Eventos

Calendário de eventos

dez
13
qui
2018
Encontro de Lideranças da Saúde @Hotel Intercity
dez 13@8:30 – 12:30

O Business Club Healthcare estará essa semana no Rio Grande do Sul para a realização de mais uma edição do Encontro de Lideranças da Saúde. O evento, que tem o IGH (Instituto de Gestão e Humanização) como anfitrião, está marcado para dia 13 de dezembro, em Caxias do Sul.

Na ocasião, serão debatidos assuntos como a eficiência das OSS em inovação e gestão em saúde e como conquistar uma gestão eficiente com recursos limitados e como eliminar desperdícios no ciclo de medicamentos. A agenda conta, também, com palestras sobre o papel do Ministério Público no controle dos contratos com as OSS e modelos de gestão da saúde em parceria com as organizações sociais.

Para antecipar um pouco mais do que o evento trará, conversamos com Paulo Bittencourt, superintendente do IGH. Confira a entrevista completa abaixo:

Business Club Healthcare – Quais os princípios para que as OSS sejam eficientes quando se trata de gestão em saúde?
Paulo Bittencourt – Velocidade de decisão e execução são pontos de destaque entre os princípios de uma OS. Com processos céleres somado à qualidade na assistência e à busca constante pelo aprimoramento das rotinas de uma unidade de saúde, o IGH trabalha valorizando o capital humano através da capacitação continuada dos colaboradores.

Business Club Healthcare – Quais cases pretende apresentar neste encontro?
Paulo Bittencourt – Além do já conhecido case do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, que é um hospital público referência em cirurgias cardíacas e tratamento do pé torto congênito administrado pelo IGH a partir de um contrato firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), também apresentaremos o case da UPA Pirajá que, recentemente, foi reconhecida com o nível 1 de acreditação hospitalar pela ONA (Organização Nacional em Acreditação) e tornou-se o primeiro serviço de urgência e emergência acreditado na região nordeste do Brasil.

Falaremos, também, da UPA Zona Norte, serviço administrado pelo IGH por meio de um contrato firmado com a prefeitura municipal de Caxias do Sul e que, em setembro deste ano, completou um ano de funcionamento superando 80% de satisfação por parte dos usuários. A UPA Zona Norte também está em processo de acreditação.

Business Club Healthcare – O IGH fez uma apresentação recente em Vitória (ES). O que espera, agora, do evento que será no Rio Grande do Sul?
Paulo Bittencourt – Queremos reunir gestores municipais da região para apresentar a eles os resultados que um serviço administrado por uma OS pode alcançar. É de extrema importância destacar que a saúde pública está passando para um novo momento, com a contratação de OSS que oferecem segurança de gestão de recursos públicos, por meio de serviços resolutivos, que atendam as demandas dos usuários e apresentem números positivos e concretos aos contratantes.

Business Club Healthcare – E qual a importância, na sua opinião, do IGH viajar pelo país para apresentar seu trabalho aos principais players da saúde?
Paulo Bittencourt – É importante mostrar ao maior número de administrações, sejam elas estaduais ou municipais, a possibilidade de se fazer saúde pública de qualidade otimizando recursos.

Business Club Healthcare – O evento também contará com apresentações de Érico Cabral, promotor de justiça da saúde de Goiás; Guilherme Sander, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre; Ana Giavanoni, diretora do grupo Giavanoni; e Wladimir Taborda, diretor da W/Taborda Consultoria em Saúde. Acredita que ter um evento multidisciplinar é o que promove um debate de qualidade no setor?
Paulo Bittencourt – Precisamos ter em mente que saúde pública não se faz de uma maneira unilateral. Só ofereceremos um serviço de qualidade quando diversos setores da sociedade estiverem pensando da mesma forma. O que é pensar da mesma forma? Ter o foco no paciente e na qualidade dos serviços, que se faz com planejamento e velocidade de decisão.