Eventos

Calendário de eventos

maio
7
ter
2019
12º Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e 17º Simpósio Latinoamericano de Farmacobotânica @Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase)
maio 7 – maio 10 dia inteiro

De 7 a 10 de maio, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) abrigará o 12º Simpósio Brasileiro de Farmacognosia e o 17º Simpósio Latinoamericano de Farmacobotânica. A programação dos eventos foi especialmente pensada para trazer temas atuais e relevantes ao estudo dos Produtos Naturais, em Petrópolis (RJ).

Os dois simpósios visam o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, professores e estudantes das áreas de plantas medicinais e produtos naturais relacionados à Farmacognosia e à Farmacobotânica.

“A realização dos eventos em Petrópolis mostrará aos participantes de várias regiões do Brasil e do exterior uma outra face do Estado do Rio. A maioria dos eventos científicos ocorre na capital fluminense. Porém, o estado possui várias outras regiões de inigualável beleza natural, com diversos atrativos e infraestrutura adequada. A Cidade Imperial tem enorme patrimônio histórico e cultural, além de estar situada na Região Serrana, com Mata Atlântica preservada, rica em biodiversidade e fonte de produtos naturais com potencial farmacológico. Dessa forma, o evento tem também como finalidade divulgar os atrativos e o potencial de Petrópolis”, explica Leopoldo C. Baratto, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia.

O Simpósio Brasileiro de Farmacognosia teve início em 1997, em Araraquara (SP). Essa é a primeira vez que o evento será realizado no Rio de Janeiro. Este ano serão 38 convidados internacionais e nacionais, que participarão de conferências, mesas-redondas, debates, minicursos e oficinas.

“O evento pretende criar oportunidades para o estabelecimento de cooperações intra e interinstitucionais, criando um ambiente de encontro para os professores, estudantes, profissionais, empresários e gestores de ciência, tecnologia e inovação, de onde possam sair sugestões e soluções para temas relevantes como o ensino da Farmacognosia, pesquisa, biodiversidade, biofármacos, legislação, propriedade intelectual, patentes, inovação, desenvolvimento biotecnológico, parcerias e cooperações nacionais e internacionais. O simpósio irá contribuir para a formação de recursos humanos no país em nível de graduação e pós-graduação, fortalecendo a pesquisa em Farmacognosia, tendo em vista que pesquisadores de renome nacional e internacional estarão entre os palestrantes”, destaca Baratto.

A rica programação contemplará palestras sobre o tema “Conservação, biodiversidade e biomas brasileiros”, onde se pretende debater a importância da pesquisa científica com a flora nativa, buscando formas de gerar produtos e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente. Alguns palestrantes abordarão técnicas analíticas modernas de produtos naturais, mostrando os avanços na área e de que forma essas novidades podem favorecer a pesquisa e a inovação no estudo de plantas medicinais. Aos interessados por Fitoterapia, serão ministradas palestras abordando o tema “Síndrome metabólica, fitoterapia no SUS” e uma oficina sobre jardins terapêuticos.

Os eventos também contarão com apresentação de trabalhos científicos na forma de painéis e comunicações orais, permitindo que os melhores trabalhos de alunos de iniciação científica e pós-graduandos possam ser apresentados. Os interessados em participar podem inscrever suas pesquisas até o dia 28 de fevereiro. Além disso, serão realizadas miniconferências, com espaço para professores de Farmacognosia e Farmacobotânica apresentarem suas pesquisas, dando oportunidade sobretudo aos jovens pesquisadores.

maio
11
sáb
2019
III Simpósio de Atualização em Medicina Interna @Hospital São Rafael - Auditório Luigi Faroldi
maio 11@8:00 – 17:00

Médicos, residentes e estudantes da área já podem se inscrever no III Simpósio de Atualização em Medicina Interna do Hospital São Rafael, em Salvador (BA). O evento será realizado no dia 11 de maio e as vagas são limitadas.

Em um dia intenso de aprendizado serão abordados assuntos diversos, dentro do tema macro “Raciocínio Clínico”. A programação contempla palestras sobre febre, dor, síncope, icterícia, tontura, artrite, diarreia, sepse, hiponatremia, dor torácica, edema, dentre outras. O objetivo é preparar o médico ou estudante para o exercício responsável da profissão, visando a excelência do atendimento ao paciente.

Programação:

8h – Abertura: Raciocínio Clínico (Rodrigo Brandão) / Autor do livro “Emergências Clínicas – USP”

8h25 – Edema: André Gobatto / Clínico e Intensivista

8h50 – Febre: Ana Verena / Infectologista

9h15 – Hipercalcemia: Olívia Bonfim / Clínica e Endocrinologia

9h40 – Dor: João Gabriel Ramos / Clínico e Intensivista

10h05 – Hematúria: Fernanda Coelho / Clínica e Nefrologista

10h30 – Intervalo

10h50 – Dor Torácica: Alexandre Costa / Clínico e Cardiologista

11h15 – Síncope: Rodrigo Morel / Clínico e Cardiologista

11h40 – Sepse: Rogério Passos / Clínico e Intensivista

12h05 – IRA: Paulo Benigno / Clínico e Nefrologista

12h30 – Rebaixamento da Consciência: Juliana Caldas / Clínica e Intensivista

12h55 – Almoço

14h – Dispnéia: Camila Loureiro / Clínica e Pneumologista

14h25 – Icterícia: André Lyra / Clínico e Hepatologista

14h50 – Tontura: Marcus Albuquerque / Neurologista

15h15 – Intervalo

15h35 – Diarreia: Adriana Ribas / Clínica e Gastroenterologista

16h – Delirium: Christiane Machado / Clínica e Geriatra

16h25 – Hiponatremia: Maurício Teixeira / Clínico e Nefrologista

16h50 – Artrite: Rafael Barreto / Clínico e Reumatologista

maio
16
qui
2019
4º Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar @Hotel Deville
maio 16 – maio 17 dia inteiro

Cuiabá (MT) receberá nos dias 16 e 17 de maio a quarta edição do “Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar”. O evento – que já se consolidou como oportunidade de aprimoramento técnico para os profissionais de Mato Grosso – chega para fomentar debates estruturantes voltados para a melhoria da gestão dos serviços de saúde.

De acordo com o diretor presidente do Grupo Santa Rosa, José Ricardo de Mello, o simpósio tem como foco reunir gestores da área de saúde, empresários do segmento, médicos e estudantes de medicina em prol de apresentar informações que visem ampliar as relações comerciais, humanas, sociais e tecnológicas.

“Discutir a saúde é o que a saúde precisa. Investir em ações que possam difundir conhecimento é primordial para a garantia de sua qualidade, sustentabilidade e segurança. Se novos olhares guiam o futuro, antes temos como desafio compreender o passado e avaliar o presente. Tanto que prezamos por temas atuais e contamos com a presença de palestrantes e convidados de prestígio nacional e internacional que pensam o setor de forma inteligente”, reforça.

maio
30
qui
2019
XIII Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva @Royal Palm Hall
maio 30 – jun 1 dia inteiro

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva promove entre os dias 30 de maio e 1º de junho o XIII Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva, em Campinas (SP). Com o tema “Câncer do Aparelho Digestivo”, o evento reúne médicos e profissionais de saúde especialistas, residentes e estudantes que participarão de conferências, mesas redondas e discussões, de exposição de trabalhos científicos e de cursos práticos com o que há de mais atual na área.

Este ano, o Simpósio SOBED será realizado em parceria com mais três importantes eventos da especialidade: Intergastro & Trauma 2019, 9º Congresso Mundial da Sociedade de Compartimento Abdominal e o Congresso da SOBRACIL-SP 2019, durante o Campinas 2019.

O Dr. Jairo Silva Alves, presidente da SOBED, ressalta que o Simpósio deste ano contará com grandes nomes da endoscopia digestiva do Brasil e do mundo, como os Drs. Hiroyuki Aihara (EUA), do Brigham and Women’s Hospital, Kenneth F. Binmoeller (EUA), do California Pacific Medical Center,  Roque Saenz (Chile), da Clínica Alemã de Santiago, e Robinson Gonzalez, da Universidade do Chile.

“Aprofundaremos nosso conhecimento nos aspectos diagnósticos e, reafirmando o papel da endoscopia intervencionista, abordaremos os principais métodos terapêuticos curativos ou paliativos, endoscópicos”, explica Alves.

A programação conta com temas relevantes para a Medicina e a sociedade mundial, como as neoplasias subepiteliais do trato digestório alto, também serão feitas apresentações em vídeo sobre o diagnóstico diferencial das lesões benignas e malignas. E ocorrerão cursos, como o “Teste seus conhecimentos baseado em evidências” e a “Oficina de balão intragástrico”.

Prova de Título 2019

Durante o Simpósio acontece, ainda, a esperada Prova de Título de Especialista em Endoscopia e/ou Certificado de Área de Atuação em Endoscopia Digestiva, cujas inscrições estão abertas até 30 de abril.

jun
11
ter
2019
1º Simpósio CTH-ABINT (Comitê Técnico Médico Hospitalar – Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos) @Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT)
jun 11@13:00 – 18:00

Nos últimos anos, os produtos médico hospitalares, fabricados com Nãotecidos, como toucas, máscaras, aventais, compressas, curativos e até os jalecos, vêm ganhando mercado no Brasil e se posicionando como aplicações extremamente importantes para os hospitais e centros cirúrgicos, evitando contaminações.

De olho neste filão, as empresas deste setor estão se organizando para conquistar cada vez mais a atenção dos tomadores de decisão nos hospitais, mostrando que os Nãotecidos, por serem descartáveis, são mais seguros, estéreis e mais baratos. Além disso, seu uso proporciona economia de água e recursos naturais, ajudando o meio ambiente.

Diante desse cenário, O Comitê Técnico Médico Hospitalar (CTH) da Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT) vai realizar no dia 11 de junho, em São Paulo (SP), o 1º Simpósio CTH-ABINT sobre soluções e novas tecnologias para o mercado de kits cirúrgicos. O evento, que vai reunir profissionais técnicos e executivos do mercado médico hospitalar, irá apresentar um estudo comparativo de custo x benefícios entre itens descartáveis e reutilizáveis.

ago
14
qua
2019
METROSAÚDE 2019 – Simpósio de Metrologia na Área da Saúde @Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) - Instituto de Radiologia (InRad)
ago 14@8:30 – ago 15@18:00