Hospital Amaral Carvalho tem programa de nutrição para funcionários

A técnica de enfermagem da Pediatria, Giseli Burgo Martins Scuciato, seguiu as recomendações, conseguiu diminuir as doses do medicamento para hipertensão e, de quebra, eliminou nove quilos

Pensando no bem-estar de funcionários com diabetes ou hipertensão, há um ano o serviço de Nutrição Clínica do Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú (SP), em parceria com a equipe de Medicina do Trabalho mantém um programa gratuito de acompanhamento nutricional. Todo mês, as nutricionistas atendem aproximadamente 100 colaboradores.

A orientação consiste em pesar, acertar dietas, readequar cardápios. “Não se trata só de perder peso, como muitos pensam. Isso é consequência. Incentivamos hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida dos participantes”, conta a responsável pelo setor, Ana Elisa Brandão.

Para a profissional, os plantões e a correria do cotidiano fazem com que os funcionários se alimentem inadequadamente ou passem longos períodos sem comer. “O que é prejudicial à saúde, especialmente para os diabéticos e hipertensos. Por isso, priorizamos a reeducação alimentar e os resultados têm sido ótimos”.

A técnica de enfermagem da Pediatria Giseli Burgo Martins Scuciato (37) que o diga. Seguindo as recomendações, conseguiu diminuir as doses do medicamento para hipertensão e, de quebra, eliminou nove quilos. “Me sinto mais disposta e tem dias que nem preciso tomar o remédio. Não é fácil mudar os hábitos alimentares, mas com força de vontade, é possível”.

Ela conta que sempre teve vontade de procurar por atendimento especializado, mas faltava tempo e, às vezes, dinheiro. “Trabalho no HAC há 14 anos e essa oportunidade foi um presente. Estou muito feliz”.

Medida Saudável

Ao perceber o interesse dos demais colaboradores pelo atendimento, em agosto do ano passado, durante a Semana de Nutrição, o serviço lançou a campanha Medida Saudável, com sorteio de 10 pessoas para acompanhamento nutricional de seis meses. “Também tivemos uma boa surpresa, pois a maioria conseguiu adequar a alimentação”, afirma Ana Elisa.

Isso motivou a equipe a abrir nova turma e sortear mais dez participantes, que devem começar as consultas em março. “É uma satisfação para nossa equipe, além do atendimento de qualidade aos pacientes, conseguir orientar funcionários e promover a saúde”, comemora a profissional.

Saiba mais

O serviço de Nutrição Clínica é dedicado prioritariamente ao atendimento de pacientes em tratamento ambulatorial ou nas enfermarias do Hospital Amaral Carvalho. A alimentação apropriada reflete na qualidade de vida, pode diminuir os riscos de infecção e acelerar a alta hospitalar. Entre as atividades do setor estão a adaptação da dieta na enfermaria de Transplante de Medula Óssea, que recebe pacientes de diferentes regiões do Brasil; o atendimento de pacientes de cirurgia bariátrica (na fase pré e pós-operatória); e o uso de suplementos específicos para cada condição clínica.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.