Eventos

Calendário de eventos

set
24
ter
2019
53º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) @Centro de Convenções SulAmérica
set 24 – set 27 dia inteiro

Estão abertas as inscrições para o 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

O presidente do congresso, Eduardo Emery, afirma que neste ano “o 53º CBPC/ML se consagrará como a maior exposição técnico-científica de medicina laboratorial na América Latina e discutirá o futuro da patologia clínica e as tendências do setor”.

Até o dia 15 de agosto, haverá desconto nas inscrições das categorias de não associados, estudantes da área de saúde e estrangeiros. As inscrições antecipadas, via website do congresso, dão direito a assistir às atividades da programação científica (exceto atividades com inscrição a parte, identificadas na programação), visitar a Exposição Técnico-científica e participar das atividades sociais do evento (abertura, encerramento e festa de confraternização) e receber a pasta de Congressista (incluindo certificado de participação).

Diversos cursos pré-congresso (atividades pagas separadamente) também estão programadas para a segunda-feira (23/09).

Segundo o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, “o congresso da SBPC/ML amplia a atuação e reforça a importância do setor de medicina laboratorial para funcionamento do sistema de assistência à saúde”.

set
25
qua
2019
46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia @Centro de Convenções CentroSul
set 25@8:00 – set 28@18:00

“A Medicina Translacional nas Doenças Alérgicas” é o tema do 46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que este ano acontece na cidade de Florianópolis (SC), entre os dias 25 e 28 de setembro.

O evento espera reunir cerca de 1.500 pessoas, entre especialistas das áreas de Alergia, Imunologia, Pediatria, Pneumologia, Dermatologia, residentes e outros profissionais da Saúde. Palestrantes de renome nacional e internacional serão responsáveis pelas aulas durante o Congresso. Bélgica, Estados Unidos, Portugal, Suíça e Alemanha são alguns dos países que estarão representados.

“Estamos vivenciando uma era de grandes avanços tecnológicos na Medicina, o que tem nos possibilitado realizar um diagnóstico clínico preciso, além de identificar particularidades dos nossos pacientes, permitindo tratá-los de um modo efetivo. Esses avanços no diagnóstico e tratamento da asma, das doenças alérgicas e das imunodeficiências serão abordados em nosso Congresso”, explica Dr. Flavio Sano, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), organizadora do 46º Congresso.

A comissão científica do evento preocupou-se em destacar os principais temas da especialidade, tanto na área científica como na parte clínica, do dia a dia do consultório. “Anafilaxia perioperatória”, “Poluição ambiental”, “Asma grave, asma de difícil controle e asma refratária – existem diferenças?”, “Imunizações: dúvidas do dia a dia”, “Triagem Neonatal no Brasil”, “Urticária crônica: em que ponto estamos?” e “Alergia alimentar na prática clínica” são alguns dos temas das aulas que poderão ser conferidas durante o 46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia (acesse aqui a grade completa).

Além das palestras também acontecerão os já tradicionais cursos, como o de Imunoterapia na prática clínica, Dermatite de Contato, Uso clínico da imunoglobulina humana, Biologia molecular para o clínico e Avaliação da função pulmonar.

“O Congresso retorna à cidade de Florianópolis depois de 16 anos. Mantendo o rigor usual, a equipe responsável pela organização científica está trabalhando atentamente para satisfazer o público exigente, que busca, principalmente, atualizar-se quanto aos avanços científicos e aprimorar sua prática clínica. Como inferido no tema do congresso, resultados de pesquisas básicas transferidos para pesquisas clínicas mostrarão os benefícios da integração da ciência para a saúde das pessoas alérgicas”, comenta Dra. Jane da Silva, Presidente do XLVI Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia.

out
11
sex
2019
I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e I Jornada Capixaba de Luto @CECATES - Centro Católico de Estudos
out 11 – out 12 dia inteiro

Entre os dias 11 e 12 de outubro, a Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realiza em parceria com a rede API – Apoio a Perdas Irreparáveis na cidade de Vitória (ES), o I Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos e Jornada Capixaba de Luto. Com o tema “Quebrando barreiras, expandindo conquistas”, evento ocorrerá no CECATES – Centro Católico de Estudos.

O evento que tem como foco a ampliação do olhar para o cuidado, considerado de extrema importância expandir os estudos, as pesquisas e o trabalho sobre Cuidados Paliativos no Espírito Santo, contará com a participação de alguns dos profissionais de destaque do cenário brasileiro, bem como do próprio estado, tanto nas área de Cuidados Paliativos, quanto na área do Luto.

out
17
qui
2019
4º ConSINDHOSFIL: Gestão de Pessoas – Compartilhar para aprimorar @Hotel Colina Verde
out 17 – out 18 dia inteiro

Nos dias 17 e 18 de outubro, acontecerá o 4º ConSINDHOSFIL, congresso realizado pelo Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em São Pedro (SP). O evento, voltado para profissionais das áreas de gestão de pessoas e recursos humanos das entidades de saúde filantrópicas, terá como tema “Gestão de Pessoas – Compartilhar para aprimorar”. As inscrições para participar da atividade estão abertas e podem ser feitas no site, onde também há a programação completa.

Dois cases serão apresentados como exemplos práticos a cada tema abordado. Entre os assuntos, estão “Desenvolvimento da Equipe de Enfermagem: da Integração ao Ambiente de Trabalho”, “E-Social – Desafios e Aprendizados” e a “Jornada de Trabalho e Contribuições Sindicais”. As entidades compartilharão o trabalho que desenvolvem junto à suas equipes e que focam na valorização e aprimoramento dos profissionais. “Traremos à pauta do Congresso assuntos tidos como os principais desafios atuais da área e a interação entre congressistas e palestrantes, bem como a troca de experiências, possibilitarão que os participantes saiam do evento com uma boa bagagem de conhecimento, para aprimorarem ainda mais a atuação de seus quadros”, fala o presidente do Sindhosfil, Dr. Edison Ferreira da Silva, que palestrará sobre a importância das negociações coletivas e o futuro dos sindicatos.

Outro assunto exposto durante a atividade tratará sobre o Teletrabalho. A modalidade de trabalho remoto passou a fazer parte da CLT a partir da edição da lei 13.467, de 2017, na reforma trabalhista. O Hospital Albert Einstein, uma das primeiras entidades médicas a adotar a prática, apresentará sua experiência na questão. Será explanada também a repercussão da Lei de Proteção de Dados. O advogado Thiago Zioni Gomes explicará o que muda na área da Saúde com as determinações que entrarão em vigor em agosto de 2020.

No 4º ConSINDHOSFIL, haverá ainda a edição do 2º Prêmio de Boas Práticas de Gestão de RH, que reconhecerá as melhores atuações das instituições inscritas e sorteios aos congressistas.

out
18
sex
2019
I Congresso Goiano de Cuidados Paliativos @Alpha Park Hotel
out 18 – out 19 dia inteiro

A Regional Centro-Oeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) está organizando o I Congresso Goiano de Cuidados Paliativos. O evento ocorrerá na cidade de Goiânia (GO), entre os dias 18 e 19 de outubro, e terá o tema “O desafio de integrar” com 5 minicursos são eles: “O Manejo dos Sintomas; Abordagem do Luto em Cuidados Paliativos; Procedimentos em Cuidados Paliativos; Práticas Integrativas Complementares e Comunicação em Cuidados Paliativos.

Segundo o presidente do congresso o médico e presidente da Regional Centro-Oeste da ANCP, Ricardo Borges da Silva, o congresso foi criado para a vivência de experiências de aprimoramento e autoconhecimento, com objetivo de difundir a cultura de Cuidados Paliativos na região Centro-Oeste, capacitando os profissionais de saúde, além de fortalecer os laços institucionais na região e representatividade da ANCP.

out
23
qua
2019
22º Congresso UNIDAS @Bourbon Atibaia Resort
out 23 – out 25 dia inteiro

Para quem ainda não confirmou presença no 22º Congresso Internacional UNIDAS, organizado pela União Nacional das Instituições de Autogestões em Saúde (UNIDAS), as inscrições com descontos que variam entre 15% e 18% terminam em 10 de agosto. Neste ano, o evento vai debater a importância das autogestões na transformação do setor da saúde do Brasil.

O 22º Congresso Internacional UNIDAS, que é um dos mais importantes da área e fomenta as discussões do setor, reúne diversos profissionais da área da saúde, incluindo gestores de planos de saúde, dirigentes e executivos de instituições públicas e privadas, médicos, enfermeiros, acadêmicos, formadores de opinião e prestadores de serviços. Neste ano, 800 congressistas devem acompanhar as discussões.

Durante o Congresso acontecerá a 5º Expo UNIDAS, na qual empresas fornecedoras expõe seus produtos e serviços desenvolvidos para atender o sistema de saúde brasileiro, incluindo equipamentos, soluções tecnológicas e ferramentas de gestão.

O segmento de autogestão reúne as operadoras de saúde sem fins lucrativos ligados às empresas do setor público e privado. É considerado o formato ideal de saúde corporativa, onde os colaboradores têm participação ativa e decisória na gestão dos planos. Atualmente, as autogestões representam um universo de quase 5 milhões de beneficiários, composto por mais de 150 operadoras de saúde de diferentes portes e com diferentes modelos de relação empregado/patrocinador (empresa à qual a operadora é ligada).

out
24
qui
2019
XXXIII Congresso Brasileiro de Cefaleia e XIV Congresso de Dor Orofacial @Centro de Convenções Rebouças
out 24 – out 26 dia inteiro

Entre os dias 24 e 26 de outubro, o XXXIII Congresso Brasileiro de Cefaleia traz à São Paulo (SP) discussões e atualizações sobre o que há de mais quente nesta área. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) e tem organização da Associação Paulista de Medicina. Acontece, simultaneamente, ao XIV Congresso de Dor Orofacial.

Um dos destaques da programação deste ano é o módulo sobre as cefaleias mais raras, destinado aos não-especialistas (clínicos, especialistas de outras áreas, estudantes, etc.). Um dos palestrantes nesse módulo será Pedro Augusto Sampaio Rocha Filho, tesoureiro da SBCe.

“Os não-especialistas precisam saber que essas dores de cabeça existem para poderem encaminhar os pacientes para o tratamento adequado. Por vezes, a pessoa passa de médico em médico e não descobre o que tem e, portanto, não é encaminhada para tratar”, relata.

Sampaio trará, assim, um pouco de cada uma dessas manifestações raras, explicando quais são suas características, os exames necessários para a investigação e o tratamento de cada uma. Também abordará quando as cefaleias podem ser sintomas de doenças mais sérias.

“Esse Congresso ocorre em um momento muito especial, pois estamos descobrindo coisas novas em relação a como ocorrem as cefaleias. Também estão surgindo novos tratamentos para dores de cabeça, sobretudo enxaquecas. Então, é um momento para se atualizar, com os maiores especialistas do assunto no Brasil, além de palestrantes internacionais. É uma grande oportunidade”, afirma.

O evento também abordará temas como fisiopatologia, prevalência no Brasil, enxaqueca crônica, papel de equipes interdisciplinares, saúde mental, cefaleia na gestação e lactação e telemedicina, entre outros.

nov
7
qui
2019
XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva @Centro de Eventos do Ceará
nov 7 – nov 9 dia inteiro

Mais de 25 palestrantes internacionais compõem a programação do 24º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que esse ano acontece em Fortaleza (CE), de 7 a 9 de novembro. Promovido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), o CBMI é considerado o maior evento da América Latina voltado ao setor, uma vez que reúne os mais renomados especialistas para debater temas atuais e relevantes da terapia intensiva mundial, proporcionando uma experiência diferenciada aos milhares de participantes que comparecem ao congresso anualmente.

Em 2019, o grupo de palestrantes estrangeiros do evento abrange profissionais de destaque do segmento vindos da Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido. Alguns dos temas que serão abordados estão: pediatria, resultados cirúrgicos e sepse, ventilação mecânica, pacientes graves, insuficiência circulatória aguda, emergência médica, prevenção e tratamento do delírio e do sono interrompido na UTI, terapia intensiva em obstetrícia, segurança do paciente, fisioterapia, entre outros.

Entre os destaques vale mencionar o australiano Rinaldo Bellomo que, nos últimos 5 anos, figura na lista dos pesquisadores mais citados em medicina clínica no mundo e, em 2014, foi selecionado como uma das mentes científicas mais destacadas do mundo na década anterior pela Thomson-Reuters.

O espanhol Gabriel Heras La Calle também está entre os convidados notáveis do evento, onde conduzirá atividades a respeito da questão da humanização das UTIs. Criador do projeto Humanizando Los Cuidados Intensivos – HU-CI, La Calle traz às suas apresentações no congresso a visão da instituição sobre o assunto, segundo a qual o cuidado de pacientes críticos, para ser humanizado, deve envolver diferentes fatores igualmente importantes, incluindo pacientes, famílias e profissionais, e que os cuidados de saúde do século XXI devem ser centralizados nas pessoas.

Bala Venkatesh, austríaco pioneiro no desenvolvimento de um sistema de monitoramento contínuo de gases do sangue, também marca presença no CBMI, assim como Luciano Gattinoni, especialista italiano com mais de 400 artigos publicados, que falará sobre sua pesquisa focada na fisiopatologia e no tratamento da insuficiência respiratória aguda, incluindo posicionamento propenso, sepse e distúrbios da base ácida.

“Os grandes nomes internacionais da medicina intensiva vão deixar a programação do CBMI 2019 ainda mais completa. Os temas que serão abordados vão trazer os principais fundamentos de diagnósticos, procedimentos e habilidades práticas para o tratamento e atendimento ao paciente em situações simples e complexas”, afirma Ciro Leite Mendes, presidente da AMIB.

nov
8
sex
2019
NeoBrain Brasil 2019 – 1º Congresso Internacional PBSF em Neuroproteção e Neuromonitorização Neonatal @WTC - World Trade Center
nov 8 – nov 9 dia inteiro

Acontece este ano, nos dias 8 e 9 de novembro, na capital paulista, o NEOBRAIN BRASIL 2019, o 1º Congresso Internacional PBSF em Neuroproteção e Neuromonitorização Neonatal. O evento é totalmente exclusivo sobre “Asfixia Perinatal”, mais conhecida como a falta de oxigenação na hora do parto.

De acordo com a PBSF – Protecting Brains & Saving Futures (Protegendo Cérebros e Salvando Futuros), organização privada responsável pela realização do congresso, estima-se que, no Brasil, nasçam de 15 a 20 mil bebês/ano com asfixia, ou seja aproximadamente de 2 bebês por hora.

“A asfixia perinatal está entre as principais causas de morte e lesão cerebral permanente no Brasil e no mundo, por isso, a importância de discutirmos o assunto. Cerca de 23% da mortalidade de todos os recém-nascidos no mundo é causada pela doença”, diz Dr. Gabriel Variane, neonatologista e fundador da PBSF.

Está confirmada para o NeoBrain Brasil 2019 a presença de diversos professores nacionais e internacionais, que contribuirão para o ensino e a difusão do conhecimento sobre o tema para profissionais que atuam na área, como médicos pediatras, neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, outros profissionais e estudantes de cursos relacionados à saúde.

O congresso possibilitará a discussão de temas como, o impacto da problemática no Brasil e no mundo; período de transição fetal; hipotermia terapêutica; novas estratégias de tratamento em estudo; exame físico neurológico; monitoramento cerebral (aEEG/EEG e NIRS); atenção multidisciplinar; manejo hemodinâmico, exames de imagem; cuidados específicos de enfermagem; experiência de centros nacionais e internacionais e acompanhamento dessas crianças.

PBSF: telemedicina ajuda a prevenir sequelas neurológicas em bebês de alto risco

A PBSF é uma empresa especializada no monitoramento cerebral de bebês com alto risco para lesão neurológica, como prematuros; asfixiados; cardiopatas; ou bebês com crises convulsivas; mal epiléptico; com malformações do sistema nervoso central; hemorragia intracraniana ou erro inato do metabolismo.

Atualmente, a PBSF está presente em 19 hospitais e nos últimos 24 meses de assistência já monitorizou mais de 1600 pacientes.

Ela oferece aos hospitais suporte para a criação de um modelo de assistência específico denominado UTI Neonatal Neurológica, que inclui monitoramento e cuidado de bebês com risco de lesão cerebral, por meio de uma Central de Monitoramento 24 horas.

O monitoramento eletrográfico e hemodinâmico é realizado de forma remota por uma equipe profissional especializada, permitindo acesso aos exames e discussão de casos clínicos 24 horas por dia.

“Estudos revelam que, caso não sejam oferecidos os tratamentos adequados, grande porcentagem dos sobreviventes irá o viver com déficits neurológicos. A metodologia da PBSF consiste no monitoramento contínuo da criança, o que permite verificar a saúde cerebral e, principalmente, se o bebê está tendo crises convulsivas. Merece destaque o fato de mais de 80% das crises convulsivas neonatais serem completamente subclínicas, ou seja, sem nenhum sinal aparente”, explica Dr. Gabriel Variane.

Além da disponibilização e implantação da tecnologia para a implantação da UTI Neonatal Neurológica, são discutidos protocolos, casos clínicos e promovidos treinamentos longitudinais com as equipes e, tudo isso, possibilita ao médico ter assistência altamente especializada oriunda da equipe da Central de Monitoramento.

nov
13
qua
2019
58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019) @Centro de Eventos FIERGS
nov 13 – nov 16 dia inteiro

Seguem a todo o vapor os preparativos para o 58° Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO2019). A cidade sede será Porto Alegre (RS) e são aguardados cerca de 4.500 profissionais dedicados ao debate dos avanços da Ginecologia e Obstetrícia nacional.

Segundo o presidente César Eduardo Fernandes, o Congresso 2019 é mais um relevante passo para a consolidação a ideia da NOVA FEBRASGO, baseada em gestão corporativa, comprometimento e transparência a favor de uma GO mais digna e respeitada.

O principal evento da FEBRASGO oferece a oportunidade de fortalecer os vínculos éticos, profissionais e científicos que devem caracterizar a atuação das associações médicas e seus associados.

Haverá mais de 250 palestrantes de renome compartilhando conhecimentos com os congressistas em simpósios, mesas-redondas, atividade interativa e debates com alto ganho científico e prático, abordando temas como Anticoncepção, aleitamento materno, assistência ao parto, abortamento e puerpério, climatério, pré-natal, doença trofoblástica gestacional, endometriose, endoscopia e cirurgias ginecológicas, câncer ginecológico, doenças da mama, ginecologia endócrina, ginecologia infanto-puberal, medicina fetal e mortalidade materna, sexologia e infertilidade, vacinas, violência sexual, entre outros.

A presidente da Comissão Local do Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia 2019, Maria Celeste Osório Wender, comemora o fato de o encontro retornar à capital do Rio Grande do Sul após 24 anos, e destaca também as atrações locais:

“Porto Alegre é uma cidade de muitos encantos e descobertas. Seja pelas suas belezas naturais, como a orla do Guaíba, pela diversidade cultural, por diversas opções gastronômicas e de lazer ou pelos diferentes Museus que abriga, como o Margs e o Iberê, a nossa capital se apresenta como um dos melhores destinos para receber eventos médicos, já que reúne, ao mesmo tempo, infraestrutura, lazer e escolas médicas tradicionais, que formam profissionais destacados em distintas especialidades”.