Eventos

Calendário de eventos

abr
22
seg
2019
28º Congresso Fehosp @Tauá Hotel Atibaia
abr 22 – abr 25 dia inteiro

Entre os dias 22 a 25 de abril, acontece a 28ª edição do Congresso Fehosp. Por meio de palestras, debates e apresentação de cases, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo traz a temática: “Fazendo check-up na gestão: eficiência no diagnóstico, sucesso no tratamento”.

O encontro em Atibaia (SP) e proporcionará aos participantes troca de experiências, além de promover ainda mais conhecimento.

O Congresso é destinado a presidentes, provedores, administradores, diretores hospitalares, diretores clínicos e técnicos, farmacêuticos, nutricionistas, gestores de pessoas, advogados, profissionais da comunicação, profissionais de TI, profissionais de custos, contadores, enfermeiros, gestores de qualidade, universitário e demais profissionais da área da saúde.

Paralelo ao congresso, serão realizados 9 fóruns com os seguintes temas: Controladoria – finanças, Contabilidade e Custos, Sistemas de Gestão e T.I., Governança Clínica, Gestão de Pessoas, Cadeia de Suprimentos – Compra, Almoxarifado e Farmácia, Qualidade e Segurança do Paciente, Jurídico, Hotelaria e Hospitalidade e Comunicação.

Além dos fóruns, também será realizada a 28ª Mostra de Materiais, Equipamentos e Serviços Hospitalares.

“O evento é uma oportunidade única de networking e contribui para a busca de novos caminhos para as práticas atuais de gestão hospitalar”, ressalta o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

abr
25
qui
2019
35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica @Hotel Pestana
abr 25 – abr 27 dia inteiro

De 25 a 27 de abril, Curitiba (PR) recebe o maior evento científico de Cirurgia Plástica da Região Sul, a 35ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em parceria com a SBCP – Regional Paraná, tem como tema central o que há de mais novo em técnicas e procedimentos para MAMA.

Durante os três dias de evento, cerca de 100 cirurgias reconstrutoras de diversos tipos serão feitas em um mutirão, com cirurgiões renomados, em seis hospitais de Curitiba: Hospital Erasto Gaertner, Hospital Universitário Cajuru, Hospital Santa Casa de Curitiba, Hospital São Vicente, Hospital Universitário de Londrina e CAIF – Hospital do Trabalhador. Cirurgias ao vivo, conferências, mesas redondas, casos clínicos com palestrantes renomados, estão dentro da grade de programação do evento.

“Levaremos um evento de grande densidade científica, preparado com rigor e zelo  pelo Departamento de Eventos Científicos da SBCP (DEC), em conjunto com a Regional Paraná, que proporcionará ao participante conhecimentos sobre “mama” que com certeza farão a diferença na prática do dia a dia. ‘Mastopexias sem próteses, um novo momento: retirada definitiva dos implantes mamários’ é um dos temas da programação, além de conferências como ‘A telemedicina e a plástica’ e muitas outras aulas imperdíveis”, explica Níveo Steffen, presidente da SBCP.

A cirurgia da mama, compreende uma área de atuação diversificada e dinâmica, em constante evolução. O objetivo de eventos como este é, cada vez mais, qualificar cirurgiões plásticos para oferecer aos pacientes segurança e o que há de mais moderno, indo também além da estética. “Em momentos de invasão da especialidade por diversos profissionais de outras áreas, precisamos evoluir cada vez mais e mostrar que ajudamos as pessoas fazendo melhor. É preciso que os pacientes tenham consciência também de que faz parte da preparação para a cirurgia, a busca por um cirurgião plástico habilitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Estamos incansavelmente trabalhando pela qualidade e pela segurança nos procedimentos”. Afirma Luciano Busato, presidente da SBCPPR.

II Fórum ABRAIDI – Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde @Teatro Maksoud Plaza
abr 25 dia inteiro

O II Fórum ABRAIDI – Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde será em 25 de abril, em São Paulo (SP), e já está com inscrições abertas para quem quiser garantir a participação. Os temas centrais do evento também foram definidos: haverá discussões sobre as perspectivas econômicas e políticas no setor de saúde para os próximos anos no país, debate sobre regulação e a relação com os hospitais, temas tributários, como o convênio ICMS 01/99 e o Bloco K da Receita Federal, entre outros.

O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, anuncia que haverá o lançamento da 2ª edição da publicação “O Ciclo de Fornecimento de produtos para saúde”. “O sucesso da primeira edição, no ano passado, fez com que investíssemos nesta segunda etapa para fomentar um debate sobre preços de dispositivos médicos ainda mais consolidado. Iremos fazer comparações com a pesquisa anterior e analisar se o mercado melhorou ou piorou para traçarmos novos caminhos”, completa Sérgio Rocha.

O diretor-executivo, Bruno Bezerra, lembra que é importante que os interessados se inscrevam para garantir vagas no evento. “No ano passado, lotamos o auditório e por isso buscamos um local maior, com 420 lugares. Mas é essencial a inscrição para a sua empresa não ficar de fora. O evento será gratuito para os associados da ABRAIDI”, finaliza.

abr
26
sex
2019
12ª Encontro de Cardiologia do Oeste do Paraná e V Jornada Oeste Paranaense @Hotel Copas Verdes
abr 26 – abr 27 dia inteiro

As doenças cardíacas estarão em foco nos dias 26 e 27 de abril, em Cascavel (PR), durante o 12ª Encontro de Cardiologia do Oeste do Paraná e a V Jornada Oeste Paranaense. Promovido pela Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), o evento é voltado para médicos, residentes e acadêmicos, e tem inscrições limitadas.

O encontro começa às 19h, do dia 26, e a palestra de abertura é “Como devo iniciar a investigação do paciente com suspeita de DAC: Método anatômico ou funcional?, que terá apresentação de caso clínico e discussão. Na sequência, os temas serão “IC + DAC + Fibrilação Atrial, IC Crônica de Etiologia Isquêmica com FE reduzida: o que temos além do bloqueio neuro-humoral?, Manejo dos NOACS após intervenção coronária percutânea. No dia seguinte os temas serão: Uma Visão Prática da Integração dos Métodos Diagnósticos em Pacientes com Suspeita de DAC: A Era da Multimodalidade; AVC Isquêmico na Sala de Emergência, Manejo da Pressão Arterial, Abordagem do Neurologista, Manejo da Anticoagulação Oral após AVC Isquêmico e Hemorragia Intracraniana.

6º Encontro Sul-Brasileiro de Engenharia Clínica @Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Centro de Inovação
abr 26 dia inteiro

Agregar e atualizar conhecimentos na área de tecnologia da saúde, com foco em inovação, segurança do paciente e tendências internacionais é o objetivo do 6º Encontro Sul-brasileiro de Engenharia Clínica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS). A atividade acontece no dia 26 de abril, e é voltada para profissionais da área da saúde e acadêmicos de Engenharia Clínica. Entre os temas que serão debatidos no evento está a “Saúde 4.0: o universo da tecnologia e da saúde”, com foco em inovação e na segurança do paciente. As novas tecnologias, tendências e expectativas para a área da saúde também serão abordadas no encontro.

A proposta do evento deste ano é proporcionar atividades dinâmicas aos seus participantes, por meio de palestras que serão ministradas por referências internacionais através de videoconferência, com a criação de um ambiente propício para a interação dos participantes, tanto entre si, quanto com os demais palestrantes e patrocinadores que estarão presentes no encontro. A coordenadora do evento, a engenheira clínica Léria Rosane Holsbach, explica que a intenção é fazer desta atividade “um evento dinâmico, onde os participantes poderão tanto fazer networking quanto assistir às palestras, que irão abordar temas sobre tecnologia e práticas inovadoras nas áreas de Engenharia Clínica e saúde”.

Princípios básicos da Artroscopia da ATM @Hospital Leforte Liberdade - Auditório
abr 26@8:30 – abr 27@17:30

Conviver com um problema de saúde contribui para a piora do quadro e não para a sua solução. Um bom exemplo disso é a chamada disfunção temporomandibular (DTM), que a cada ano afeta aproximadamente dois milhões de pessoas no Brasil. Causada principalmente pelo estresse e pela tensão da musculatura da mandíbula, também pode ocorrer em função do bruxismo, hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes.

Responsável por ligar a mandíbula ao crânio, a Articulação Temporal Mandibular (ATM) pode sofrer desgaste e provocar dores, dificuldade de mastigação, estalos e travamentos, entre outros transtornos. O tratamento é multidisciplinar, incluindo o clínico, as terapias complementares e a reabilitação oral, com restabelecimento, por exemplo, de dentes perdidos.

A cirurgia é necessária em torno de 35% dos casos e, nessas situações, uma técnica minimamente invasiva, desenvolvida por cirurgiões buco-maxilo-faciais brasileiros, conseguiu reduzir os efeitos colaterais e diminuiu o tempo necessário de internação dos pacientes. Diante do avanço obtido, os estudos sobre o procedimento foram publicados no British Journal of Oral and Maxilofacial Surgery, principal referência internacional na área.

O Hospital Leforte, nos próximos dias 26 e 27 de abril, em São Paulo (SP), proporcionará o curso “Princípios da Artroscopia da ATM do Hospital Leforte”. O procedimento consiste no uso de um vídeo-endoscópio, que faz o acesso direto à cavidade articular, para correção de disfunções na ATM. Ao mesmo tempo, é possível examinar a região e corrigir os danos do interior da articulação da mandíbula.

“Com uma pequena incisão, o profissional tem acesso direto à cavidade articular e já consegue fazer a correção de disfunções na ATM”, afirma Raphael Capelli Guerra, coordenador do curso e do Centro de Tratamento de Disfunção Temporomandibular (DTM) do Hospital Leforte. Ao lado de Carlos Alberto Novelli Assef e Pedro Henrique Azambuja Carvalho, o especialista é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do novo procedimento.

Guerra explica que, ao identificar qualquer tipo de alteração na região da mandíbula, é recomendável que o paciente procure rapidamente um especialista para avaliar o diagnóstico ou não da DTM, evitando maiores danos.

“O tratamento pode ser simples e, mesmo no caso cirúrgico, é cada vez menos invasivo. Essa nova técnica reduz a taxa de morbidade, edemas e cicatriz através da utilização o endoscópio. Em vez dos dois dias de internação necessários anteriormente, 90% dos nossos pacientes tiveram alta hospitalar no mesmo dia”, completa.

abr
29
seg
2019
10º Seminário UNIDAS @Windsor Hotel Plaza
abr 29 – abr 30 dia inteiro

A UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) está com as inscrições abertas para o 10º Seminário UNIDAS, um dos eventos mais importantes do setor no ano, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, em Brasília (DF).

O seminário UNIDAS tem o objetivo de promover a troca de conhecimento e informações, além de debater sobre as experiências em gestão de saúde, com intuito de estimular a reflexão com profissionais do setor.

O evento é voltado aos líderes e dirigentes de operadoras de saúde, gestores, executivos de instituições públicas e privadas, médicos, enfermeiros, acadêmicos, prestadores de serviço e outros profissionais interessados no tema.

abr
30
ter
2019
Seminário de Acompanhamento do Laboratório de Inovações em Atenção Primária na Saúde Suplementar @Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
abr 30@9:30 – 18:00

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará no dia 30 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), o Seminário de Acompanhamento do Laboratório de Inovações em Atenção Primária na Saúde Suplementar. Destinado a representantes de operadoras de planos de saúde, o evento tem por objetivo divulgar os principais resultados, melhorias e desafios observados no acompanhamento das práticas consideradas inovadoras pelo Laboratório de Inovações, uma ação da ANS em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Iniciado em 2017, o Laboratório de Inovações buscou identificar e reconhecer o esforço de operadoras em aprimorar o cuidado em saúde de seus beneficiários, utilizando modelos de atenção inovadores, baseados nos princípios da atenção primária. Ao todo, foram analisados 41 projetos e identificadas 12 práticas consideradas inovadoras, que foram sistematizadas e publicadas na série técnica Navegador SUS, disponível no portal da ANS.

Além de apontar os resultados observados no acompanhamento das práticas selecionadas, o seminário propõe um debate qualificado onde os participantes possam, juntos, repensar o modelo de atenção em saúde predominante no setor. “Através de uma política indutora de práticas de cuidado integral, esperamos promover a interface necessária entre a promoção da saúde e a prevenção de riscos e doenças”, explicou o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel, que participará do seminário.

As vagas são limitadas.

Veja aqui a programação do evento.

maio
2
qui
2019
32º Congresso Brasileiro de Patologia @Centro de Convenções do Ceará
maio 2 – maio 5 dia inteiro

Prepare sua roupa de esporte e seu tênis! No dia 4 de maio, médicos e população participam do 1º Super Treino Fisiopatológico: uma Corrida em prol da Patologia, na orla de Fortaleza (CE), com o objetivo de promover a prevenção de doenças e os cuidados com a saúde. A corrida acontece como parte da programação do 32° Congresso Brasileiro de Patologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), entre os dias 2 e 5 de maio, na capital cearense.

A corrida em prol da patologia será de 3 e 5 quilômetros e é aberta à população local, além dos profissionais da saúde participantes do Congresso, que também estão convidados. Segundo Clóvis Klock, presidente da SBP, esta ação “demonstra que a saúde deve ser valorizada”, e ressalta a importância da prevenção e detecção precoce de doenças.

A concentração para a corrida será na Praça Portugal, localizada no bairro Aldeota (próximo à orla da praia fortalezense), às 6h, com largada às 6h30. A inscrição tem o valor de R$ 35,00, e será inteiramente revertida para a Casa do Menino Jesus, entidade filantrópica que atende crianças e adolescentes com câncer, paralisia cerebral, e problemas renais e cardíacos, localizada na cidade do evento.

Ao final do percurso, de acordo com Fábio Távora, patologista da SBP, ocorrerá uma premiação: “Haverá medalhas para todos os participantes, café da manhã de congregação e troféus para os primeiros colocados nas categorias Médico Patologista e Residente em Patologia”, explica o médico, que também orienta sobre a relevância da hidratação adequada e uso de protetor solar durante a corrida.

O Super Treino é ainda uma oportunidade de confraternização e networking, onde os participantes poderão ter mais contato com outros profissionais da área presentes no Congresso. Para os primeiros 100 inscritos, uma condição especial: camiseta tematizada da corrida.

49ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019) e 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista @Transamerica Expo Center
maio 2 – maio 5 dia inteiro

Por mais um ano, São Paulo (SP) receberá a Jornada Paulista de Radiologia (JPR). Em sua 49ª edição, o congresso organizado pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) acontecerá de 2 a 5 de maio e será realizado simultaneamente à 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista.

Com mais de 100 empresas expositoras e 500 professores, sendo mais de 60 deles estrangeiros, o evento é considerado o maior da especialidade na América Latina e promoverá um intenso intercâmbio científico. Sob o mote principal “Celebrando as Relações Internacionais”, 30 cursos abordarão os mais diferentes temas que envolvem o diagnóstico por imagem.

Dentre as aulas, destacam-se: câncer de mama induzido por radiação; diagnóstico de doenças venosas na infância; inteligência artificial em oncologia; conceitos atuais de câncer de próstata; e demência e envelhecimento.

Novidades da JPR 2019

Este ano, a JPR contará com vilas que apresentam novos formatos de exposição de conteúdo e possibilidade de debates. Uma delas é a Vila da Inovação: o público poderá assistir pequenas palestras sobre Inteligência Artificial e novos negócios em Diagnóstico por Imagem, com a presença de startups com soluções voltadas à radiologia.

Outra novidade é a Vila do Ultrassom, inspirada em uma iniciativa semelhante realizada pela Sociedade Francesa de Radiologia (SFR). “Este espaço contará com um pequeno auditório, telões e equipamentos de ultrassonografia. Durante a programação do evento, serão apresentadas aulas com demonstrações práticas nos aparelhos. Além disso, os equipamentos ficarão em exibição com representantes de cada empresa participante, para que os congressistas possam visitá-los e obter mais informações sobre o funcionamento e diferenciais de cada um”, afirma o Dr. Carlos Homsi, presidente da SPR.

Intercâmbio com outras áreas

A Jornada Paulista de Radiologia deste ano também terá uma iniciativa inédita, que busca atrair um novo público ao evento: o Curso de Engenharia Clínica. A atividade contará com palestrantes da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Associação Brasileira da Indústria e Artigos Equipamentos Médicos (Abimo), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das empresas GE, Siemens, Canon e Philips.

Além disso, o curso de Profissionalismo e Gestão foi dividido nesta edição: no dia 3 de maio, os profissionais poderão se atualizar sobre Segurança Radiológica e, no dia 4, a respeito de Liderança e Gestão em Saúde. Este contará com a presença do economista Roberto Luis Troster, para discutir a perspectiva econômica brasileira.

Os biomédicos também têm espaço na Jornada e, além de terem um módulo exclusivo alinhado ao tema central da JPR, dividirão dois cursos conjuntos com médicos veterinários e físicos.

1ª Jornada de Radiologia Intervencionista

A Radiologia Intervencionista, na JPR 2019, ganhou destaque especial: o crescimento da área e sua importância para um diagnóstico mais preciso, mais rápido e menos invasivo aos pacientes tornaram obrigatória a criação da 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista. O programa contará com aulas expositivas e hands on, além da presença do Dr. Robert Suh, especializado em ablação pulmonar.

“Se, por um lado, o desenvolvimento tecnológico baseado na inteligência artificial e no aprendizado das máquinas pode representar a possibilidade de substituição de algumas das funções atualmente exercidas por radiologistas, por outro, o incremento da atuação do radiologista em atos médicos diagnósticos e terapêuticos, através da radiologia intervencionista, agregam valor e relevância à nossa especialidade, aos radiologistas jovens do presente e àqueles das próximas gerações”, afirma o Dr. Homsi.

O público-alvo da Jornada abrange radiologistas, médicos de áreas correlatas, estudantes, técnicos e tecnólogos, enfermeiros, veterinários, entre outros. As inscrições para a JPR 2019 e para a 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista ficam abertas até o dia 18 de abril no site. Após a data, serão aceitas inscrições apenas no local do evento.