Hospital do Idoso usa realidade virtual para ajudar no tratamento dos pacientes

1012

Pacientes internados no Hospital do Idoso, em Curitiba (PR), estão vivendo uma experiência tecnológica para ajudar na recuperação. Eles usam um óculos de realidade virtual, que simula ambientes diferentes dos quartos e corredores do hospital e ajuda a minimizar situações de estresse e ansiedade. A iniciativa, batizada de terapia de reminiscências, foi proposta pelo enfermeiro Bruno Henrique de Mello, que descobriu a ação durante as pesquisas do mestrado.

Projetos semelhantes já existem fora do país. Por alguns instantes, por meio da tela dos aparelhos, os pacientes viajam para paisagens relaxantes e próximas à natureza ou até mesmo para uma outra cidade – em qualquer canto do mundo. O destino varia de acordo com o histórico de vida do passageiro virtual.

As imagens são baixadas de sites que disponibilizam o conteúdo na internet. Segundo a equipe médica, a experiência melhora o bem-estar e pode acelerar o processo de recuperação, especialmente em casos de tratamentos longos. O óculos é um equipamento pessoal do enfermeiro, que leva o aparelho para a utilização dos pacientes desde o segundo semestre do ano passado.

Ele pretende registrar os casos de reação ao uso de realidade virtual para atestar a boa prática e inscrever a proposta em um concurso anual promovido pela a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes), que administra o Hospital do Idoso.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Fonte: Band News FM Curitiba

Deixe seu comentário