IBCC Oncologia recebe visita de moçambicanos em programa da International Gynecologic Cancer Society

185
Da esquerda para direita: Dr. Siro Daud, Dra. Dercia Changule, Dr. André Lopes e Dra. Ricardina Rangeiro. Foto: ACS IBCC Oncologia

Nesta semana, o IBCC Oncologia recebeu a visita de três médicos ginecologistas que fazem parte do programa da IGCS (International Gynecologic Cancer Society), destinado a treinamento em cirurgias de câncer ginecológico em países onde não existem treinamentos formais nesta especialidade, como é o caso de Moçambique.

Trata-se também de uma parceria com o Centro de Oncologia do MD Anderson, da Universidade do Texas, com apenas quatro instituições brasileiras, sendo o IBCC Oncologia uma parceiro do projeto, que consiste nessas visitas dos médicos aos Centros de Oncologia no Brasil com foco na ginecologia oncológica. “Eles realizam um treinamento focado na especialidade, conhecem a pesquisa clínica e vêm para acompanhar os cirurgiões ginecológicos em atuação”, explica o dr. André Lopes, ginecologista oncológico do IBCC.

Além disso, o programa prevê visitas dos especialistas brasileiros a Moçambique em quatro oportunidades ao ano para realizar os treinamentos de cirurgia in loco que contempla pacientes com câncer ginecológico referenciadas ao hospital de Maputo, capital do país.

“Foi muito boa a visita porque a gente entra em contato com profissionais de alta qualidade, vasta experiência e conseguimos ver como é feito o tratamento do paciente oncológico em condições melhores do que a nossa. Podemos levar a experiência para nosso país e melhorarmos as nossas condições no tratamento oferecido”, afirma a ginecologista Dercia Changule. Os outros especialistas que visitaram o IBCC Oncologia foram: Ricardina Rangeiro e Siro Daud.

Deixe seu comentário