O papel do despachante aduaneiro no setor médico-hospitalar

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Diversas e complexas normas regem as operações aduaneiras no Brasil, que envolvem todo o trâmite de importação e exportação de produtos e equipamentos e, no caso da área de saúde, também de medicamentos e insumos. É importante estar atento à regulamentação, pois qualquer descuido pode acarretar em multas, que afetam o bolso das organizações e, principalmente, o atendimento aos pacientes.

Foi para organizar essa atividade dentro das empresas que surgiu o despachante aduaneiro. Esse profissional representa os importadores e exportadores perante aos diversos órgãos intervenientes governamentais, entidades comerciais, transportadores e armazéns alfandegados nos procedimentos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais, visando à liberação aduaneira da carga.

Antonio Carlos Costa Ferreira

Uma das empresas atuantes no setor é a Interbrás, que há 35 anos oferece a diversos mercados – inclusive o médico-hospitalar – agilidade, economia e segurança nos processos aduaneiros, conforme garante o diretor-proprietário, Antonio Carlos Costa Ferreira. “A importação de produtos e equipamentos médicos tem diversas peculiaridades. São muitos procedimentos administrativos próprios relativos a cada produto, todos muito bem controlados pela Anvisa. Entre eles estão a conservação em embalagem climatizada, se for o caso, o prazo de validade, o tipo de embalagem e os cuidados atípicos de cada um”, explica.

Para Ferreira, o conhecimento que um despachante aduaneiro tem sobre o produto importado certamente vai reverter em agilidade nos procedimentos do cliente. “Além disso, este profissional verifica possíveis isenções e imunidades tributárias federais e estaduais, evitando pagamentos desnecessários e contribuindo para a saúde financeira da organização”, complementa.

Em sua opinião, ao buscar uma empresa para realização de trâmites aduaneiros, é preciso levar em conta a expertise profissional. “Temos uma equipe com experiência de 43 anos na prestação de serviços voltado ao comércio exterior brasileiro. Possuímos uma biblioteca especializada com a legislação completa sobre o setor, desde o Decreto-Lei nº 37/66, que regulamentou a atividade”, ressalta.

Ferreira salienta que a Interbrás proporciona aos clientes total clareza na execução dos processos, com qualidade, transparência e confiança. “Procuramos entender a real necessidade de cada um e gerar os melhores resultados, focando nosso trabalho na agilidade dos procedimentos, com os devidos respaldos técnicos e legais necessários.”

Sobre a mais importante conquista da marca, o diretor-proprietário revela que é a confiança dos clientes. “Isso nos dá a liberdade de sugerir a melhor logística, o melhor regime e a melhor orientação”, destaca.

Um diferencial importante da empresa é a importância dada à preservação e ao cuidado com o meio ambiente. “Desenvolvemos pequenas ações internas para contribuir com a causa ambiental, como o incentivo à participação em campanhas de doação e reciclagem de materiais. A partir do momento em que adotamos essa postura sustentável, passamos a utilizar os recursos de forma mais racional. Qualquer atitude, por menor que seja, contribui para diminuir os impactos na natureza”, finaliza.

 

 

 

www.interbras.srv.br l (11) 2942-9852

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