Polimialgia reumática atinge pessoas acima de 50 anos

379

 

A polimialgia reumática é um tipo de reumatismo que afeta pessoas acima de 50 anos. Mas o que são os reumatismos? São um grupo de doenças com mais de 100 tipos diferentes, com características bastante diversas, podendo afetar vários componentes do tecido musculoesquelético como tendões, articulações, fáscias, cartilagens, ossos e alguns reumatismos que podem comprometer órgãos como pulmões, coração, rins, pele, olhos e cérebro.

A polimialgia reumática, por sua vez, é uma doença inflamatória, de causa desconhecida, mas parece haver interferência de fatores ambientais e genéticos. É mais frequente em mulheres do que em homens e sua incidência apesar de ser maior no norte europeu afeta pessoas de todo mundo. As manifestações mais características são a dor e a rigidez matinal (dificuldade de se movimentar pela manhã) nas regiões dos ombros e quadris.

Os sintomas se desenvolvem geralmente em 30 dias. A dor pode também envolver outros locais como pescoço, braços, costas e coxas. Associada à dor aparece uma fraqueza muscular que pode dificultar os movimentos. Por vezes, as articulações também podem ser afetadas tornando-se inchadas e dolorosas. Outros sintomas podem estar presentes como febre, astenia, inapetência, perda de peso e depressão.

O diagnóstico é feito através dos sintomas clínicos já que não existem exames de laboratório específicos para essa doença. O exame que se mostra alterado indica uma inflamação, porém não é específico, pois também pode estar alterado em outras doenças.

Uma situação importante é quando outra doença vem associada à polimialgia reumática. É a artrite temporal que compromete os vasos sanguíneos que irrigam órgãos da cabeça. Na vigência de dor de cabeça, dor na mandíbula e alterações de visão, o médico deve ser imediatamente comunicado, pois pode levar a cegueira.

Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento, porém ele é prolongado e existem casos em que a medicação deve ser mantida durante anos.

 

Pedro Weingrill é médico reumatologista, integrante do corpo clínico do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC)

Deixe seu comentário