Eventos

Calendário de eventos

ago
19
seg
2019
Curso de Formação de Avaliadores IBES – Metodologia SBA/ONA @Mercure São Paulo Paulista Hotel
ago 19@8:30 – ago 20@17:30

O IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde –, realiza nos próximos dias 19 e 20 de agosto, mais uma edição do “Curso de Formação de Avaliadores IBES-Metodologia SBA/ONA”, dessa vez na capital paulista. O curso visa a capacitação de profissionais de saúde interessados em atuar como Avaliadores do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA) a realizar avaliações de gestão de qualidade de hospitais, laboratórios, clínicas ambulatoriais, bancos de sangue, serviços de diagnóstico por imagem e demais serviços de saúde. O curso também auxilia os profissionais que desejam implementar a acreditação em suas instituições.

O curso, com carga horária de 20 horas, será ministrado pelos palestrantes Dr. Rafael Munerato, diretor de relacionamento médico do IBES, Gilson Gehring Junior, enfermeiro e avaliador líder do IBES e Vivian Giudice, diretora executiva do IBES.

No curso serão abordadas temáticas relacionadas à atuação do avaliador do SBA/ONA; manual de conduta IBES; coleta de informações e análise crítica de evidências; o Sistema Brasileiro de Acreditação; diagnóstico organizacional, Certificação e Manutenção; Fundamentos da Acreditação e Dimensões da Qualidade; Gerenciamento de Protocolos Multiprofissionais; Padrões de Nível 1, 2 e 3; Busca de evidências e interpretação de padrões e requisitos nas Seções do Manual ONA: Gestão Organizacional, Atenção ao Paciente; Redação de relatórios e Simulado de avaliação de habilidades de comunicação e técnicas de entrevista, incluindo feedback.

ago
21
qua
2019
Prevenção de responsabilização do médico e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) @ACTO - Instituto de Direito Aplicado (Auditório - Térreo) - Estacionamento SF conveniado
ago 21@19:30 – 21:30

Prevenção de responsabilização do médico com foco em aspectos práticos, mídias sociais, e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) serão tratados no próximo curso oferecido pelo ACTO – Instituto de Direito Aplicado, de Curitiba (PR).

Ministradas por Mariana Moreira Neves, mestre em Direito pela PUCPR e pós-graduada em Direito Médico pelo Unicuritiba, as aulas serão realizadas no dia 21 de agosto. Aberto ao público, profissionais da área da saúde e demais interessados, o curso está com inscrições abertas.

O curso abordará a relação médico-paciente e responsabilidade civil com destaque para obrigação de meio e de resultado, procedimentos estéticos e também puramente embelezadores e responsabilidade objetiva e subjetiva.

As aulas também tratarão do Código de Defesa do Consumidor com ênfase em inversão do ônus probatório, dever de informação, termo de consentimento, contrato, a importância de um prontuário bem escrito e vulnerabilidade e hipervulnerabilidade.

A advogada Mariana Moreira Neves falará ainda sobre a LGPD e a responsabilidade do médico pelo armazenamento e divulgação de dados do paciente.

O curso se encerra com explicações quanto ao uso das mídias sociais pelo médico e suas implicações éticas e jurídicas.

ago
23
sex
2019
Como conquistar a Acreditação
ago 23@8:00 – 17:00

De agosto até setembro, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) disponibilizará uma série de cinco cursos presenciais que serão realizados na sede da própria organização. O primeiro deles será “Como conquistar a Acreditação”, no dia 23 de agosto. Serão apenas 25 vagas e as inscrições já estão abertas no site da ONA até o próximo dia 18 de agosto.

O primeiro dos cinco cursos abordará a metodologia da ONA, destacando as principais dificuldades e necessidades para aqueles que pretendem se dedicar à conquista da acreditação. Esse curso é uma das principais demandas dos profissionais que buscam por capacitação na organização.

“A aula presencial é uma grande oportunidade para desenvolver ainda mais o que já trabalhamos na plataforma de educação a distância. Aqui poderemos tirar as dúvidas ao vivo, discutir ações e estratégias que farão a diferença para quem almeja trilhar o caminho da acreditação na sua instituição de saúde”, comenta Gilvane Lolato, gerente de Educação da ONA.

O curso “Como conquistar a Acreditação” trará aos alunos temas como envolvimento dos profissionais no processo de qualidade, responsabilidade da alta gestão, mudança e criação de uma nova cultura de qualidade, engajamento, entre outros.

As atividades serão ministradas por professores do corpo docentes da ONA, que conta com uma equipe multiprofissional com ampla experiência na área da saúde, tanto na metodologia quanto na gestão da qualidade e segurança do paciente.

A demanda dos cursos presenciais surgiu a partir de uma análise do Conselho de Administração da ONA, que percebeu a oportunidade de atender a demanda do público EAD utilizando a nova sede da organização, que agora possui um auditório próprio para receber atividades de educação.

“Com o sucesso dos cursos EAD, a ONA tem recebido também muitos pedidos para cursos presenciais. A ideia é fazer uma atividade de 8 horas de forma prática, rápida e que possibilite a disseminação do nosso conteúdo”, detalha Gilvane.