Hospital Amaral Carvalho lança terceira edição do Futuro Sem Câncer

167

A coordenação do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC), em parceria com a Prefeitura de Jaú (SP) e a Diretoria Regional de Ensino, lança no dia 29 de agosto a terceira edição do projeto Futuro sem Câncer. A solenidade será no auditório da Câmara Municipal de Jaú, às 19h30, para gestores das escolas municipais, estaduais e particulares de Jaú e autoridades das áreas de Educação e Saúde.

O Futuro Sem Câncer tem como objetivo levar às crianças da pré-escola e ensino fundamental e médio informações sobre a doença, incluindo fatores de risco, medidas preventivas e benefícios da vacina contra o HPV, além de atingir todas as pessoas envolvidas, como pais, educadores e funcionários das escolas, como também divulgar os programas realizados no município.

A equipe de prevenção do HAC deu início ao treinamento dos educadores nesta semana para que no período de 3 a 6 de setembro eles trabalhem com as crianças temas relacionados à prevenção do câncer.

Para a coordenadora do programa de prevenção, Lenira Maria Queiroz Mauad, “é uma parceria muito importante para o controle do câncer do colo do útero e para a educação em saúde, porque prevenção é medida possível para todas as doenças. É muito gratificante trabalhar com os educadores e com os jovens e crianças, garantindo um futuro realmente melhor”.

A ação ocorreu pela primeira vez em 2011, e a segunda edição foi realizada em 2015.

O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico, iniciado no município em 1994, trabalha com a divulgação de informações e realização de exames de rastreamento do câncer de colo de útero. Os resultados foram bastante significativos, com redução da incidência do câncer invasor e da mortalidade. Em 20 anos, 65.088 mulheres foram cadastradas, houve diminuição de 57% de mortalidade, queda de 68% dos casos avançados e aumento de 60% dos em estadio inicial.

Deixe seu comentário