Eventos

Calendário de eventos

mar
13
qua
2019
VII Simpósio de Nutrição Clínica Contemporânea @Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Bloco E (Auditório – 1º Subsolo)
mar 13@14:00 – 19:00

No dia 13 de março, o VII Simpósio de Nutrição Clínica Contemporânea, promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, reunirá em São Paulo (SP) médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, demais profissionais da área da saúde e estudantes das áreas mencionadas para o aprimoramento e troca de experiências em terapia nutricional entre os participantes. Com a coordenação do nutrólogo do hospital, Dr. Andrea Bottoni, o evento abordará temáticas como inovação, qualidade e indicadores em terapia nutricional, assistência nutricional ao paciente grave, dentre outras.

Durante o simpósio, será feita a divulgação do novo curso de pós-graduação do hospital: Genômica Nutricional Aplicada. Com a coordenação do Dr. Sérgio dos Anjos Garnes, envolverá ensinamento teórico com aplicação prática, focado na influência dos alimentos no gene, de que forma o gene responde e determina o fenótipo do indivíduo e de que maneira está associado às manifestações de doenças.

As aulas terão início em agosto de 2019 e serão distribuídas em 10 módulos, com duração de cerca de um mês e meio cada, totalizando 360 horas. Ao final, médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e biólogos, entre outros profissionais da área da saúde, que se candidatarem receberão o diploma. Para se inscreverem no curso, os estudantes deverão enviar o Curriculum Vitae, que será submetido à análise. Mais informações serão disponibilizadas no dia do evento e no site do hospital.

Os interessados em participar do VII Simpósio de Nutrição Clínica Contemporânea que realizarem as inscrições até o dia 19 de fevereiro garantem um valor reduzido. Após esse período e até o dia 1 de março terá acréscimo de R$ 20,00. No dia do evento, 13 de março, há acréscimo de mais R$ 10,00.

Confira a programação completa do simpósio:

14h às 14h25 – Entrega de material

14h25 às 14h30 – Abertura – Antonio da Silva Bastos Neto

14h30 às 16h30 – Mesa Redonda: Inovação e qualidade em terapia nutricional: um novo olhar – Moderadores: Andréa Aparecida Lopes Martinez e Andrea Bottoni

14h30 às 15h – Decisões em saúde baseadas em valor – César Luiz Lacerda Abicalaffe

15h às 15h30 – Indicadores de qualidade em terapia nutricional – Cristiane Comeron Gimenez Verotti

15h30 às 16h – Terapia nutricional: sua efetividade vale o seu custo! – Juciara Gomes Guimarães Jardim

16h às 16h30 – Discussão

16h30 às 17h – Coffee Break

17h às 19h – Mesa Redonda: Assistência nutricional no paciente grave – Moderador: Amilton Silva Junior

17h às 17h30 – Como avaliar e melhorar a tolerância à nutrição enteral – Sérgio dos Anjos Garnes

17h30 às 18h – Visita multiprofissional e cuidado interdisciplinar: compartilhando uma experiência – Mylene Montes Rodrigues Faim

18h às 18h30 – Nutrição parenteral suplementar – Paulo César Ribeiro

18h30 às 19h – Discussão

19h – Encerramento

mar
14
qui
2019
2º Simpósio de Medicina Regenerativa @Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
mar 14@8:00 – 18:00

A Santa Casa de São Paulo promove, em março, o Simpósio de Medicina Regenerativa, que contará com a presença de renomados médicos de instituições como a FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), Hospital Albert Einsten, Hospital Sírio Libanês, entre outros. A participação da advogada Marianne Albers, sócia do Felsberg Advogados, tem início às 11h30, com o tema “O médico pode ser responsabilizado por eventuais efeitos colaterais após tratamento com célula-tronco?”

O “Simpósio de Medicina Regenerativa” tem a proposta de abordar os diversos aspectos da terapia celular, incluindo noções básicas sobre células-tronco, mapeamento do momento atual, dos estudos clínicos e pré-clínicos para os tratamentos de diversas doenças como também a legislação e regulamentação.

Marianne acumula ampla experiência atendendo clientes que atuam no segmento de saúde no difícil ambiente regulatório brasileiro, especialmente em sua interação com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a ANS (Agência Nacional de Saúde), entre outros órgãos.

mar
16
sáb
2019
IV Simpósio do Teste Cardiopulmonar de Exercício (Ergoespirometria) na Prática Clínica @Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
mar 16@7:30 – 19:15

O Simpósio “Teste Cardiopulmonar de Exercício (Ergoespirometria) na Prática Clínica” está em sua quarta edição e visa apresentar discussões de temas que possam ser aplicados de imediato no dia-a-dia de seus participantes.

Tradicionalmente, o NAT – Núcleo Avançado de Tórax, em conjunto com o Centro de Cardiologia, intercalam a cada ano atividades sobre Ergoespirometria e sobre Alterações Cardiopulmonares em Atletas.

Em 2012, realizamos a 1ª edição deste curso, já apresentando grande número de participantes e alto índice de satisfação, com 98% de recomendação. No ano passado, o foco foi em Atletas e repetiu o sucesso, com 90% de recomendação.

A programação inclui mesas sobre Avaliação da Insuficiência Cardíaca, TCP nas Doenças Pulmonares, Avaliação Prognóstica e Outras Aplicações do TCP.

Estão programadas também apresentação de casos clínicos, que tiveram uma repercussão muito positiva nas edições anteriores, porque deram oportunidade prática de aprendizado muito próxima ao que observamos no cotidiano.

Foram desenvolvidas, ainda, duas sessões práticas com enfoque no teste cardiopulmonar em paciente cardiopata e paciente pneumopata. Serão montadas salas com equipamentos reais, em que serão desenvolvidas atividades com pacientes. Os alunos serão divididos em dois grupos e passarão pelas duas salas, uma no período da manhã, outra no período da tarde.

maio
16
qui
2019
4º Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar @Hotel Deville
maio 16 – maio 17 dia inteiro

Cuiabá (MT) receberá nos dias 16 e 17 de maio a quarta edição do “Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar”. O evento – que já se consolidou como oportunidade de aprimoramento técnico para os profissionais de Mato Grosso – chega para fomentar debates estruturantes voltados para a melhoria da gestão dos serviços de saúde.

De acordo com o diretor presidente do Grupo Santa Rosa, José Ricardo de Mello, o simpósio tem como foco reunir gestores da área de saúde, empresários do segmento, médicos e estudantes de medicina em prol de apresentar informações que visem ampliar as relações comerciais, humanas, sociais e tecnológicas.

“Discutir a saúde é o que a saúde precisa. Investir em ações que possam difundir conhecimento é primordial para a garantia de sua qualidade, sustentabilidade e segurança. Se novos olhares guiam o futuro, antes temos como desafio compreender o passado e avaliar o presente. Tanto que prezamos por temas atuais e contamos com a presença de palestrantes e convidados de prestígio nacional e internacional que pensam o setor de forma inteligente”, reforça.