Eventos

Calendário de eventos

ago
17
sáb
2019
50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central (JABC) @Hotel Deville
ago 17 – ago 18 dia inteiro

A 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central (JABC) reúne especialistas de todo o país. Durante o evento, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia vai realizar treinamento da população geral no atendimento básico a paradas cardíacas.

Os padrões de segurança e qualidade em Anestesia serão o foco central da 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central (JABC), que será sediada em Cuiabá (MT), nos dias 17 e 18 de agosto. O evento, organizado pela Sociedade Matogrossense de Anestesiologia (Soma), vai reunir os principais pesquisadores brasileiros na área. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia do evento.

O tema desta edição é “Anestesia segura” e os participantes terão acesso aos debates mais atuais sobre a especialidade. “Contar com uma anestesia segura e de qualidade é direito de todo paciente. Isso evita complicações graves em cirurgias e em procedimentos que exigem sedação. Por isso é extremamente importante manter os profissionais brasileiros sempre atualizados nos mais altos padrões da especialidade”, explica Diogo Leite Sampaio, presidente da Soma.

Programação

A 50ª JABC conta com um round table pré-jornada sobre “Anestesia para Queimados”, com cinco mesas redondas sobre o assunto. A programação oficial da 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central começa com as discussões sobre proteção encefálica e, ainda no primeiro dia, debate questões relacionadas às vias aéreas, à segurança e qualidade em Anestesia e propõe reflexões sobre as lições médicas deixadas pela tragédia ocorrida na Boate Kiss, em 2013.

No segundo dia, os participantes poderão ampliar os conhecimentos sobre bloqueios; debater controvérsias da especialidade, como Anestesia Venosa versus Anestesia Inalatória em Neurocirurgia; conhecer mais sobre as inovações na área, como a anestesia para cirurgia robótica; e encerrar a jornada com as discussões sobre Anestesiologia Pediátrica.

Suporte à Vida 

A 50ª JABC conta, ainda, com uma programação complementar, destinada para quem não tem formação em medicina. No dia 16 será realizado o curso “Salve uma Vida”, ministrado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e destinado à população em geral.

A ideia é trazer conhecimentos sobre Suporte Básico à Vida, com técnicas de reconhecimento, acionamento imediato de serviço médico especializado e tratamento inicial de parada cardiorrespiratória. Os interessados podem se inscrever pelo site portaldasoma.wixsite.com/50jabc/curso-salve-uma-vida.

Gestão Hospitalar  

Outro evento integra a programação da 50ª JABC. No sábado (17), o workshop Gestão Hospitalar abre as portas da jornada para profissionais de outras especialidades, que debatem: “Como o anestesista otimiza custos e impacta desfechos em procedimentos ambulatoriais”; “O papel do anestesiologista na qualidade hospitalar”; e “Otimização da Analgesia pós-operatória e o desfecho do paciente internado”.

Selo “Aqui Tem Sedação Segura”

A 50ª JABC marca, também, o lançamento do Selo “Aqui Tem Sedação Segura”, criado pela Soma para auxiliar os pacientes na escolha de estabelecimentos de saúde que atendam aos critérios mínimos de segurança e qualidade em anestesiologia.

O Selo será oferecido gratuitamente a clínicas médicas do Mato Grosso que cumpram os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), as diretrizes da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e possuam um médico anestesiologista titulado durante os procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Os estabelecimentos médicos que se interessarem em obter o Selo Soma de Anestesia Segura podem entrar em contato com a entidade pelo e-mail diretoria@somanestesia.org.br.

ago
20
ter
2019
5ª Jornada de Segurança do Paciente @Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP - Auditório V
ago 20 – ago 21 dia inteiro

Em parceria com diversas instituições, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), organiza no mês de agosto a 5ª Jornada de Segurança do Paciente da Região Metropolitana de Campinas. O evento, idealizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordará o tema “Impacto da Liderança e Desenvolvimento das Equipes na Segurança do Paciente”.

O objetivo é promover a interação entre os profissionais da saúde nos níveis da atenção básica e hospitalar para discutir e propor estratégias práticas, viáveis e sustentáveis que possibilitem uma atenção à saúde segura e com qualidade.

Dentre as atividades, o HSV participará de uma mesa redonda sobre o tema “O contexto multiprofissional da segurança do paciente” em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas e o Hospital de Clínicas da Unicamp. A gerente de enfermagem, Grace Campos, apresentará o protocolo de identificação implantado no HSV.

O evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto e contará com diversas outras palestras como, por exemplo, o impacto da liderança no desenvolvimento das equipes; gestão das linhas assistenciais e o envolvimento do paciente para o cuidado seguro.

“Eu e as colaboradoras do departamento da Qualidade, Paula Ferigato e Rafaela Costa, representamos o HSV na Comissão Organizadora da Jornada, e agora, em sua quinta edição, tem se firmado como um evento de destaque regional para a saúde pública e privada. É muito importante para a visibilidade do São Vicente estar entre grandes instituições e num evento deste porte”, disse Viviane Rasera do Núcleo de Educação Permanente.

“O evento nos oferece a oportunidade de ter acesso as tendências e inovações para desenvolver segurança do paciente, por meio de contato com especialistas que trazem suas experiências. É um privilegio do nosso hospital participar como parceiro na organização desse evento e podermos ter espaço para apresentar nossos conhecimentos”, finaliza Paula.

ago
22
qui
2019
28ª Jornada do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia Porto Alegre @Santa Casa de Porto Alegre - Anfiteatro Hugo Gerdau
ago 22 – ago 24 dia inteiro

Estão abertas as inscrições para a 28ª Jornada do Serviço de Cirurgia Plástica, evento que acontecerá na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), de 22 a 24 de agosto, com o tema central mama/implantes mamários, face e contorno corporal.

A coordenação da 28ª Jornada do Serviço de Cirurgia Plástica é do Dr. Pedro Bins Ely, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa.  Entre os palestrantes, estarão grandes especialistas nacionais e internacionais, como Dr. Alexandre Piassi Passos (SP), Dra. Audrey Worthington (SP), Dr. Dênis Calazans (SP), Dra.Gisela Pontes (RJ), Dr. Jaime Anger (SP), Dr. Javier Cucchiaro (ARG), Dr. Jorge Bins Ely (SC), Dr. José Horácio Aboudib (RJ), Dr. Nelson Piccolo (GO) e Dr. Níveo Steffen (RS).

O evento é dirigido exclusivamente a médicos e médicos-residentes, associados da SBCP, e as inscrições podem ser feitas no site.

out
11
sex
2019
I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e I Jornada Capixaba de Luto @CECATES - Centro Católico de Estudos
out 11 – out 12 dia inteiro

Entre os dias 11 e 12 de outubro, a Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realiza em parceria com a rede API – Apoio a Perdas Irreparáveis na cidade de Vitória (ES), o I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e Jornada Capixaba de Luto. Com o tema “Quebrando barreiras, expandindo conquistas”, evento ocorrerá no CECATES – Centro Católico de Estudos.

O evento que tem como foco a ampliação do olhar para o cuidado, considerado de extrema importância expandir os estudos, as pesquisas e o trabalho sobre Cuidados Paliativos no Espírito Santo, contará com a participação de alguns dos profissionais de destaque do cenário brasileiro, bem como do próprio estado, tanto nas área de Cuidados Paliativos, quanto na área do Luto.