema e a Sessão Survival, serão mantidas, bem como aulas sobre Arte e Neurologia e História da Neurologia.

E além de abrigar o Encontro das Ligas de Neurologia e o Congresso Neurológico da Infância e Adolescência, o XII Congresso Paulista de Neurologia também terá um espaço especial para as áreas de atuação da especialidade, como Neurointensivismo, Neuro-oncologia, Neurologia do Esporte, Neurologia Infantil, Neurofisiologia Clínica, Neuroimagem, Neuro-oftalmologia, Neuro-otologia, Neurourologia e Neurologia da Mulher.

O primeiro lote está disponível para inscrições até o dia 28 de fevereiro. Associados da Apan, da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da APM possuem valores diferenciados: associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/xii-congresso-paulista-de-neurologia

jun
19
qua
2019
14° Congresso Brasileiro de Dor @Centro de Convenções Frei Caneca
jun 19 – jun 22 dia inteiro

Os resultados e avanços da termografia fizeram com que o tema fosse escolhido para dois dias do 14° Congresso Brasileiro de Dor, realizado pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). O evento acontece em São Paulo (SP), entre os dias 19 e 22 de junho.

ago
8
qui
2019
International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia @Expo Unimed
ago 8 – ago 10 dia inteiro

A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove de 8 a 10 de agosto, o International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia. Já está confirmada a presença de 32 palestrantes internacionais. Paralelamente, ocorrerão os Simpósios Internacionais AACN/GECN-SBC/ASNC, o Simpósio Internacional do DERC e o Simpósio Heart & Brain. Serão discutidas as estratégias para redução de mortes cardiovasculares prematuras, um dos objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2025.

ago
22
qui
2019
XVIII Congresso Sul-Brasileiro de Medicina Intensiva e I Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina Intensiva @Associação Médica do Paraná
ago 22 – ago 24 dia inteiro

A Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, promovem nos dias 22 a 24 de agosto, em Curitiba, o XVIII Congresso Sul-Brasileiro de Medicina Intensiva.

O médico intensivista Dr. Rafael Deucher, presidente do Congresso, vice-presidente da Sotipa e coordenador das UTIs do Hospital VITA Batel, localizado em Curitiba, conta que o evento reunirá profissionais de renome do Brasil e do exterior para abordar o atendimento e procedimentos da medicina intensiva. Além disso, o encontro fará uma abordagem multidisciplinar sobre o assunto, reunindo além de médicos intensivistas, profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, pediatria e psicologia. “O seminário é uma oportunidade para trocar experiências e discutirmos a importância de ações coletivas, coordenadas e inteligentes dirigidas à atenção e segurança do paciente grave e como devem ser os cuidados na unidade de terapia intensiva”, destaca Dr. Rafael.

Durante o Congresso haverá também uma UTI aérea para exemplificar como é realizado o atendimento a pacientes em situações que necessitam este tipo de atenção e transporte de paciente crítico.

Para os profissionais interessados em submeter seus estudos para a Sessão de Temas Livres, o regulamento já consta no site. Os pesquisadores têm até o dia 31 de julho para fazê-lo.

Na ocasião, será realizado também o I Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina Intensiva, promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Emergências Médicas e Terapia Intensiva (Cepeti), que tem a finalidade de viabilizar o estudo e aprofundamento de temas referentes à medicina intensiva por meio de reuniões e participação em pesquisa científica, projetos de extensão, atividades práticas vinculadas ao voluntariado da medicina intensiva.

set
20
sex
2019
74º Congresso Brasileiro de Cardiologia (SBC 2019) @Centro de Eventos FIERGS
set 20 – set 22 dia inteiro

Quem se inscrever para o 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia até o dia 30 de junho terá desconto especial que pode chegar a 30%. A SBC oferece ainda combos para quem quitar a anuidade 2019 e também fizer a inscrição para o evento, que será realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, na capital gaúcha.

Este ano a Comissão Executiva – CeCON – tem como meta oferecer aos congressistas um formato mais ágil e interativo. Entre as novidades está o SBC Talks, um espaço com apresentações mais curtas e dinâmicas, sobre assuntos não cardiológicos, como cognição, perdão e estresse, inspirado no modelo TED Talk. “O Fórum de Ideias trará temas como empreendedorismo e comunicação, além de promover conversas sobre a pesquisa da SBC que traçou o perfil do cardiologista brasileiro”, acrescenta o presidente do Congresso, Leandro Zimerman.

O evento terá ainda uma programação especial para profissionais de outras áreas como fisioterapia, enfermagem, nutrição e psicologia, que poderão participar do Simpósio de Especialidades.

nov
13
qua
2019
58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019) @Centro de Eventos FIERGS
nov 13 – nov 16 dia inteiro

Seguem a todo o vapor os preparativos para o 58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019). A cidade sede será Porto Alegre (RS) e são aguardados cerca de 4.500 profissionais dedicados ao debate dos avanços da Ginecologia e Obstetrícia nacional.

Segundo o presidente César Eduardo Fernandes, o Congresso 2019 é mais um relevante passo para a consolidação a ideia da NOVA FEBRASGO, baseada em gestão corporativa, comprometimento e transparência a favor de uma GO mais digna e respeitada.

O principal evento da FEBRASGO oferece a oportunidade de fortalecer os vínculos éticos, profissionais e científicos que devem caracterizar a atuação das associações médicas e seus associados.

Haverá mais de 250 palestrantes de renome compartilhando conhecimentos com os congressistas em simpósios, mesas-redondas, atividade interativa e debates com alto ganho científico e prático, abordando temas como Anticoncepção, aleitamento materno, assistência ao parto, abortamento e puerpério, climatério, pré-natal, doença trofoblástica gestacional, endometriose, endoscopia e cirurgias ginecológicas, câncer ginecológico, doenças da mama, ginecologia endócrina, ginecologia infanto-puberal, medicina fetal e mortalidade materna, sexologia e infertilidade, vacinas, violência sexual, entre outros.

A presidente da Comissão Local do Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia 2019, Maria Celeste Osório Wender, comemora o fato de o encontro retornar à capital do Rio Grande do Sul após 24 anos, e destaca também as atrações locais:

“Porto Alegre é uma cidade de muitos encantos e descobertas. Seja pelas suas belezas naturais, como a orla do Guaíba, pela diversidade cultural, por diversas opções gastronômicas e de lazer ou pelos diferentes Museus que abriga, como o Margs e o Iberê, a nossa capital se apresenta como um dos melhores destinos para receber eventos médicos, já que reúne, ao mesmo tempo, infraestrutura, lazer e escolas médicas tradicionais, que formam profissionais destacados em distintas especialidades”.

nov
20
qua
2019
5º OPMED – Congresso Nacional de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME) @RibeirãoShopping - Centro de Eventos
nov 20 – nov 23 dia inteiro

A Unimed Federação Nordeste Paulista já confirmou a data de realização do 5º OPMED – Congresso Nacional de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME). O evento ocorrerá de 20 a 23 de novembro, em Ribeirão Preto (SP), e deve reunir cerca de 800 participantes de todo o Brasil.

O objetivo do Congresso, um dos maiores do setor de órtese, prótese e materiais especiais, é fomentar novas ideias e discutir sobre os principais gargalos do segmento, que movimenta mais de R$ 14 bilhões anualmente.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site antecipadamente. Há diversos lotes disponíveis com descontos, sendo que o primeiro vai até o dia 30 de abril.