Eventos

Calendário de eventos

ago
23
sex
2019
III Meeting Internacional de Oncologia @Hospital Leforte - Auditório
ago 23@8:00 – 12:30

Promovida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Leforte, a 3ª edição do Meeting Internacional de Oncologia do Grupo Leforte, acontecerá no dia 23 de agosto, em São Paulo (SP), com o objetivo de debater as inovações em diagnóstico e tratamento. Sob supervisão do Dr. Ricardo Antunes, coordenador de Cirurgia Oncológica da instituição e presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), o evento reunirá alguns dos maiores especialistas brasileiros e internacionais na área.

O diretor do Instituto Português de Oncologia/IPO, de Portugal, Prof. Dr. Joaquim Abreu de Souza, virá ao Brasil para falar sobre avanços da cirurgia oncológica. O tema também contará com a participação do cirurgião oncológico, Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, com foco na mudança de paradigma nessa área, diante da utilização da cirurgia robótica.

A uso de dados na área da saúde, através da Inteligência Artificial, tendência que tem proporcionado avanços importantes na avaliação de populações ou mesmo na individualização de tratamentos, será abordado pelo membro da Divisão Global da Watson Health/IBM, Dr. Daniel Morel.

A personalização dos tratamentos, especialmente por meio da imunoterapia, será o assunto do oncologista Dr. Bruno Santucci. Esses desenvolvimentos também estarão presentes nas palestras sobre Terapia Alvo- Molecular do Câncer, apresentada pelo Dr. Hézio Jadir Fernandes, coordenador de oncologia clínica do Leforte, e a respeito das inovações no campo da onco-genética, com as explanações da Dra. Thereza Taylanne Souza Loureiro Cavalcanti, médica geneticista do Grupo Dasa.

“Vamos focar nos avanços e na multidisciplinariedade em relação ao diagnóstico e tratamento de câncer.  O Brasil possui grande expertise no assunto. Promover essa troca de experiências entre as áreas, incluindo especialistas de outros países, é enriquecedor”, destaca o Dr. Antunes.

A programação do Meeting ainda inclui a participação da Dra. Aisling Barry, uma das responsáveis pelo serviço de Radioterapia do Hospital Princess Margaret, em Toronto, no Canadá, que falará sobre tratamento promissor da  radioterapia esteriotáxica extracraniana (SBRT) em pacientes que apresentam poucas lesões metastáticas fora do sítio primário da doença denominada de oligometastática e seus resultados.”Este é um avanço muito importante já que estamos lidando com pacientes que não são mais submetidos a tratamentos paliativos e que apresentam uma sobrevida prolongada graças a novas técnicas de tratamento”, destaca Dr. Daniel Grabarz, coordenador do Serviço de Radioterapia do Hospital Leforte.

O especialista também destaca que, ao final do evento, haverá uma visita guiada à Radioterapia do hospital, na qual os participantes poderão conhecer o Elekta Infinity, um dos mais modernos equipamentos de tratamento radioterápico do Brasil. A tecnologia inclui recurso de visualização em 4D, capaz de identificar com mais precisão a área a ser tratada e garantir a alta precisão das doses de radiação, poupando os tecidos saudáveis ao redor do tumor. Implantado em 2018, o serviço conseguiu reduzir, por exemplo, o número de sessões de radioterapia em pacientes com tumores de próstata passando de 39 para 20 aplicações tendo a radiação focada somente na região onde está o tumor.

ago
24
sáb
2019
Encontro Anual INAME (Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal) 2019 @Hotel Estanplaza International
ago 24 – ago 25 dia inteiro

O Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (INAME), realiza entre 24 e 25 de agosto, o Encontro Anual INAME 2019, em São Paulo (SP). O evento, que em sua primeira edição, era voltado somente para médicos e profissionais da área da saúde, ganha este ano uma nova frente: agora também é destinado para pacientes, familiares e cuidadores. Com o tema “AME + Qualidade de Vida”, o objetivo do encontro é, além de capacitar profissionais da área de saúde, ampliar a discussão sobre a AME ao trazer informações e conhecimento sobre a patologia, tratamento, prevenção e diagnóstico.

“Serão dois eventos simultâneos, um encontro científico e um encontro de pacientes e familiares. Nossa missão é conscientizar a sociedade sobre a atrofia muscular espinhal, doença rara, genética e grave, e gerar conhecimento – para que todos os pacientes com AME possam ter uma vida digna e com qualidade”, explica Luma Barbosa, presidente do Iname.

O encontro científico tem como objetivo aumentar o alcance e difusão do conhecimento sobre a doença. Já o encontro de pacientes e familiares, visa estabelecer melhores práticas de cuidados e tratamentos sobre diversos temas relacionados à AME.

Entre os assuntos que serão abordados no encontro estão: planejamento familiar, fisioterapia respiratória e motora e aspectos nutricionais em pacientes com AME, além de medicamentos já aprovados e também os que estão em fase avançada de estudos clínicos. “No fundo, tudo que buscamos para os nossos filhos se resume a dar qualidade de vida a eles e consequentemente a toda a família. Nesse contexto, todos os temas são pertinentes: tratamentos com medicações, cuidados respiratórios, tecnologias assistivas, cuidados multidisciplinares, enfim, há uma infinidade de coisas importantes para conversar. Os familiares são os protagonistas nos cuidados do paciente com AME, eles têm um papel importantíssimo”, finaliza Luma.

Por se tratar de uma doença que atinge diversos músculos e funções do corpo, a atrofia muscular espinhal exige uma abordagem multidisciplinar de cuidados, que pode ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes de forma geral. “O paciente que sofre com atrofia muscular espinhal precisa de um cuidado integral, não apenas do tratamento medicamentoso. É necessário que ele seja acompanhado por diversos especialistas, como por exemplo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, entre outros. A doença atinge a área do sistema nervoso que controla os movimentos musculares voluntários, que permitem realizar atividades como caminhar, sentar, controlar e movimentar a cabeça e engatinhar. A respiração e a deglutição (ato de engolir) também podem ser afetadas”, explica o neurologista e integrante do Comitê Científico do INAME, Edmar Zanoteli.

O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais, todos referência em sua área de atuação, vinculados às melhores instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Entre eles, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Dr. Miguel Gonçalves, uma das maiores referências mundiais no tratamento respiratório de pacientes com atrofia muscular espinhal. O especialista é autor e coautor dos mais influentes e eficazes protocolos de ventilação não invasiva, técnicas de tosse assistida e terapia intensiva em doentes neuromusculares

A expectativa de público para o Encontro Anual INAME 2019 é mais de 300 pessoas, divididas entre comunidade científica, cuidadores e familiares. Para participar do evento, é necessário se inscrever pelo Sympla. As vagas são limitadas. A inscrição para o encontro científico é paga. Já para o encontro de pacientes e familiares é gratuita (com limite de até duas pessoas por família).

Conheça a AME: A AME é uma das mais de oito mil doenças raras conhecidas no mundo e afeta aproximadamente de 1 para cada 10 mil nascidos vivos. No Brasil, não há um levantamento oficial que indique o número exato de indivíduos acometidos. Em um trabalho minucioso de levantamento, o INAME já mapeou mais de 900 pacientes em sua base de dados. A enfermidade pode se manifestar em diferentes fases da vida e, quanto mais cedo aparecem os primeiros sintomas, mais grave é o quadro. Alguns pacientes podem apresentar os sintomas já no nascimento ou na primeira semana de vida, e geralmente têm sobrevida de semanas ou meses. Outros apresentam os sintomas até os seis meses e geralmente não são capazes de sentar ou de sustentar a cabeça. Essas crianças apresentam dificuldades respiratórias graves, e dependem de cuidados intensos diários. Outros, com sintomas que se manifestaram mais tardiamente – a AME pode se manifestar até a terceira década de vida -, são capazes de sentar, mas não de andar. Tudo depende de quão agressiva é a doença em cada paciente.

INAME

O Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (INAME) é uma associação de pacientes portadores de atrofia muscular espinhal (AME). Sem fins lucrativos, a entidade atua na busca de tratamento e cuidados adequados para todos os portadores da doença no Brasil, bem como no suporte incondicional às necessidades das famílias – desde o diagnóstico até a rotina diária de atuação multidisciplinar.

set
10
ter
2019
III Encontro de Empreendedorismo e Inovação em Saúde @Hospital Israelita Albert Einstein - Auditório Moise Safra e Salão Chella
set 10@8:00 – 20:00

Ficar por dentro do que existe de mais inovador em saúde nos dias de hoje por meio de palestras e cases das principais referências nacionais e internacionais. É o que promete o III Encontro Internacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde, realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em setembro.

Voltado para empreendedores, investidores, líderes e profissionais de instituições de saúde, setores público e privado e para a imprensa, o evento é considerado o mais importante de empreendedorismo e inovação em saúde no Brasil. A iniciativa tem como objetivo ampliar e fortalecer a interação entre lideranças do setor de saúde e tecnologia, investidores, hospitais de referência, órgãos públicos e empreendedores, em escala global.

A segunda edição, realizada em 2018, contou com 29 palestrantes abordando temas como: soluções tecnológicas para envelhecimento e doenças crônicas; big data e gestão populacional; tendências de investimentos em startups no Brasil e no mundo; soluções tecnológicas para oncologia; diagnósticos e medicina personalizada, com a participação de centros de inovação em saúde do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, França e Argentina.

“O evento é um grande momento para se discutir o futuro da inovação na área da saúde, além de permitir que se conheça o modelo de atuação do Einstein em inovação e as possibilidades de realizar parcerias com a instituição”, afirma Claudio Terra, Diretor-Executivo de Inovação e Transformação Digital da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

A programação contará com palestrantes de pelo menos seis diferentes países, abordando como temas centrais a transformação digital, desafios e oportunidades, inovação e empreendedorismo em saúde na América Latina, os desafios de inovar em Life Science e intraempreendedorismo como mecanismo de inovação.

Entre os  palestrantes confirmados encontram-se: Dr. Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Dr. Claudio Lottenberg, CEO da UnitedHealth Group Brasil; Dra Joan Mannick, Cofundadora e CMO (Chief Medical Officer) da resTORbio; Cesar Carvalho, Cofundador e CEO Global do Gympass; Menahem (Meni) Shikhman, Vice President Business Development and Partnerships at TytoCare; Jose Luis Nuño Ayala, Fundador e CEO da Unima e Marcos Santos, Fundador da ONKOS Molecular Diagnostic.

Simultaneamente ao Encontro, será realizado o 9º Circuito Einstein de Startups, um espaço dedicado a empresas selecionadas pela Eretz.bio, incubadora de startups do Einstein, para expor suas soluções de tecnologia em saúde.

O evento conta com o apoiador diamante Janssen.

set
21
sáb
2019
5º Encontro PANDA – ABA no tratamento do autismo @RibeirãoShopping - Centro Médico
set 21@8:00 – 17:00

A 5ª edição do Encontro PANDA vai reunir em Ribeirão Preto (SP) profissionais que são referência quando o assunto é ciência e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). O evento acontece dia 21 de setembro e contará com uma programação rica e diversificada com profissionais que irão apresentar inovações, pesquisas aplicadas e casos práticos.

O evento é voltado a pais, educadores, fonoaudiólogos, professores, terapeutas, psicólogos e outros profissionais da saúde que atuam na área. O foco será a abordagem da análise do comportamento aplicada em pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

O primeiro lote dos ingressos já está disponível com desconto e pode ser adquirido em www.fundacaopanda.com.br/cursos.