Eventos

Calendário de eventos

maio
29
qua
2019
XII Congresso Paulista de Neurologia @Sofitel Jequitimar
maio 29 – jun 1 dia inteiro

O XII Congresso Paulista de Neurologia, um dos mais importantes e tradicionais eventos da especialidade, acontece entre os dias 29 de maio e 1º de junho, no Guarujá (SP).

“É uma tarefa muito difícil, pois cada edição do Congresso supera o anterior e libera o caminho para que o próximo também o supere. É este o nosso desafio, lapidar a excelência. São tempos difíceis, mas a chama que alimenta nosso interesse de aprender e de melhor cuidar de nossos pacientes vai aquecer o inverno do Guarujá”, afirma o presidente do evento, Wilson Marques Junior.

Entre os principais temas que serão debatidos no Congresso da Associação Paulista de Neurologia (Apan) – organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM) – estão: Semiologia, Genética, Dor, Miopatias, Neurorreabilitação, Cerebrovascular, Epilepsia, Demências, Neuroinfecção / LCR, Neuromodulação, Cefaleia, Esclerose Múltipla / NMO, Distúrbios do Movimento, Neuropatias Periféricas, Manifestações Neurológicas de Doenças Sistêmicas, Distúrbios do Sono, Doenças do Neurônio Motor, Cuidados Integrativos, Terapêutica em Neurologia, Encefalite Autoimune e Homecare.

O evento também traz debates de temas inovadores em 2019, como Judicialização na Neurologia, Lições de Meus Pacientes, Desenvolvimento de Carreira, Gestão em Neurologia, Liberdade Financeira para os Neurologistas e a Sessão de Controvérsias. Atividades já consagradas, como o Neurocinema e a Sessão Survival, serão mantidas, bem como aulas sobre Arte e Neurologia e História da Neurologia.

E além de abrigar o Encontro das Ligas de Neurologia e o Congresso Neurológico da Infância e Adolescência, o XII Congresso Paulista de Neurologia também terá um espaço especial para as áreas de atuação da especialidade, como Neurointensivismo, Neuro-oncologia, Neurologia do Esporte, Neurologia Infantil, Neurofisiologia Clínica, Neuroimagem, Neuro-oftalmologia, Neuro-otologia, Neurourologia e Neurologia da Mulher.

O primeiro lote está disponível para inscrições até o dia 28 de fevereiro. Associados da Apan, da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da APM possuem valores diferenciados: associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/xii-congresso-paulista-de-neurologia

jun
7
sex
2019
23º Congresso SOBRAMFA (Sociedade Brasileira de Medicina de Família) – “O lado humano da Medicina” @Hotel Rancho Silvestre
jun 7 – jun 9 dia inteiro

Entre os dias 7 e 9 de junho acontece o 23º Congresso SOBRAMFA, em Embu das Artes (SP). O evento deve receber mais de 300 participantes, entre médicos, estudantes de medicina, professores e outros profissionais da Saúde. “A Medicina está se desenvolvendo a passos largos, tanto no que se refere à tecnologia diagnóstica, como a tratamentos. Mas o que não dá para negar é que estudantes e profissionais da Saúde consomem boa parte de seu tempo com atualizações. Diante desse cenário, que põe em risco uma aproximação maior entre médico e paciente, a SOBRAMFA desempenha um papel fundamental: resgatar as relações humanas. Muito mais abrangente do que possa parecer, a entidade propõe uma Medicina centrada no paciente e em tudo o que diz respeito a esse universo, valorizando o papel da família e de toda a equipe multidisciplinar de atendimento”, diz a médica Graziela Moreto, palestrante e diretora da SOBRAMFA.

Grandes nomes da Medicina nacional, como Pablo González Blasco, Marcelo Levites, Marco Aurélio Janaudis e Valdir Reginato, vão se juntar a especialistas vindos da Argentina, Espanha, Chile e Estados Unidos. Além de se aprofundar no tema principal, todos vão discutir casos clínicos, vivências profissionais e até mesmo debater o atual mercado de trabalho. O evento é encerrado com a premiação dos melhores trabalhos científicos.

jun
14
sex
2019
I Congresso Catarinense de Cuidados Paliativos @Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina
jun 14 – jun 15 dia inteiro

Entre os dias 14 e 15 de Jjnho, ocorre o primeiro evento apoiado pela Regional Sul da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) o I Congresso Catarinense de Cuidados Paliativos. O evento ocorrerá em Florianópolis (SC).

Este evento foi cuidadosamente pensado para ser um espaço de troca de experiências entre colegas que cuidam de pessoas envolvidas em problemas graves de saúde – sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Um lugar onde se possa juntar a filosofia dos Cuidados Paliativos e a evidência científica que nos permite diminuir o sofrimento desses pacientes e seus familiares, controlar seus sintomas e promover a qualidade de vida mantendo sua máxima autonomia possível até o fim da vida. Entender que a morte é o ciclo final da vida, e como parte – complexa – dela, requer cuidados.

Além de contar com apoio da ANCP o evento concede valor especial para os associados adimplentes.

jun
17
seg
2019
46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) @Expominas
jun 17 – jun 19 dia inteiro

A Sysmex participará no 46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) de 17 a 19 de junho em Belo Horizonte (MG). A participação da Sysmex no CBAC será marcada por uma intensa programação científica, destacando o Workshop “Uroanalise e automação: otimização da rotina e avaliação das amostras por padrões clínicos”, que será realizado no dia 17 de junho pelo Prof. José Antonio Tesser Poloni, Bioquímico responsável pelo setor de Urinálise da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Já no dia 18, será apresentado o Workshop “Como viabilizar a automação do hemograma e da revisão de lâminas – CellaVision DC-1 – em laboratórios com volume médio de amostras”, ministrado pelo especialista convidado Wagner Miyaura.

jun
19
qua
2019
14° Congresso Brasileiro de Dor (CBDor) @Centro de Convenções Frei Caneca
jun 19@8:00 – jun 22@18:00

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) realizará entre os dias 19 e 22 de junho o 14º Congresso Brasileiro da Dor (CBDor), em São Paulo (SP). O evento contará com diversos convidados nacionais e internacionais que levarão ao público conhecimentos sobre o tema da dor de diferentes áreas da saúde.

Os interessados em apresentar seus trabalhos e pesquisas no CBDor deverão se inscrever até o dia 22 de abril, por meio do site http://www.sbed.org.br/cbdor. Os trabalhos poderão ser enviados nos idiomas português, inglês ou espanhol e serão aceitos no máximo quatro resumos por apresentador, sendo permitido somente quatro participantes em cada trabalho.

Caso o autor não esteja inscrito no Congresso até o dia 6 de maio, o trabalho será excluído automaticamente. Os resumos enviados para apresentação serão avaliados pela Comissão de Avaliação, vinculada à Comissão Científica do CBDor.

Serão aceitos somente trabalhos que atendam adequadamente às normas de redação do resumo, sendo avaliados critérios de originalidade, impacto clínico, rigor metodológico e consonância à temática do evento. A lista dos aprovados estará disponível no site do evento até o dia 15 de maio.

Para mais informações sobre o regulamento clique aqui.

ago
8
qui
2019
International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia @Expo Unimed
ago 8 – ago 10 dia inteiro

A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove de 8 a 10 de agosto, o International Cardiology Meeting – XLVI Congresso Paranaense de Cardiologia. Já está confirmada a presença de 32 palestrantes internacionais. Paralelamente, ocorrerão os Simpósios Internacionais AACN/GECN-SBC/ASNC, o Simpósio Internacional do DERC e o Simpósio Heart & Brain. Serão discutidas as estratégias para redução de mortes cardiovasculares prematuras, um dos objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2025.

ago
15
qui
2019
I Congresso de Cuidados Paliativos do Rio de Janeiro @Hotel Othon
ago 15 – ago 16 dia inteiro

O I Congresso de Cuidados Paliativos do Rio de Janeiro que ocorrerá na capital carioca entre os dias 15 e 16 de agosto, já abriu as suas inscrições. O evento é um dos que a Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) irá realizar em 2019.

Com o tema “Construindo as bases de uma comunidade da compaixão” o evento terá dois cursos pré-congresso, Cuidados Paliativos para todos: fundamentos do cuidar da criança ao idoso – A essência dos Cuidados Paliativos por Cicely Saunders e Elisabeth Kübler-Ross”, e “Controle de Sintomas: bases para uma boa paliação – Discutindo casos clínicos do dia a dia em diferentes cenários”. Os cursos ocorrerão no dia 15, entre 8h e 12h.

O evento contará com a presença de diversos especialistas entre eles dois internacionais, Fernando Kawai, diretor do Programa de Residência de Cuidados Paliativos, New York Presbiterian Queens; e Paulo Reis Pina, diretor da Unidade de Cuidados Paliativos Domus Fraternitas, Braga. A programação científica visa reunir em suas palestras as diversas expertises de todos os profissionais de saúde que atuam em Cuidados Paliativos no atendimento em todas as fases, da criança até ao idoso.

ago
22
qui
2019
XVIII Congresso Sul-Brasileiro de Medicina Intensiva e I Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina Intensiva @Associação Médica do Paraná
ago 22 – ago 24 dia inteiro

A Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, promovem nos dias 22 a 24 de agosto, em Curitiba, o XVIII Congresso Sul-Brasileiro de Medicina Intensiva.

O médico intensivista Dr. Rafael Deucher, presidente do Congresso, vice-presidente da Sotipa e coordenador das UTIs do Hospital VITA Batel, localizado em Curitiba, conta que o evento reunirá profissionais de renome do Brasil e do exterior para abordar o atendimento e procedimentos da medicina intensiva. Além disso, o encontro fará uma abordagem multidisciplinar sobre o assunto, reunindo além de médicos intensivistas, profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, pediatria e psicologia. “O seminário é uma oportunidade para trocar experiências e discutirmos a importância de ações coletivas, coordenadas e inteligentes dirigidas à atenção e segurança do paciente grave e como devem ser os cuidados na unidade de terapia intensiva”, destaca Dr. Rafael.

Durante o Congresso haverá também uma UTI aérea para exemplificar como é realizado o atendimento a pacientes em situações que necessitam este tipo de atenção e transporte de paciente crítico.

Para os profissionais interessados em submeter seus estudos para a Sessão de Temas Livres, o regulamento já consta no site. Os pesquisadores têm até o dia 31 de julho para fazê-lo.

Na ocasião, será realizado também o I Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina Intensiva, promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Emergências Médicas e Terapia Intensiva (Cepeti), que tem a finalidade de viabilizar o estudo e aprofundamento de temas referentes à medicina intensiva por meio de reuniões e participação em pesquisa científica, projetos de extensão, atividades práticas vinculadas ao voluntariado da medicina intensiva.

set
20
sex
2019
74º Congresso Brasileiro de Cardiologia (SBC 2019) @Centro de Eventos FIERGS
set 20 – set 22 dia inteiro

Quem se inscrever para o 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia até o dia 30 de junho terá desconto especial que pode chegar a 30%. A SBC oferece ainda combos para quem quitar a anuidade 2019 e também fizer a inscrição para o evento, que será realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, na capital gaúcha.

Este ano a Comissão Executiva – CeCON – tem como meta oferecer aos congressistas um formato mais ágil e interativo. Entre as novidades está o SBC Talks, um espaço com apresentações mais curtas e dinâmicas, sobre assuntos não cardiológicos, como cognição, perdão e estresse, inspirado no modelo TED Talk. “O Fórum de Ideias trará temas como empreendedorismo e comunicação, além de promover conversas sobre a pesquisa da SBC que traçou o perfil do cardiologista brasileiro”, acrescenta o presidente do Congresso, Leandro Zimerman.

O evento terá ainda uma programação especial para profissionais de outras áreas como fisioterapia, enfermagem, nutrição e psicologia, que poderão participar do Simpósio de Especialidades.

nov
13
qua
2019
58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019) @Centro de Eventos FIERGS
nov 13 – nov 16 dia inteiro

Seguem a todo o vapor os preparativos para o 58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019). A cidade sede será Porto Alegre (RS) e são aguardados cerca de 4.500 profissionais dedicados ao debate dos avanços da Ginecologia e Obstetrícia nacional.

Segundo o presidente César Eduardo Fernandes, o Congresso 2019 é mais um relevante passo para a consolidação a ideia da NOVA FEBRASGO, baseada em gestão corporativa, comprometimento e transparência a favor de uma GO mais digna e respeitada.

O principal evento da FEBRASGO oferece a oportunidade de fortalecer os vínculos éticos, profissionais e científicos que devem caracterizar a atuação das associações médicas e seus associados.

Haverá mais de 250 palestrantes de renome compartilhando conhecimentos com os congressistas em simpósios, mesas-redondas, atividade interativa e debates com alto ganho científico e prático, abordando temas como Anticoncepção, aleitamento materno, assistência ao parto, abortamento e puerpério, climatério, pré-natal, doença trofoblástica gestacional, endometriose, endoscopia e cirurgias ginecológicas, câncer ginecológico, doenças da mama, ginecologia endócrina, ginecologia infanto-puberal, medicina fetal e mortalidade materna, sexologia e infertilidade, vacinas, violência sexual, entre outros.

A presidente da Comissão Local do Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia 2019, Maria Celeste Osório Wender, comemora o fato de o encontro retornar à capital do Rio Grande do Sul após 24 anos, e destaca também as atrações locais:

“Porto Alegre é uma cidade de muitos encantos e descobertas. Seja pelas suas belezas naturais, como a orla do Guaíba, pela diversidade cultural, por diversas opções gastronômicas e de lazer ou pelos diferentes Museus que abriga, como o Margs e o Iberê, a nossa capital se apresenta como um dos melhores destinos para receber eventos médicos, já que reúne, ao mesmo tempo, infraestrutura, lazer e escolas médicas tradicionais, que formam profissionais destacados em distintas especialidades”.