Percepções psicológicas no pós-parto é tema de treinamento no Banco de Leite Humano

508
Equipe do Banco de Leite participa de treinamento com os psicólogos Luciane Alves e Edson de Jesus com foco nas mães

A equipe do Banco de Leite Humano de Jundiaí (SP) participou do treinamento “Percepções Psicológicas no Puerpério: colocar-se no lugar do outro”. A atividade ocorreu no início deste mês e foi ministrada pelos psicólogos Luciane Rossi Alves e Edson Santos de Jesus. O objetivo foi trabalhar as percepções psicológicas das mulheres no pós-parto, com os profissionais do Banco de Leite, ajudando-os a lidar e sensibilizá-los com os aspectos psicológicos e emocionais das puérperas, neste momento tão delicado e importante.

De acordo com Marcela Bionti, nutricionista responsável pelo Banco de Leite, a necessidade do treinamento surgiu a partir da experiência diária, com a percepção de que muitas mulheres que procuram a instituição vivenciam dificuldades que vão além da amamentação. “Percebemos que havia uma dificuldade em aceitar um papel novo, o de ser mãe, no qual há um bebê que depende 24 horas da mulher”, diz ela. “O treinamento nos ensinou a ir além de auxiliar no manejo, no posicionamento da boquinha do bebê, na massagem ou na ordenha, agora temos um pouco mais de conhecimento para direcioná-las e ajuda-las a lidar melhor com toda a situação, tomando posse da maternidade e resolvendo alguns conflitos internos”, resume Marcela.

A ação faz parte do Plano Anual de Treinamentos do Hospital Universitário (HU), desenvolvido pelo departamento de T&D (Treinamento e Desenvolvimento). O aperfeiçoamento dos profissionais é um processo contínuo, por isso, para o próximo ano já estão programadas várias atividades similares.

Deixe seu comentário