Eventos

Calendário de eventos

mar
22
sex
2019
I Jornada Multidisciplinar sobre Cuidados ao Paciente Traqueostomizado @Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
mar 22 – mar 23 dia inteiro

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico indicado com frequência no tratamento do paciente crítico, com diferentes técnicas de acesso à via aérea, e baixo risco de complicações.  Apesar disso, a condição clínica que levou à indicação dessa via alternativa para manejo das vias aéreas não se resolve a curto prazo. O paciente traqueostomizado demanda atenção especial, tanto no cuidado com a cânula traqueal quanto na interface com as outras limitações relacionados à doença de base, e que requer estratégias associadas para adequada reabilitação desse paciente.

O tema demanda o envolvimento de várias equipes, pela sua complexidade e prevalência. Equipe médica, de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia participam efetivamente em várias fases do atendimento ao paciente traqueostomizado, o que envolve colaboração das equipes na abordagem prática.

Objetivo geral:

Oferecer à equipe multiprofissional uma ampla discussão sobre temas que envolvem o cuidado do paciente traqueostomizado, desde a indicação, escolha das próteses traqueais até os critérios, as estratégias e o planejamento para decanulação. Para profissionais médicos interessados, haverá atividade prática (hands-on) sobre traqueostomia percutânea, cânulas traqueias, cricotireoidostomia por punção e manejo de equipamentos e materiais relacionados ao acesso da via aérea difícil.

Principais temas:

– Técnicas cirúrgicas: aberta x percutânea;

– Tipos de cânula de traqueostomia;

– Situações especiais: Traqueostomia na criança;

– Situações especiais: traqueostomia no idoso/neuropata com disfagia;

– Complicações agudas: sangramento, falso trajeto, perda de cânula;

– Complicações crônicas: estenose, fistula traqueoesofágica, granuloma;

– Métodos diagnósticos no paciente Traqueostomizado: broncoscopia, videodeglutograma, teste de aspiração;

– Estratégias para melhorar funcionalidade e qualidade de vida;

– Traqueostomia e Home Care;

– Mau funcionamento da traqueostomia;

– Protocolos de decanulação;

– Casos clínicos.

Diferenciais:

– Professores que atuam diretamente no corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês;

– Debate entre os profissionais mais experientes nessa área do país, com enfoque prático no treinamento no manejo das complicações de traqueostomia, principais próteses traqueais e pratica em traqueostomia percutânea;

– Não há cursos semelhantes na América Latina.

Público alvo:

Médicos (otorrinolaringologista, intensivistas,  cirurgiões torácicos, cirurgiões de cabeça e pescoço, pneumologista, geriatras e neurologistas), fisioterapeutas, fonoaudiólogas, enfermagem, técnicos de enfermagem, nutricionistas, odontologistas (medicina bucal), e residentes (torácicos, UTI, intensivistas, cirurgia geral, emergência e otorrinolaringologista).

Vagas:

22/03 – 24 para prática (apenas para médicos. Optando pela prática, o aluno também deve participar das atividades teóricas);

23/03 – 70 para teoria.

mar
29
sex
2019
VI Jornada Científica da Sociedade Paranaense de Cardiologia: Imagem em Cardiologia @Sociedade Médica de Maringá
mar 29 – mar 30 dia inteiro

Já estão abertas as inscrições para a VI Jornada Científica da Sociedade Paranaense de Cardiologia: Imagem em Cardiologia, que acontece nos dias 29 e 30 de março em Maringá (PR). O evento é voltado para médicos, residentes e estudantes.

Durante os dois dias, serão discutidos assuntos como métodos não invasivos na avaliação de doença arterial coronária, importância das provas de isquemia não invasiva na tomada de decisão clínica, utilização de angiotomografa coronária ou escore de cálcio na pesquisa da aterosclerose, papel dos métodos não invasivos na avaliação de cardiopatias não isquêmicas, uso da Medicina Nuclear na investigação diagnóstica de doenças infiltrativas miocárdias e papel dos antagonistas de Neprilisina no manejo da insuficiência cardíaca, além de apresentações de casos clínicos.

abr
12
sex
2019
13ª Jornada Dermatológica @Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Centro histórico-cultural
abr 12 – abr 13 dia inteiro

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) e a UFCSPA promovem, nos dias 12 e 13 de abril, a 13ª Jornada Dermatológica. Entre os destaques da programação está a participação do Dr. Gabriel Salerni, da Argentina. O evento também contará com palestras do Dr. Leonardo Abraham (DF), da Dra. Jeanine Magno (SC) e da Dra. Denise Miyamoto (SP), entre outros convidados. A programação integra três cursos pré-evento: Dermatoscopia, Dermatopediatria e Dermatologia para Clínicos Gerais. Os dermatologistas Rodrigo Duquia e Renan Bonamigo integram a comissão organizadora do evento, que acontecerá no Centro Histórico-Cultural Santa Casa.