Faculdade Santa Marcelina celebra os 20 anos do curso de Enfermagem

2093

Inaugurada em 1998, a unidade Itaquera da Faculdade Santa Marcelina surgiu com o compromisso de formar novos profissionais e neste ano, celebra 20 anos de existência junto com o Curso de Enfermagem, que inaugurou suas atividades. 

Desenvolvido a partir de uma necessidade da região, o curso de Enfermagem já formou mais de 1.500 profissionais, que atuam e se destacam no mercado de trabalho. “Um dos pontos que valorizamos é a aproximação dos alunos com a população, evidenciando a importância da humanização”, explica Renato Ohara, coordenador, enfatizando que esse enfoque deu origem às diversas ações sociais, que a instituição se envolve e compromete-se. 

Os alunos da Faculdade em parceria com o Hospital, fundado há 58 anos com mais de 700 leitos de internação, e a Atenção Primária à Saúde (APS), que gerencia mais de 130 equipamentos de saúde, oferecem acesso a um amplo campo para a realização de estágios, proporcionando ao aluno uma formação mais ampla. Tanto o hospital quanto a APS são fundamentais à população da região, sendo referência em serviços de saúde.   

“Integrar a população não é só fundamental para o crescimento profissional dos alunos, mas também pontua que a instituição tem responsabilidade em relação à mudança positiva no sistema de Saúde Pública brasileiro. Queremos que a formação de nossos alunos esteja alinhada com as necessidades do mercado e que eles façam a diferença”, afirma a Dra. Lucimara Duarte Chaves, enfermeira e docente na instituição desde o ano 2000, atualmente responde pela diretoria acadêmica da Faculdade Santa Marcelina. 

A matriz curricular do curso prevê a formação gradativa do aluno inicialmente com as práticas em Semiologia e Semiotécnica, para posteriormente seguirem para os estágios desenvolvidos por especialidades nas unidades de saúde: da mulher, da criança, do adulto, coletiva e da família (unidades básicas de saúde). No último semestre do curso, o aluno pode escolher a área de maior interesse e na qual pretende trabalhar para realizar o estágio supervisionado. 

“Podemos afirmar que o nosso diferencial está em ouvir as necessidades dos alunos e acompanhar as atualizações exigidas pelo mercado. Somos a primeira instituição de ensino a inserir a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina obrigatória e também oferecemos um conhecimento por meio da vivência, que permite aos profissionais graduados pela Santa Marcelina se destacarem no campo profissional com inserção nos mais importantes serviços de saúde de São Paulo”, diz Ohara.  

Valores éticos sempre foram uma grande preocupação para a instituição. “Nosso objetivo é colaborar para que os alunos entendam a importância da ética, profissionalismo, comprometimento e humanização no trato com as pessoas. Acreditamos que permitir a prática do conhecimento possa melhorar a qualidade do atendimento à população. É isso que estamos fazendo há 20 anos e temos como compromisso a continuação desse trabalho”, conclui a Prof.ª Ms. Elaine Mendes, que é docente na Faculdade Santa Marcelina desde a primeira turma de Enfermagem. 

As inscrições para o Vestibular de Enfermagem para 2019 estarão abertas até o dia 16 de janeiro. As provas poderão ser realizadas até 16 de janeiro. Mais informações: www.vestibularsantamarcelina.com.br

Deixe seu comentário