Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho pede doações de sangue

196

O Hemonúcleo Regional de Jaú (SP), do Hospital Amaral Carvalho (HAC), faz um apelo à população de Jaú e região para a necessidade de todos os tipos de sangue e plaquetas. Devido ao feriado do Dia da Saúde, no último sábado, quando a unidade deixou de funcionar, o estoque de bolsas chegou ao limite mínimo.

Segundo o coordenador do hemonúcleo, dr. Marcos Mauad, não há necessidade de agendamento para a doação. “As pessoas podem vir no horário normal de funcionamento, de segunda a sábado, sem precisar agendar. Somente no dia 26 de maio (sábado), a unidade irá atender somente os doadores de uma campanha já programada, por isso não terá condições de receber a população que aparecer”, explicou.

O hemonúcleo abastece 11 hospitais da região, entre eles o Hospital Amaral Carvalho, que recebe pacientes de todo o Brasil para tratamento de câncer e transplantes de medula óssea, o que demanda transfusões sanguíneas.

O expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. A unidade fica na Rua Dona Silvéria, 150. Outras informações pelo telefone (14) 3602-1355.

Para doar sangue é preciso:

– Estar em boas condições de saúde e descanso;
– Ter entre 16 e 67 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
– Não estar utilizando medicamentos;
– Não estar resfriado ou com gripe;
– Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
– Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
– Não estar grávida ou amamentando.

Deixe seu comentário