Hospital de Niterói é credenciado para realização de transplantes de coração e de fígado

404

O CHN – Complexo Hospitalar de Niterói (RJ) acabou de ser credenciado pela Central Nacional de Transplante (CNT) do Ministério da Saúde para a realização de transplante fígado. O hospital também já havia sido habilitado recentemente para transplantes cardíacos, tornando-se o maior hospital transplantador privado do estado do Rio de Janeiro, o único apto a executar seis modalidades diferentes de transplante.

Atualmente, a unidade é credenciada para transplantes renais, de medula óssea autólogo e alogênico – aparentado, não aparentado e haploidêntico – em adultos e crianças e musculoesqueléticos. Agora o CHN está apto também a fazer transplantes de coração e de fígado.

O hospital recebe grande volume de pacientes de fora do município e até de outros estados. Segundo Márcia Rejane Valentim, coordenadora do programa, 73% dos procedimentos feitos no CHN não são da região de Niterói e de São Gonçalo e, destes, 10% são realizados em pessoas oriundas de outros estados.

“Esses pacientes nos procuram, pois nosso programa de transplante de medula óssea é referência no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Somos responsáveis por 60% desses procedimentos no estado e lideramos o ranking como a unidade privada que mais efetua esse tipo de cirurgia. Isso representa 7,5% dos transplantes de medula óssea brasileiros”, comenta Márcia.

Os números são reflexo do investimento que o hospital vem fazendo no Setor de Transplantes: ano passado, o CHN ampliou sua Unidade de Transplantes, quando disponibilizou 26 novos leitos – exclusivos para pacientes imunodeprimidos –, com tecnologia de ponta para garantir ainda mais segurança assistencial.

Deixe seu comentário