Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) oferece curso sobre cuidados paliativos

147

Em Petrópolis (RJ), a Faculdade de Medicina (FMP/Fase) promoverá o curso de extensão “Introdução aos cuidados paliativos: uma visão multidisciplinar”, de 2 de agosto a 4 de outubro. O objetivo é fazer com que os participantes entendam todas as nuances do conceito de cuidado paliativo e, assim, possam promover alívio de sintomas e qualidade de vida para pacientes e familiares.

Voltadas para alunos de graduação e profissionais de saúde, as aulas serão realizadas às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. Além da definição de cuidados paliativos e os critérios de elegibilidade, também serão abordados o papel da equipe multidisciplinar (medicina, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e fisioterapia) no controle de sintomas, comunicação de más notícias, a finitude da vida, entre outros tópicos relativos ao tema.

Com carga horária de 20 horas e emissão de certificado, o curso será coordenado pela médica Nathália Mathias, que possui especialização em Terapia Intensiva e é coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos da Unimed Petrópolis, onde é plantonista na UTI.

“Diante do número crescente de pacientes portadores de doenças crônicas, surge essa necessidade de aprimoramento dos profissionais da área de saúde para que estejam capacitados pelo menos a entender e reconhecer quando o paciente se beneficiará das práticas em cuidados paliativos”, diz a responsável pelo curso.

Mais informações e as inscrições, que devem ser realizadas até 30 de julho, estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br.

Deixe seu comentário