Nova geração de PET-CT auxilia no diagnóstico precoce do câncer

75

Um equipamento capaz de identificar o câncer precocemente, com 50% menos de exposição à radiação aos pacientes do que os aparelhos convencionais e que reduz pela metade a duração do exame já está fazendo a diferença nos encaminhamentos de tratamento contra o câncer no Hospital do Câncer Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS). Trata-se do Discovery IQ, nova geração de PET-CT fabricado pela GE, recentemente adquirido através do Serviço de PET-CT do Hospital Mãe de Deus. Conforme a gestora responsável pelo Serviço de Medicina Nuclear e PET-CT do Hospital Mãe de Deus, Dra. Clarice Sprinz, é o equipamento de PET/CT mais sensível em funcionamento na América Latina.

O equipamento possibilita o diagnóstico precoce do câncer e permite ao profissional de saúde identificar também precocemente se uma determinada terapia está ou não alcançando os efeitos desejados. Quanto mais cedo isso for detectado, melhor para o paciente, pois, se necessário, será possível alterar o tratamento também mais cedo para obter a resposta desejada.

Dra. Clarice explica que com esta linha de PET-CT está sendo possível detectar lesões menores e com menor grau de atividade metabólica em comparação às imagens que são obtidas com aparelhos de gerações anteriores. “Aumenta a sensibilidade do teste e, portanto, modifica em muitos casos a decisão sobre qual o tratamento que poderá alcançar um melhor resultado. É notável a maior segurança que o médico tem ao interpretar estes estudos em função da melhor qualidade das imagens obtidas com esta nova tecnologia”, acrescenta. Além disso, proporciona maior controle da evolução da atividade metabólica dos tumores ao longo do tratamento.

De março até agora, mais de 1500 pacientes já realizaram exames com o novo equipamento. Cerca de 50% do total são pacientes de Porto Alegre, e os demais, de todo o interior do RS e de outros Estados como São Paulo e Santa Catarina.

O principal diferencial do Discovery IQ 5 anéis é gerar imagens com alta densidade de informação (sensibilidade), possibilitando a detecção de lesões menores que 4 mm, o que confere maior poder diagnóstico, e com menor dose de radiação comparado aos equipamentos convencionais. “Na prática, esse ganho de eficiência do exame representa maior chance de detecção de lesões muito pequenas, possibilitando um diagnóstico do câncer mais preciso e precoce,” afirma Dra. Clarice.

Essa maior precisão proporcionada pelo Discovery IQ 5 anéis permite, também, um melhor planejamento do tratamento contra o câncer. A integração com a radioterapia viabiliza, por meio de estudos 4D, captar a imagem com sincronismo respiratório, o que aumenta a precisão do tratamento, principalmente para pacientes com lesões no tórax devido aos movimentos captados durante respiração, o que não é possível avaliar nos estudos convencionais.

As mesmas tecnologias que melhoram a qualidade da imagem e a quantificação das imagens de PET também possibilitam a redução da exposição à radiação pela metade com relação a outros equipamentos. Isso é possível através dos avanços tecnológicos como as ferramentas de modulação de dose da tomografia computadorizada e da alta sensibilidade do equipamento que possibilitam uma menor quantidade de radioisótopo (radiação) ser administrada ao paciente. Por possuir o maior campo de visão da imagem (26 cm), acima da média de outras máquinas, de cerca de 16 cm, é possível adquirir imagens de forma mais rápida, proporcionando maior conforto ao paciente e diminuindo a possibilidade de movimentação durante o exame. Com isso, torna-se possível reduzir à metade o tempo do exame.

Exames de PET-CT no Estado

O exame de PET-CT é um dos pilares no diagnóstico e no acompanhamento do paciente com câncer e é indicado em várias fases desde o diagnóstico, durante e no final do tratamento e para controle da evolução da doença. O PET-CT, ou Tomografia por emissão de pósitrons, é o mais sofisticado e completo exame não invasivo em oncologia. Sua tecnologia une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT) em um só estudo.

O Serviço de PET-CT do Hospital Mãe de Deus foi pioneiro no Estado com a instalação de um equipamento em 2009 e já ultrapassou 16 mil exames realizados realizados – mais da metade de todos os estudos realizados no Rio Grande do Sul – o que lhe confere larga experiência e qualificação diagnóstica nos resultados alcançados como o maior serviço do Estado – com uma equipe técnica altamente qualificada com formação nos melhores centros de imagem molecular dos Estados Unidos. A aquisição do novo equipamento integra o plano de implementação do Hospital do Câncer Mãe de Deus, centro de excelência no tratamento do câncer no Estado previsto para estar concluído em 2018.

A expertise do hospital será reforçada com a presença do diretor e professor da Divisão de Medicina Nuclear do Hospital Universitário de Zurique e presidente da Sociedade Europeia de Ressonância Magnética, Dr. Gustav von Shulthess, dia 01/9.  Ele realizará uma palestra aberta aos médicos no auditório do Hospital Mãe de Deus sobre Pet-CT em oncologia: estratégias tecnológicas e clínicas para alcançar melhores resultados. O Dr. Gustav é um dos mais renomados pesquisadores sobre novas tecnologias de imagem aplicadas à medicina, principalmente PET-CT.

Vantagens do Discovery IQ:

– Aumenta a precisão diagnóstica: proporciona melhor qualidade de imagem e quantificação mais precisa das lesões neoplásicas, gerando informações críticas para o melhor manejo terapêutico do paciente em comparação aos métodos convencionais.

– Fornece mais conforto ao paciente: tempo de exame reduzido à metade, causando menor desconforto durante o estudo e menor possibilidade de movimentação do paciente.

– Reduz a dose de radiação administrada ao paciente

– Possibilita uma maior integração com a radioterapia

– Realiza estudos em 4D adicionando o sincronismo respiratório às imagens geradas

– Torna a rotina clínica mais eficiente devido à aquisição mais rápida das imagens

Deixe seu comentário