Hemorio comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue

46

O Hemorio, hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, comemorou neste domingo (25) o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O salão dos doadores recebeu os candidatos com uma decoração especial e o lanche após a doação teve bolo e bombons.

Os candidatos puderam também levar para casa a muda de uma árvore. O projeto Replantando Vidas, da Cedae, esteve no hemocentro distribuindo as plantas e explicando a importância que a iniciativa tem na ressocialização de integrantes do sistema prisional do estado.

“É uma data especial, em que buscamos homenagear as pessoas que nos ajudam, o ano inteiro, a salvar vidas. O sangue não tem substituto e é essencial para o tratamento de emergências e de doenças muito graves, como a leucemia”, lembra o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Uma equipe de promoção da rádio SulAmérica Paradiso distribuiu brindes para os voluntários e transmitiu flashes ao vivo do local.

A comemoração pelo Dia Nacional do Doador de Sangue continua nessa semana, na Cinelândia. Entre os dias 27 e 30 de novembro, o Hemorio estará na Semana da Saúde, evento da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A estrutura contará com 10 cadeiras para doação e terá capacidade para atender até 450 pessoas.

O Hemorio abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. A autorização pode ser obtida no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

O Disque Sangue (0800 282 0708) está disponível para tirar dúvidas e informar o endereço das outras 26 unidades de coleta de sangue no estado do Rio. O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 17h.

Deixe seu comentário