Identificação do Paciente em foco no Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia

372
Foto: Yasmine de Paiva

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), está promovendo a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”. Iniciada em 9 de abril, tem o objetivo de discutir e reforçar a cultura das práticas de segurança dentro da unidade. O Huapa recebeu a chefe da Comissão Municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção de Aparecida de Goiânia, enfermeira Núria Neres do Vale, que ministrou palestra sobre “Identificação do Paciente”, no auditório da unidade.

A identificação do paciente desde o primeiro contato dele na unidade de saúde é de extrema importância pois, segundo Nara, é um fator que contribui diretamente em sua segurança. “Um em cada três pacientes estão sujeitos a sofrer algum tipo de evento adverso dentro de um serviço de saúde. Porém, esse índice pode deixar de existir se nós, os profissionais, checarmos todos os dados pessoais desse paciente. Não é para ser repetitivo, é para ser seguro”, enfatizou. A enfermeira ainda interagiu com os participantes, através de imagens, trazendo diversas situações onde os protocolos básicos de segurança não foram seguidos.

Durante a tarde, as equipes do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e Recepção do Huapa receberam um treinamento seguindo a temática, ministrado pela coordenadora do NSP, Paula Tavares, e pelo coordenador do NIR, Valber Silva. Para ilustrar o impacto de uma identificação incorreta, um grupo de colaboradores encenaram uma peça teatral, mostrando o momento que uma paciente recebe um medicamento errado, pois seu sobrenome estava abreviado e era o mesmo das outras em cena, causando uma grande confusão. “Não adianta identificarmos o paciente corretamente, se não confirmamos sua identidade antes de qualquer procedimento. Precisamos estar sempre atentos para que pequenos detalhes não se tornem grandes erros”, concluiu Paula. A programação ainda se estende nos dias 10, 11, 16 e 17 de abril, com capacitações, abordagens e exibição de filmes e vídeos.

Deixe seu comentário