Hospital IGESP desenvolve novo projeto de Atenção ao Paciente

187

Se pudéssemos escolher, nenhum de nós passaria pela experiência de ser hospitalizado para enfrentar algum problema de saúde, mas às vezes essa é uma situação inevitável que ocorre para que o tratamento e a recuperação sejam mais eficientes. Além das questões relacionadas à saúde e ao fato de enfrentar tudo isso longe do conforto de casa, quem é paciente também sente a diferença do padrão da dieta hospitalar quando comparado ao cardápio do dia a dia que está habituado.

É fato que a refeição hospitalar é elaborada e pensada para atender a maioria dos pacientes, por isso é balanceada e preparada com pouco sal, gorduras e temperos marcantes, resultando numa refeição mais leve e necessária para a boa recuperação. Mas essa condição, quando pensamos em pacientes que permanecem internados por longos períodos, torna a alimentação pouco atrativa e faz com que a hora da refeição deixe de ser um momento de prazer.

Pensando nisso, o Hospital IGESP, de São Paulo (SP), em conjunto com a GR/SA, empresa responsável pelo serviço de nutrição e dietética do hospital, desenvolveu um novo projeto nutricional focado na atenção ao paciente e em suas preferências alimentares. O plano contempla desde inovações no cardápio diário dos pacientes, até a preparação de refeições especiais em datas comemorativas como aniversários, páscoa, entre outras. As próximas comemorações previstas são Festa Junina e Dia dos Pais.

“O objetivo é fazer com que o paciente se sinta acolhido e retome o prazer de se alimentar, fazemos isso ativando suas boas memórias relacionadas à comida.  Identificamos nos pacientes o que mais eles sentem falta e buscamos, por meio da alimentação, proporcionar um momento especial. Queremos ajudá-los a enfrentar os obstáculos com um pouco mais de leveza e otimismo”, afirma Edna Alves, Gerente Operacional do Hospital IGESP.

Toda a inovação promovida nos cardápios respeita as indicações e restrições clínicas e é aplicada de forma individualizada e criativa. Com o auxílio de um chef consultor, a GR/SA oferece pratos que saem do convencional e fazem da hora da refeição um momento muito mais agradável.

“Na prática são mudanças simples, mas que fazem toda a diferença. No dia a dia trocamos as panquecas tradicionais por panquecas coloridas, por exemplo, usando cenouras, beterrabas e espinafre. E para o Dia das Mães, próxima data a ser comemorada, estamos em processo final de elaboração dos pratos, sempre visando atender expectativas e necessidades nutricionais dos pacientes”, explica Marcella Luna, Nutricionista da GR/SA, responsável pela unidade do IGESP.

Uma boa alimentação é um dos fatores que mais contribui para a melhora gradativa do paciente, tanto por seu caráter nutricional, quanto emocional, por isso a preocupação do Hospital IGESP neste sentido.

O projeto contou com o apoio das equipes médicas e de enfermagem e teve total aceitação dos pacientes, além de receber elogios das famílias que acompanham as internações.

Deixe seu comentário