Eventos

Calendário de eventos

abr
25
qui
2019
4ª Jornada de Transplante de Medula Óssea @H Niterói Hotel
abr 25@7:30 – 18:00

No dia 25 de abril acontece a 4ª Jornada de Transplante de Medula Óssea do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), em Niterói (RJ), com palestras e debates sobre diferentes temas relacionados com o avanço na área de transplante medular, novas abordagens e cuidado multidisciplinar. O evento é destinado a profissionais de saúde.

A coordenadora do CHN Transplantes, Márcia Rejane Valentim, explica que a quarta edição da jornada contará novamente com uma sessão clínica, e um dos temas que terá atenção especial é a abordagem do paciente idoso. “Este ano, preparamos debates focados na multidisciplinaridade, com destaque para o transplante de medula óssea e a leucemia no paciente idoso, tendo em vista que a população brasileira está envelhecendo e a expectativa de vida, aumentando”, reforça a enfermeira.

Entre os especialistas convidados estarão os especialistas Evandro Maranhão Fagundes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro da Oncoclínica de Belo Horizonte; Lígia Pierroti, da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo); e Leonardo Chicaybam, do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

As vagas são limitadas.

Referência em transplante de medula óssea

O CHN também apresentará o próprio programa de transplante de medula óssea (TMO), já que é referência no estado do Rio de Janeiro e no Brasil, uma vez que a instituição realizou 60% desses transplantes no estado, e lidera o ranking como a unidade privada que mais efetua esse tipo de procedimento, além de ser responsável por 7,5% dos transplantes de medula óssea do país.

Os números são reflexo do investimento que o hospital vem fazendo no Setor de Transplante. Ano passado, o CHN ampliou sua Unidade de Transplantes, disponibilizando 26 novos leitos – exclusivos para pacientes imunodeprimidos –, com tecnologia de ponta para garantir ainda mais segurança assistencial.

Outro destaque na área foi a premiação conquistada pelo hospital durante o 45th Annual Meeting of the European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT 2019), o maior congresso do segmento, que aconteceu de 24 a 27 de março deste ano na Alemanha. O hospital apresentou ao todo três trabalhos científicos, e o estudo sobre terapia infusional em TMO ficou entre os quatro finalistas.

abr
26
sex
2019
12ª Encontro de Cardiologia do Oeste do Paraná e V Jornada Oeste Paranaense @Hotel Copas Verdes
abr 26 – abr 27 dia inteiro

As doenças cardíacas estarão em foco nos dias 26 e 27 de abril, em Cascavel (PR), durante o 12ª Encontro de Cardiologia do Oeste do Paraná e a V Jornada Oeste Paranaense. Promovido pela Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), o evento é voltado para médicos, residentes e acadêmicos, e tem inscrições limitadas.

O encontro começa às 19h, do dia 26, e a palestra de abertura é “Como devo iniciar a investigação do paciente com suspeita de DAC: Método anatômico ou funcional?, que terá apresentação de caso clínico e discussão. Na sequência, os temas serão “IC + DAC + Fibrilação Atrial, IC Crônica de Etiologia Isquêmica com FE reduzida: o que temos além do bloqueio neuro-humoral?, Manejo dos NOACS após intervenção coronária percutânea. No dia seguinte os temas serão: Uma Visão Prática da Integração dos Métodos Diagnósticos em Pacientes com Suspeita de DAC: A Era da Multimodalidade; AVC Isquêmico na Sala de Emergência, Manejo da Pressão Arterial, Abordagem do Neurologista, Manejo da Anticoagulação Oral após AVC Isquêmico e Hemorragia Intracraniana.

maio
2
qui
2019
49ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2019) e 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista @Transamerica Expo Center
maio 2 – maio 5 dia inteiro

Por mais um ano, São Paulo (SP) receberá a Jornada Paulista de Radiologia (JPR). Em sua 49ª edição, o congresso organizado pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) acontecerá de 2 a 5 de maio e será realizado simultaneamente à 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista.

Com mais de 100 empresas expositoras e 500 professores, sendo mais de 60 deles estrangeiros, o evento é considerado o maior da especialidade na América Latina e promoverá um intenso intercâmbio científico. Sob o mote principal “Celebrando as Relações Internacionais”, 30 cursos abordarão os mais diferentes temas que envolvem o diagnóstico por imagem.

Dentre as aulas, destacam-se: câncer de mama induzido por radiação; diagnóstico de doenças venosas na infância; inteligência artificial em oncologia; conceitos atuais de câncer de próstata; e demência e envelhecimento.

Novidades da JPR 2019

Este ano, a JPR contará com vilas que apresentam novos formatos de exposição de conteúdo e possibilidade de debates. Uma delas é a Vila da Inovação: o público poderá assistir pequenas palestras sobre Inteligência Artificial e novos negócios em Diagnóstico por Imagem, com a presença de startups com soluções voltadas à radiologia.

Outra novidade é a Vila do Ultrassom, inspirada em uma iniciativa semelhante realizada pela Sociedade Francesa de Radiologia (SFR). “Este espaço contará com um pequeno auditório, telões e equipamentos de ultrassonografia. Durante a programação do evento, serão apresentadas aulas com demonstrações práticas nos aparelhos. Além disso, os equipamentos ficarão em exibição com representantes de cada empresa participante, para que os congressistas possam visitá-los e obter mais informações sobre o funcionamento e diferenciais de cada um”, afirma o Dr. Carlos Homsi, presidente da SPR.

Intercâmbio com outras áreas

A Jornada Paulista de Radiologia deste ano também terá uma iniciativa inédita, que busca atrair um novo público ao evento: o Curso de Engenharia Clínica. A atividade contará com palestrantes da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Associação Brasileira da Indústria e Artigos Equipamentos Médicos (Abimo), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das empresas GE, Siemens, Canon e Philips.

Além disso, o curso de Profissionalismo e Gestão foi dividido nesta edição: no dia 3 de maio, os profissionais poderão se atualizar sobre Segurança Radiológica e, no dia 4, a respeito de Liderança e Gestão em Saúde. Este contará com a presença do economista Roberto Luis Troster, para discutir a perspectiva econômica brasileira.

Os biomédicos também têm espaço na Jornada e, além de terem um módulo exclusivo alinhado ao tema central da JPR, dividirão dois cursos conjuntos com médicos veterinários e físicos.

1ª Jornada de Radiologia Intervencionista

A Radiologia Intervencionista, na JPR 2019, ganhou destaque especial: o crescimento da área e sua importância para um diagnóstico mais preciso, mais rápido e menos invasivo aos pacientes tornaram obrigatória a criação da 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista. O programa contará com aulas expositivas e hands on, além da presença do Dr. Robert Suh, especializado em ablação pulmonar.

“Se, por um lado, o desenvolvimento tecnológico baseado na inteligência artificial e no aprendizado das máquinas pode representar a possibilidade de substituição de algumas das funções atualmente exercidas por radiologistas, por outro, o incremento da atuação do radiologista em atos médicos diagnósticos e terapêuticos, através da radiologia intervencionista, agregam valor e relevância à nossa especialidade, aos radiologistas jovens do presente e àqueles das próximas gerações”, afirma o Dr. Homsi.

O público-alvo da Jornada abrange radiologistas, médicos de áreas correlatas, estudantes, técnicos e tecnólogos, enfermeiros, veterinários, entre outros. As inscrições para a JPR 2019 e para a 1ª Jornada de Radiologia Intervencionista ficam abertas até o dia 18 de abril no site. Após a data, serão aceitas inscrições apenas no local do evento.

maio
4
sáb
2019
Jornada de Emergências em Pediatria @Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
maio 4@8:00 – 18:00

O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa promove a Jornada de Emergências em Pediatria, onde vai discutir temas de interesse em pronto-atendimento, auxiliando na atualização de pediatras, residentes e acadêmicos em Medicina por meio de discussões sobre os assuntos mais recentes na área.

O evento, que está em sua primeira edição, conta com a participação de médicos especialistas e emergencistas que compartilharão suas experiências obtidas no dia a dia hospitalar. Ao final de cada mesa será reservado um período de tempo considerável para debater o tema e para que possam ser solucionadas todas as dúvidas dos participantes.

Outros diferenciais deste evento é a experiência dos médicos do Hospital Sírio-Libanês, além da alta capacidade técnica dos professores convidados. A jornada será coordenada pelos médicos Ricardo Fonseca, coordenador do Programa de Residência Médica de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês e coordenador médico do Pronto-Atendimento de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês; Gilda Porta, professora livre-docente em Pediatria pela USP e medica do Grupo de Hepatologia e Transplante Hepático do Hospital Menino Jesus e do Hospital Sírio-Libanês; Flávia Nassif, médica preceptora do Programa de Residência Médica de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês e  médica do Pronto-Atendimento e Unidade Semi-Intensiva de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês; e Marcello Pedreira, médico do Pronto-Atendimento de Pediatria do Hospital Sírio-Libanês e membro do Departamento de Emergências da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

De acordo com Dr. Ricardo Fonseca, outra particularidade da Jornada de Emergências em Pediatria é que o evento será mais restrito, “o que dará maior possibilidade de interação entre participantes e palestrantes”.