Eventos

Calendário de eventos

mar
18
seg
2019
1º Congresso Latino-Americano de Valor em Saúde (CLAVS19) @WCITY Events Center - Espaço Ballroom
mar 18 – mar 19 dia inteiro

Presidente do IBRAVS (Instituto Brasileiro de Valor em Saúde), Cesar Luiz Abicalaffe está motivado por reunir, em um único evento em São Paulo (SP), todos os stakeholders da saúde a fim de debater os conceitos do Value-based Healthcare. Ele, que vê essa metodologia como uma alternativa para garantir a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, reforça que é preciso sair da teoria e iniciar, de uma vez por todas, as ações práticas.

O evento, que será realizado dias 18 e 19 de março, está sendo organizado pelo IBRAVS e conta com apoio da TM Jobs e do Business Club Healthcare.

Confira, abaixo, entrevista completa sobre o evento.

Business Club Healthcare – Qual a sua expectativa para o CLAVS19?

A expectativa é reunir todos os stakeholders da saúde para começarmos a discutir conceitos de saúde baseada em valor, ou Value-based Healthcare, para que todos fiquem ‘na mesma página’. Esperamos receber mais de 1.000 pessoas no evento para escutar experiências e necessidades nacionais e dos nossos países vizinhos, além, claro, de terem a oportunidade de ver o que está sendo feito no mundo a respeito deste tema. O CLAVS19 terá mais de 60 palestrantes, 20 deles internacionais. Será, indiscutivelmente, um dos maiores eventos de saúde que teremos em 2019.

Business Club Healthcare – Como surgiu a ideia do CLAVS?

O CLAVS será o lançamento oficial do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde – IBRAVS no Brasil. Para isso precisávamos de um evento marcante que trouxesse todas as pessoas e empresas que estão com isso em mente, mas que, principalmente, possibilitasse e estimulasse os gestores de saúde a fazer isso na prática. Os participantes do congresso voltarão para casa com uma missão: iniciar o processo de Value-based Healthcare em suas instituições.

Business Club Healthcare – Qual a principal mensagem que o CLAVS19 deseja passar?

Que o Value-based Healthcare é a alternativa para a sustentabilidade do sistema de saúde e que é perfeitamente possível de ser aplicado, precisamos apenas começar.

Business Club Healthcare – Como, ao seu ver, a reunião de líderes proposta pelo CLAVS19 será capaz de impulsionar esse conceito?

Primeiramente pelo alinhamento dos conceitos do Value-based Healthcare e, depois, por meio de exemplos práticos de como isso pode ser feito.

A ideia é terminarmos o evento assinando um termo de compromisso dos stakeholders da saúde para aplicação do Value-based Healthcare ao longo dos próximos cinco anos. Isso norteará as ações do IBRAVS e, indiscutivelmente, será um marco para o início dessas operações de forma organizada e alinhada com os conceitos mundialmente aceitos sobre o tema.

Business Club Healthcare – O que falta para que o Brasil avance nesse conceito, transformando os sistemas de saúde?

Falta sair da teoria e começar a colocar em prática. O principal desafio observado é exatamente a mudança de um modelo, com décadas de prática, orientado para a oferta e para o paciente. Isso não será nada fácil, mas a mudança somente ocorre se começarmos a fazer. Uma frase de Walt Disney tem norteado as ações do IBRAVS: “The way to get started is to quit talking and begin doing”.

abr
23
ter
2019
2º CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem @Transamerica Expo Center
abr 23 – abr 24 dia inteiro

Um dos destaques da programação do 2º CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem será Widlani Montenegro, gestora de Enfermagem UTI do Hospital São Domingos.

Ela proferirá duas palestras, com as temáticas “Manejo de Inserção e Manutenção do Cateter de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica)” e “Indicadores no Cuidado ao Paciente Crítico”.  Ela antecipa que tais discussões são extremamente relevantes, em especial para os gestores de enfermagem e os profissionais de terapia intensiva.

A aula de Manejo tem por objetivo a qualificação por meio do conhecimento de habilidades capazes de garantir segurança ao paciente, durante a terapia intravenosa. A proposta é que o congressista aprenda noções práticas para inserção do cateter de PICC.

Já na segunda palestra, a finalidade é orientar os profissionais sobre os indicadores atuais, além de direcionar e gerenciar os resultados assistenciais em relação ao cuidado do paciente crítico.

“Vamos propor alternativas seguras de confirmação da localização da ponta do cateter”, explica Widlani Montenegro.

O CONDEPE será dinâmico e interativo, com constante troca de experiências entre o público e o palestrante. É a oportunidade de um momento reflexivo em relação às mudanças de práticas diárias no atendimento ao paciente.

Widlani afirma que a importância do Congresso é inserir Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares nas estratégias das instituições e que isso repercute em melhores práticas de gestão e assistência seguras.

“Temos passado por grandes modificações nos modelos de saúde. Existe a necessidade de reposicionar a enfermagem no cenário nacional, interinstitucional. Para tal, o CONDEPE contribuirá inclusive para melhorar a visão dos Enfermeiros”, detalha a palestrante.

CONDEPE

Com a premissa do Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é o primeiro Congresso de proporção nacional totalmente voltado para toda classe de Enfermagem: Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes. A segunda edição do evento será realizada nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo (SP), com o tema “Tecnologia e os desafios da enfermagem moderna”. O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

maio
29
qua
2019
XII Congresso Paulista de Neurologia @Sofitel Jequitimar
maio 29 – jun 1 dia inteiro

O XII Congresso Paulista de Neurologia, um dos mais importantes e tradicionais eventos da especialidade, acontece entre os dias 29 de maio e 1º de junho, no Guarujá (SP).

“É uma tarefa muito difícil, pois cada edição do Congresso supera o anterior e libera o caminho para que o próximo também o supere. É este o nosso desafio, lapidar a excelência. São tempos difíceis, mas a chama que alimenta nosso interesse de aprender e de melhor cuidar de nossos pacientes vai aquecer o inverno do Guarujá”, afirma o presidente do evento, Wilson Marques Junior.

Entre os principais temas que serão debatidos no Congresso da Associação Paulista de Neurologia (Apan) – organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM) – estão: Semiologia, Genética, Dor, Miopatias, Neurorreabilitação, Cerebrovascular, Epilepsia, Demências, Neuroinfecção / LCR, Neuromodulação, Cefaleia, Esclerose Múltipla / NMO, Distúrbios do Movimento, Neuropatias Periféricas, Manifestações Neurológicas de Doenças Sistêmicas, Distúrbios do Sono, Doenças do Neurônio Motor, Cuidados Integrativos, Terapêutica em Neurologia, Encefalite Autoimune e Homecare.

O evento também traz debates de temas inovadores em 2019, como Judicialização na Neurologia, Lições de Meus Pacientes, Desenvolvimento de Carreira, Gestão em Neurologia, Liberdade Financeira para os Neurologistas e a Sessão de Controvérsias. Atividades já consagradas, como o Neurocinema e a Sessão Survival, serão mantidas, bem como aulas sobre Arte e Neurologia e História da Neurologia.

E além de abrigar o Encontro das Ligas de Neurologia e o Congresso Neurológico da Infância e Adolescência, o XII Congresso Paulista de Neurologia também terá um espaço especial para as áreas de atuação da especialidade, como Neurointensivismo, Neuro-oncologia, Neurologia do Esporte, Neurologia Infantil, Neurofisiologia Clínica, Neuroimagem, Neuro-oftalmologia, Neuro-otologia, Neurourologia e Neurologia da Mulher.

O primeiro lote está disponível para inscrições até o dia 28 de fevereiro. Associados da Apan, da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da APM possuem valores diferenciados: associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/xii-congresso-paulista-de-neurologia

ago
8
qui
2019
International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia @Expo Unimed
ago 8 – ago 10 dia inteiro

A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove de 8 a 10 de agosto, o International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia. Serão discutidas as estratégias para redução de mortes cardiovasculares prematuras, um dos objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2025. O evento ocorre em Curitiba (PR).

nov
13
qua
2019
58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019) @Centro de Eventos FIERGS
nov 13 – nov 16 dia inteiro

Seguem a todo o vapor os preparativos para o 58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019). A cidade sede será Porto Alegre (RS) e são aguardados cerca de 4.500 profissionais dedicados ao debate dos avanços da Ginecologia e Obstetrícia nacional.

Segundo o presidente César Eduardo Fernandes, o Congresso 2019 é mais um relevante passo para a consolidação a ideia da NOVA FEBRASGO, baseada em gestão corporativa, comprometimento e transparência a favor de uma GO mais digna e respeitada.

O principal evento da FEBRASGO oferece a oportunidade de fortalecer os vínculos éticos, profissionais e científicos que devem caracterizar a atuação das associações médicas e seus associados.

Haverá mais de 250 palestrantes de renome compartilhando conhecimentos com os congressistas em simpósios, mesas-redondas, atividade interativa e debates com alto ganho científico e prático, abordando temas como Anticoncepção, aleitamento materno, assistência ao parto, abortamento e puerpério, climatério, pré-natal, doença trofoblástica gestacional, endometriose, endoscopia e cirurgias ginecológicas, câncer ginecológico, doenças da mama, ginecologia endócrina, ginecologia infanto-puberal, medicina fetal e mortalidade materna, sexologia e infertilidade, vacinas, violência sexual, entre outros.

A presidente da Comissão Local do Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia 2019, Maria Celeste Osório Wender, comemora o fato de o encontro retornar à capital do Rio Grande do Sul após 24 anos, e destaca também as atrações locais:

“Porto Alegre é uma cidade de muitos encantos e descobertas. Seja pelas suas belezas naturais, como a orla do Guaíba, pela diversidade cultural, por diversas opções gastronômicas e de lazer ou pelos diferentes Museus que abriga, como o Margs e o Iberê, a nossa capital se apresenta como um dos melhores destinos para receber eventos médicos, já que reúne, ao mesmo tempo, infraestrutura, lazer e escolas médicas tradicionais, que formam profissionais destacados em distintas especialidades”.