Prêmio Ricardo Boechat de combate ao câncer une talentos premiados de Ruy Ohtake e Ricardo Boechat

Nesta sexta-feira (26), em cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo, será instituída oficialmente a criação do Prêmio Ricardo Boechat, que consagra a todos que lutam no combate ao câncer no país. O prêmio é dividido nas categorias comunicação, médico, instituição de saúde e gestor e foi criado pela Sociedade Brasileira de Cancerologia sob comando de Ricardo Antunes, seu presidente.

Em um inusitado e feliz encontro, o prêmio traz a marca do conceituado jornalista Boechat, premiado dezenas de vezes por seu impecável trabalho, e a genialidade de Ruy Ohtake, renomado arquiteto e designer brasileiro, com mais de 300 obras pelo país e pelo mundo, que fará o desenho do troféu.

O arquiteto disse que ficou lisonjeado de participar de um projeto tão nobre, onde está doando seu trabalho para uma justa homenagem a Boechat e às pessoas que estão lutando para diminuir os números alarmantes do câncer no país.

Ohtake acredita na comunhão de esforços para resolver esse grave problema de saúde pública, que é o câncer no país.

Formatação de um projeto

O arquiteto pretende levar uma primeira apresentação de sua obra, que terá a marca de Ricardo Boechat e sua assinatura, no evento na Assembleia Legislativa.

Aos 80 anos, trabalhando as 9h às 21h, Ohtake mantém sua rotina, pensando em um esboço do prêmio, que possa traduzir pela arte a intenção do projeto. Ele confia muito na intuição, onde se inicia o processo criativo. “Minha intuição criativa é muito forte e aprendi a respeitá-la muito. Fui adquirindo essa prática com o tempo e ela me ajuda em minhas criações. Ela vem à mente. Não tem hora certa. A intuição aparece de repente e é imprevisível”, explica.

Ouvinte de Boechat

“Sou um antigo ouvinte e admirador do trabalho desse competente jornalista. Ele era interessante até quando gargalhava no quadro com o José Simão, na rádio Band News. Ou mesmo quando fazia críticas duras e destemidas a políticos e governo. Acho que o Ricardo Boechat falava por todos nós, brasileiros. Era a nossa voz”, destaca o arquiteto.

Ruy Ohtake quer traduzir nesse desenho do prêmio toda essa energia e senso de justiça do jornalista e trazer um trabalho impecável. ”Estou fazendo esse esforço. Ele merece essa homenagem”.

Já o presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Ricardo Antunes, explica que o prêmio criado pela entidade pretende perpetuar a memória do jornalista e homenageá-lo a cada edição, lembrando que Boechat foi um importante defensor da causa do câncer no país.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.