Grupo São Cristóvão Saúde abre Centro de Atenção Integral à Saúde para atendimento ao público, na Mooca, em São Paulo

816

No mês de janeiro, o Grupo São Cristóvão Saúde abriu ao público o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), oferecendo aos beneficiários e pacientes particulares (não-beneficiários) diversos serviços especializados na área de fisioterapia e reabilitação, além de modalidades terapêuticas como RPG, pilates e acupuntura.

A inauguração representa um aumento significativo na capacidade física e estrutural existentes na Instituição para a prevenção e promoção à saúde. Sob a direção de Paulete N. Freitas Ventura, o CAIS conta com ambientes mais humanizados e equipamentos modernos, que atendem os rígidos padrões de qualidade ofertados aos beneficiários.

O Centro conta com estrutura para atender cerca de mil usuários por dia. O CEO/Presidente do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, destaca que a ampliação do espaço contribui para melhorar o fluxo de atendimento. “Para obtermos a melhor experiência do usuário dos nossos serviços, realizamos diversos estudos e investimos muito em equipamentos de última geração”.

O atendimento pode ser realizado por meio do plano São Cristóvão Saúde ou de forma particular. Confira os serviços oferecidos:

Serviços de saúde especializados

O CAIS conta com áreas exclusivas e equipes especializadas para os setores de fisioterapia ortopédica, neurológica, respiratória e reabilitação vestibular – indicada para redução dos sintomas de tontura e promoção da recuperação do equilíbrio corporal. Também são oferecidas outras modalidades terapêuticas como RPG, Pilates completo (solo/bola e aparelhos), quiropraxia, acupuntura, hidroginástica; hidroterapia, drenagem linfática, reabilitação do processamento auditivo central (PAC) e musicoterapia.

O fisioterapeuta e Coordenador de Atenção Integral à Saúde Ambulatorial, Marcelo Djanikian, ressalta que o Centro passa a contar com ampliação de 60% na capacidade física. “No setor de fisioterapia, por exemplo, aumentamos de nove para 17 salas”, comenta. “Temos mais espaço, além de profissionais e equipamentos modernos, o que nos permite atender às pessoas com qualidade e agilidade”.

A área de acupuntura também ganhou mais espaço, com cinco salas adaptadas para a realização da prática, além de um espaço exclusivo para a consulta com o profissional antes das sessões. A beneficiária Araci Tofanini Sanchez, de 72 anos, faz acupuntura no São Cristóvão desde 2016 para tratamento da coluna. Ela conta que a mudança para o CAIS proporcionou uma melhora no seu atendimento. “Aqui é silencioso e bonito, o atendimento está ótimo”, revela.

Atendimento infantil

No andar térreo do CAIS foi instalada a área de atendimento multidisciplinar infantil decorada com o tema “fundo do mar”. O espaço conta com uma ampla área de lazer, a fim de acolher os pequenos usuários e suas famílias. Estão disponíveis serviços do PRO Ativa KIDS, Programa de Reabilitação e Orientação Ativa infantil.

Os profissionais são qualificados para a realização de avaliações, tratamento e reabilitação de crianças e adolescentes com doenças respiratórias, ortopédicas e neurológicas, bem como portadores de síndromes e outros problemas de saúde. Os equipamentos de integração sensorial são o diferencial.

Piscina terapêutica

Os usuários poderão realizar atividades de hidroterapia e hidroginástica em um espaço equipado com uma piscina aquecida de 80 m², que possui diferentes níveis de profundidade para atender às pessoas de todas as idades. “A obra considerou todos os aspectos de sustentabilidade e acessibilidade. Queremos que os usuários se sintam confortáveis e respeitados dentro de suas necessidades”, reforça Djanikian.

Terapia ocupacional

O CAIS destina, também, uma ampla área para programas de terapia ocupacional, incluindo uma sala equipada para o treino de atividades de vida diária, cujo objetivo é atender pessoas com síndromes ou debilidades físicas, que ocasionaram a perda da funcionalidade motora, sensorial e cognitiva.

O espaço de integração sensorial disponibiliza uma cozinha com mesa ampla e aparelhos que reproduzem tarefas cotidianas, como cozinhar, lavar louças e manipular alimentos. No local serão realizadas práticas como as “Oficinas da Lembrança e de Culinária”, para o público adulto e infantil, voltadas à reeducação alimentar e “Projeto Octo”, de confecção de polvos de crochê destinados ao acolhimento de bebês prematuros nas maternidades. “Nosso objetivo é aproveitar a capacidade deste ambiente em atender diversos públicos com necessidades tão variadas”, comenta o fisioterapeuta.

Programas especiais

O público idoso encontra no CAIS um aliado para a saúde e bem-estar. São diversos programas de prevenção e orientação voltados para a terceira idade, como o Programa Idoso Bem Cuidado, Grupo de Relaxamento, Cuidados Paliativos, Grupo de Prevenção de Quedas e Dança Sênior, que  antes era realizada no Parque Sabesp da Mooca e agora ganha um espaço próprio, climatizado, com mais recursos e segurança para os participantes.

Os usuários de outras faixas etárias também encontram atividades voltadas para suas necessidades:

– Grupo Educativo de Hipertensão Arterial

– Grupo Educativo de Diabetes Mellitus

– Grupo de Assistência ao Tabagista

– Grupo de Reeducação para Controle da Obesidade

– Grupo de Reeducação Alimentar Infanto-Juvenil

– Grupo de Dança Batucalê

Além disso, também são destaque o Programa de Monitoramento de Pacientes Especiais (MOPE) e o Programa de Serviço de Medicina Integral (SMI).

Equipe qualificada

Todos os serviços oferecidos no CAIS são orientados e realizados por profissionais qualificados. Os usuários têm à disposição atendimento nas especialidades de fisiatria psicopedagogia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, educação física, fisioterapia neurológica, ortopédica, uroginecológica e respiratória, reabilitação labiríntica, pré e pós-mastectomias, acupuntura e saúde da Mulher.

Dessa forma, tanto os beneficiários do plano São Cristóvão como os demais usuários (particulares) do CAIS podem participar de programas de reabilitação, prevenção à saúde, consultas e atendimento ambulatorial.

Para agendamento de consultas ou mais informações, entre em contato via telefones: (11) 2029-7718 ou 2029-7709. O CAIS fica na Avenida Paes de Barros, 1815, na Mooca, e conta com estacionamento.

Deixe seu comentário