Hospital São Vicente inicia obras do projeto “Acolha um Quarto”

1532

Esta segunda-feira (13) foi um momento importante na história do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP). A data marca o início das obras do projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, que visa revitalizar 72 quartos e banheiros do hospital por meio da iniciativa privada e pessoas físicas. O espaço servirá como quarto modelo, sendo apresentado aos interessados em apoiar a iniciativa.

Acompanharam o lançamento da obra o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera; o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; e o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos. Todos foram recepcionados pelo superintendente do HSV, Matheus Gomes.

O quarto escolhido para ser o primeiro a passar pelo processo de revitalização é o de número 615, possui dois leitos, 22 metros quadrados e fica na ala da Clínica Feminina. A obra deve ser concluída em meados do mês de junho. “Este quarto que chamamos de showroom será feito por meio dos parceiros”, explica Gomes. “As licitações para definir as empresas que irão realizar as obras em todos os quartos devem sair em 30 dias”, completa.

O projeto arquitetônico deste e dos demais quartos foi idealizado e doado por 10 arquitetas de Jundiaí, que integram o grupo “Um Tijolo por Dia”. De acordo com a arquiteta Márcia de Campos o objetivo foi padronizar os quartos e utilizar materiais de qualidade, que não elevassem muito o custo. “Para isso, estivemos muito antenadas com o material empregado. A ideia foi trazer a pegada do privado para o público e nós conseguimos”, afirma.

Conforme o projeto do grupo, o quarto receberá novo revestimento e pintura com acabamento na cor azul, serão trocadas portas, pisos, azulejos e cortinas. A iluminação será individual, haverá separação dos leitos com divisória e poltrona para o acompanhante, permitindo maior privacidade. Todos os quartos serão equipados com aparelhos de TV, ar condicionado e kit leito (cama elétrica, régua multifuncional, poltrona de acompanhante, divisória e bandeja de refeição). O banheiro será totalmente reformulado, com troca de pias, vasos sanitários e demais louças. Os acessórios também contribuirão para um espaço mais útil e acolhedor.

“Este é um projeto inovador, o qual estamos acreditando bastante e que irá propiciar um melhor serviço de atendimento em saúde para a nossa população. Acompanhamos o trabalho do Hospital São Vicente e conhecemos todos seus desafios e conquistas, sabemos que saúde é um bem primordial para todas as pessoas e, por isso, assumimos a responsabilidade de apoiar e abraçar este projeto”, declara o prefeito de Jundiaí.

A captação de recursos para a iniciativa teve início no dia 29 de março, durante lançamento no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Na ocasião, parceiros institucionais, como Um Tijolo por Dia, Roca, Deca, Duratex e Astra, anunciaram o apoio ao projeto por meio de doações expressivas em produtos. Em percentual, representa 15,7% (R$ 1.125.000,00) do total de R$ 7.125.000,00 que é o valor da reforma.

Na etapa atual, o objetivo é viabilizar a aquisição de cotas por parte das empresas e pessoas físicas por um período de três meses, até junho/19. Após este período serão realizadas as reformas pelo período de 12 meses. Em média, devem ser revitalizados de cinco a seis quartos simultaneamente. As melhorias englobarão diversos setores do HSV: Clínica Feminina (13 quartos), Clínica Masculina (14 quartos), Clínica Cirúrgica 1 (15 quartos), Clínica Cirúrgica 2 (5 quartos), Clínica de Ortopedia (9 quartos), Clínica Mista (9 quartos) e Pronto-Socorro Adulto (7 quartos).

Como participar?

Pessoas físicas, grupos e empresas têm a possibilidade de adotar um quarto ou participar com cotas, com direito à divulgação da marca e nome podendo também informar externamente a sua participação social. As doações são feitas numa conta do HSV vinculada ao projeto. Todas as informações podem ser obtidas no Regulamento, que está disponível no site www.hsvicente.org.br ou pelo telefone (11) 4583-8181.

Deixe seu comentário