Exxomed: materiais para cirurgias minimamente invasivas

369

A Exxomed desenvolve, fabrica e distribui equipamentos e materiais médicos para o mercado ortopédico. Especializada em artroscopia e com amplo portfólio de produtos, oferece qualidade com custo acessível para o mercado nacional, que ainda está em crescimento e depende muito de produtos importados.

Localizada em São Carlos, interior de São Paulo, possui 34 colaboradores diretos e aproximadamente 12 indiretos. “Temos um crescimento regular em torno de 30% ao ano, desde 2011”, ressalta Onofre Neto, CEO da empresa.

Atualmente, a Exxomed está entre as três maiores empresas de artroscopia do Brasil. “Comercializamos para distribuidores em todo o Brasil e também estamos crescendo nas vendas internacionais”, ressalta.

Alessandra Busatto, diretora financeira, com o CEO da empresa, Onofre Neto

Ele adianta que estão sendo preparados dois novos produtos para lançamento muito em breve, como alternativa nacional aos produtos importados, na área de artroscopia, ainda em fase de sigilo.

Segundo o CEO, o contato com clientes é contínuo, não apenas para vendas, priorizando o ganho no médio/longo prazo para construir parcerias com aqueles que futuramente fecharão contratos para a linha completa.

“Nossa equipe vem crescendo em todos os níveis e estamos ampliando continuamente a área certificada para produção de artigos médicos. Já possuímos, inclusive, grande reserva técnica para expansão”

História

As atividades da Exxomed começaram em 2002 na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, na garagem da residência dos pais de Onofre Neto, que hoje é CEO da empresa. Seu objetivo era distribuir materiais médico-hospitalares na região Sul do Brasil.

Em 2009, mudou-se para a cidade de São Carlos, interior de São Paulo, onde ficou estabelecida como fabricante, tendo como base a incubadora de empresas do ParqTec – Parque Tecnológico, entidade que surgiu da primeira política pública para institucionalizar a transferência de tecnologia da academia para o setor produtivo.

Em 2010, foi transferida para um prédio próprio com 1.340 m² de área construída, na mesma cidade. Ainda nesse ano, obteve a certificação da Anvisa de Boas Práticas de Fabricação Classe III e os registros dos primeiros produtos.

Atualmente, a empresa passa pelo processo de conquista das certificações ISO 9001 e ISO 13485. Além disso, alguns produtos estão em fase de registro para comercialização nos Estados Unidos (FDA), Europa (CE), Argentina, Chile e China.

TECNOLOGIA

A Exxomed tem em seu DNA a inovação tecnológica, possuindo vínculos com o Parque Tecnológico de São Carlos, incubadoras de empresas, centros de pesquisa e departamentos de universidades, especialmente de Engenharia Mecânica, Elétrica, Mecatrônica e de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo.

Além disso, possui programa de estágio vinculado ao Senai e a departamentos de Engenharia Mecânica e Elétrica da USP. Em seu quadro de colaboradores estão dois engenheiros mecânicos, dois engenheiros elétricos (mestrandos), um engenheiro mecatrônico, dois engenheiros de produção e um mestre (doutorando) em engenharia mecânica.

Sua sistemática e ferramentas para gestão de projetos utiliza método híbrido tradicional-ágil, desenvolvido em conjunto com a Universidade de São Paulo. Todos os produtos fabricados e comercializados pela Exxomed foram desenvolvidos internamente e/ou através de parcerias. Eles passam por vários processos de fabricação, especialmente usinagem de precisão. Alguns demandam processos complexos de isolamento elétrico, pintura e coating, polimento e formação de óxido, que anteriormente eram realizados no exterior e foram nacionalizados.

A empresa também conta com itens que envolvem interação entre partes mecânicas, eletrônicas e eletrônica de controle, que foram desenvolvidos pela equipe interna e são fabricados nas instalações.

“A equipe tem domínio do conhecimento básico, da tecnologia, dos métodos de produção necessários para tal, bem como para o acompanhamento das tendências e o desenvolvimento contínuo dos produtos. Soma-se a isso o conhecimento e a aplicação dos sistemas de gestão de projetos e também o conhecimento do marco regulatório para artigos médicos”, ressalta Onofre Neto.

Dessa forma, o CEO garante que a companhia possui internamente e em sua rede de relacionamento a capacidade técnica, produtiva e regulatória para identificar, acompanhar e responder tendências e mudanças.

FEIRAS E EVENTOS

O engenheiro Rubens Camargo na feira MEDICA, na Alemanha, em novembro de 2016

A empresa participa regularmente das principais feiras do setor: Hospitalar (Brasil), FIME (Estados Unidos), MEDICA (Alemanha) e esporadicamente de eventos na África, Oriente Médio e outros locais do mundo.

“As participações são relevantes para a implantação de bases para o desenvolvimento da área de comércio exterior, que está em fase inicial de expansão. Também é relevante para o contato com clientes do próprio Brasil que visitam as feiras e com fornecedores e outras empresas do setor para futuras parcerias. Permitem, ainda, a observação das tendências mundiais em produtos médico-hospitalares”, explica o CEO.

Vale ressaltar que a Exxomed está iniciando exportações para China, Índia, Argentina e Chile.

A empresa garantiu mais uma participação na Hospitalar 2017

MERCADO EM ANÁLISE

“Para colocar no mercado produtos voltados para cirurgias minimamente invasivas, a Exxomed investe continuamente em pesquisa, desenvolvimento e engenharia, assuntos regulatórios, área certificada e aproximação com o cliente final”

O mercado de produtos para saúde está em constante expansão, com a maior expectativa de vida da população e o maior acesso à saúde permitido pela mobilidade social de grande parte da população.

Soma-se a isso o fato de que 60% dos produtos para saúde, inclusive os do mercado de atuação da Exxomed, são oriundos de importação, representando uma oportunidade para empresas brasileiras que se propõem a nacionalizar ou comercializar soluções que os substituam.

Importante lembrar que as cirurgias minimante invasivas com o uso de equipamentos de vídeo para visualização do interior do corpo durante os procedimentos é uma tendência mundial. Elas geram menor tempo de recuperação e vários outros benefícios para o paciente e para a instituição, devido à economia de recursos.

Com o aumento da expectativa de vida, o consumo dos produtos da marca também cresce, pois os procedimentos ortopédicos para prevenção e/ou correção, além de estarem relacionados a traumas ou doenças com causas genéticas e ambientais, também estão fortemente ligados a problemas oriundos da idade, em especial nas articulações.

Existem poucos concorrentes da Exxomed no mercado, apenas sete empresas estrangeiras e três nacionais, que atuam quase em sua totalidade nomeando distribuidores, que se relacionam com o cliente final (planos de saúde/hospitais). Normalmente, os distribuidores são nomeados por região ou sub-região, e passam a ter a “bandeira” da linha do fabricante, uma vez que os produtos são comercializados em conjunto, para realizar os diferentes procedimentos dentro da especialidade. “Pode-se afirmar que atualmente existem menos ‘bandeiras’ do que distribuidores procurando por bandeiras, tendência reforçada pela fragmentação da rede de distribuição por várias causas nos últimos tempos”, explica Onofre Neto.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Desde o início de suas atividades, a empresa investiu muito na qualificação de seu time profissional, mais da metade possui curso superior, com experiência em desenvolvimento e registro de produtos na Anvisa.

As lideranças possuem vasto conhecimento no setor. O CEO, Onofre Neto, é administrador com 20 anos de experiência no segmento hospitalar, administrou hospitais em Santa Catarina por oito anos, foi gerente regional da multinacional francesa Maquet no estado de Minas Gerais em 2004 e gerente comercial na empresa Razek de 2005 a 2008, onde ajudou a abrir o mercado brasileiro de artroscopia, que até o momento não existia e era somente abastecido pelo mercado internacional.

Destaque também para o experiente Marcos Brefe, que foi diretor no ParqTec de São Carlos; o engenheiro Rubens Camargo, que registra passagem pela Volkswagen; o coordenador de PCP, Frediano Souza; Alessandra Busatto, diretora financeira; Márcia Amato, gerente de vendas; o engenheiro de processos Raphael Prateleira e o engenheiro de produção Rainer Messias Bruno.

PRODUTOS

A empresa possui atualmente 30 linhas de produtos – com diversos modelos em cada uma –, entre equipamentos eletromédicos e materiais cirúrgicos, focados na técnica de cirurgias minimamente invasivas (videoendoscopias), especialmente para a realização de artroscopias – cirurgias ortopédicas nas articulações.

Microdissectores

Lançamento da Exxomed, os microdissectores são eletrodos para utilização em procedimentos eletrocirúrgicos monopolares para corte, coagulação e cauterização, em casos que demandem cortes precisos em tecidos moles, como otorrinolaringologia, articulação temporo-mandibular e facial, entre outros. Possuem diâmetro reduzido, vários comprimentos e ângulos para atender às necessidades específicas dos diversos tipos de procedimentos. A fabricação em tungstênio permite o uso de potências mais altas para corte rápido e preciso.


Shaver para Artroscopia

Console com touch screen, pedal IPX8 e peça de mão leve com motor customizado de alta velocidade e torque. Possui sistema de proteção do motor para aumentar o tempo de vida do produto em relação aos ciclos de esterilização por autoclave. Primeiro sistema desenvolvido e fabricado na América Latina que possui a alternativa de peça de mão com comando integrado na própria peça.


Lâminas para shaver Exxocut

As lâminas são produzidas com materiais e processos controlados para oferecer corte eficaz e ao mesmo tempo segurança durante o uso, diminuindo vibrações, desprendimento e travamentos.


Cânulas para artroscopia

Cânula manutenção do portal de acesso, confeccionada com materiais de grau médico e com sistema de selagem triplo para minimizar perda de fluido e pressão durante o procedimento.


Equipo para Artroscopia

A família de equipos para Artroscopia foi desenvolvida para oferecer compatibilidade e precisão, de forma a evitar variações comuns e indesejáveis durante o uso.


Agulhas para passador de sutura

A família de agulhas para passador de sutura é fabricada com material superelástico para garantir vários acionamentos seguros durante o procedimento.


Ponteira bipolar de radiofrequência

Sistema inovador de ponteiras para eletrocirurgia bipolar (inclusive à plasma) para artroscopia, atualmente o único de fabricação nacional registrado no Brasil, se conecta aos principais equipamentos disponíveis no mercado. Oferece a segurança, a eficiência e os conhecidos benefícios da eletrocirurgia bipolar em relação aos sistemas monopolares, especialmente a diminuição da penetração indesejável nos tecidos adjacentes.


Ponteira monopolar

Produzidas com materiais isolantes de alta qualidade e rigidamente controlados, possuindo segurança e eficácia compatível com produtos de classe mundial.


Ponteira monopolar com cabo

A qualidade, segurança e eficiência dos eletrodos monopolares com a conveniência do cabo integrado.


Fonte de Luz Led

Alto desempenho de iluminação aliado à eficiência energética e economia proporcionados por este tipo de tecnologia.

 

Rua Geminiano Costa, 2063 – Jardim Brasil

CEP: 13569-310 – São Carlos (SP)

(16) 3307-4744

vendas@exxomed.com.brwww.exxomed.com.br

Deixe seu comentário