Hospital Quinta D’Or alcança marca de 700 cirurgias robóticas realizadas

Com uma cirurgia para o tratamento de câncer de próstata e hérnia inguinal bilateral, o Hospital Quinta D’Or, do Rio de Janeiro (RJ), completa 700 cirurgias robóticas realizadas, sob o comando dos cirurgiões Rodrigo Frota e Alexandre Fiuza. A marca compreende procedimentos de prostatectomia, endometriose, gastroplastia, pancreatectomia, entre outros, que trazem inúmeros benefícios aos pacientes, principalmente em sua recuperação.

A tecnologia robótica é um diferencial quando se fala em procedimento minimamente invasivo e sua aplicação tem bons resultados no pós-operatório. Nos procedimentos urológicos, a recuperação da função erétil e continência urinária é melhor que na cirurgia convencional. De acordo com a literatura, 60% dos pacientes operados por robótica retomam uma vida sexual normal, e nos casos convencionais este índice fica de 10% a 30%.

“Atualmente, cerca de 85% das cirurgias para câncer de próstata são realizadas utilizando a plataforma robótica, nos Estados Unidos. Este procedimento também vem aumentando progressivamente no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Entre os benefícios, pode-se citar a visualização 3D do tumor, que permite ao cirurgião maior precisão da dissecção, minimizando hemorragias. Além disso, o procedimento minimamente invasivo contribui com a rápida recuperação do paciente e reduz as chances de problemas de incontinência urinária, além de menor risco de disfunção erétil”, detalha Rodrigo Frota, urologista e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica da Rede D’Or São Luiz.

Já é comprovado que a cirurgia robótica traz diversos benefícios aos pacientes, dentre os mais relevantes: redução do tempo de hospitalização; recuperação e retorno mais rápido às atividades normais; redução de dor e complicações no período pós-operatório; cortes menores e menor sangramento; menor risco de infecção hospitalar; redução na dose de medicamentos no pós-operatório.

Tecnologia Robótica – A Rede D’Or São Luiz é o grupo com o maior parque robótico instalado no Brasil, e dispõe da plataforma mais moderna – o robô Da Vinci Xi, em duas unidades: Hospital CopaStar, no Rio de Janeiro; e no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo. Além disso, outras plataformas estão disponíveis em hospitais no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Brasília.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.